Home > Guia de Ruas > Praça do Lido >


Praça do Lido, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Praça do Lido fica localizada entre as Avenidas Atlântica e 
Nossa Senhora de Copacabana e as Ruas Belfort Roxo e Ronald de Carvalho.

Tuite para os seus seguidores: Na Praça do Lido acontece a Feirarte de artesanato, reciclagem e arte

Salve no foursquare
 

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.965654, -43.1759690)

 

 

CEP da Praça do Lido, Copacabana, Rio de Janeiro:

 Confira a lista completa dos CEP de Copacabana clicando aqui

#Hashtag:

  • #pracadolido
  • #lido

Praça do Lido, Copacabana

 

Feiras na Praça do Lido

 

Veja a lista completa das feiras em Copacabana clicando aqui 

Restaurantes na Praça do Lido

O ponto alto da praça do Lido talvez tenha sido nos anos 1930 1940 na época do Balneário Lido. Ainda hoje temos alguns bares e restaurantes na região do entorno da praça onde destacamos:

E ainda o Flor Lido - Rua Ronald de Carvalho, 91 - telefone 25414548 e o Amira 2007 Pizzaria, no mesmo endereço e com o telefone 35941494. 

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui 

Estação de Embarque para o Cristo Redentor na Praça do Lido

A partir de dezembro de 2013 passa a existir uma estação de vans saindo e voltando da Praça do Lido, em Copacabana, e o Santuário do Cristo Redentor. O ponto conta com cerca de 15 vans e tem capacidade de transportar até 400 turistas por hora. A passagem incluindo a entrada no monumento custa em torno de R$50 

A Lista e Reserva dos Hotéis na região da Praça do Lido

Aqui estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Praça do Lido! Reserve seu hotel em Copacabana pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Praça do Lido em Copacabana



A Praça do Lido fica localizada entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana e as Ruas Belfort Roxo e Ronald de Carvalho.


Seu nome oficial é Praça Bernadelli.

Henrique Bernadelli, pintor, nasceu em Valparaíso no Chile  (1857-1936).

Foi renomado pintor, premiado na Europa e no Brasil.

Sua pintura tem características da escola italiana, pois morou e estudou em Roma por muitos anos.

Junto com seu irmão Rodolfo Bernadelli, escultor, tinha um belíssimo palacete no início do século na Avenida Atlântica, esquina com a Rua Belfort Roxo, no local onde é a praça em sua homenagem. 

Ali existe um busto em bronze de Henrique e Rodolfo Bernardelli sobre um mesmo pedestal retangular revestido em granito de autoria de Hildegardo Leão Veloso. 

Anteriormente denominada Praça Vinte e Seis de Janeiro.

Na administração do prefeito Carlos Sampaio, foi construído o balneário-restaurante Lido, por ocasião das festas do Centenário da Independência, tendo ainda um posto de pronto-socorro, jardim e um rinque de patinação. Lido é uma homenagem à uma praia italiana, em Veneza.

Em 1928, o prefeito Prado Júnior, construiu no lugar do restaurante Lido  um pavilhão normando, que durante muitos anos foi ponto elegante da cidade, onde era possível jantar e dançar ao som da orquestra Colman.

lido-em-1930.jpg

"Quero registrar que conforme mencionado, em 1928 foi construído o Restaurante LIDO, que permaneceu até 1960, quando foi derrubado para dar lugar à Escola Roma, que por sinal, não ocupou a área do restaurante, mas foram também postos a baixo os lindos jardins com 2 lagos e fontes luminosas e caramanchões onde as crianças brincavam. Realmente o maestro Colman dirigia a orquestra diariamente, havendo uma pista de dança. Mais do que isso, havia bailes de carnaval famosos, infantil e adulto nos 3 dias. Pessoas importantes da música também lá tocaram, como Vadico e Ari Barroso dava suas canjas.

O Restaurante, nas décadas de 30, 40 e 50 era ponto de encontro de familias tradicionais, tendo mesmo sido visitado pelo herdeiro ao trono da Inglaterra. Era comum nos fins de semana o pessoal fazer o "footing" em torno do restaurante e mesmo parar e sentar no quadrílátero de cimento de frente para a praia, com mesas e barracas, onde se apreciava o movimento. O que estranho é que não haja um registro tão marcante de um tempo em que o LIDO foi talvez o foco mais importante de turismo de Copacabana.

Tudo que acabo de dizer, faz parte do meu passado, visto que meu avô, Frederico Burlamaqui foi o concessionário por todo o tempo em que o LIDO existiu e foi quem deu nome ao restaurante, que acabou ficando a praça conhecida por este nome, e mesmo aquela região do Posto 2 era e é ainda conhecida como LIDO.

Dou fé ao que acabo de escrever e espero poder vir a ter ocasião de apreciar fotos que relembram aquela praça com o restaurante, o que não vi até hoje registrado em albuns de fotos, embora tenha pesquisado bastante.

Agradeço a oportunidade de fazer esta referência, que julgo importante para a "Memória de Copacabana das décadas de 30 a 50.

Atenciosamente,

Basilio Schaefer"

Na praça do Lido fica a Escola Municipal Roma, uma das duas escolas municipais de Copacabana que oferecem aos alunos uma vista privilegiada da Avenida Atlântica.

Depoimentos

"Freqüentei a Escola Municipal Christiano Hamann, onde fiz o meu Jardim de Infância, no ano de 1961, quando tinha 6 (seis) anos de idade. A escola ficava na Praça Bernadelli (Lido), onde, acredito, tenha sido o tal Restaurante Lido. Era uma construção de uma só pavimento com varandas no seu entorno. Portanto, somente após o ano de 1961 este prédio foi derrubado para dar lugar à atual Escola Municipal Roma, com dois pavimentos. Não tenho fotos do prédio do Jardim de Infância: apenas uma foto daquelas que a gente tirava no fim do ano, com o mapa do Brasil ao fundo e avental bordado com o nome... Ótimas lembranças." Rodrigues de Sá

"Estudei junto com o comentarista acima na mesma época, pegava o bonde para o posto 6 no lado oposto da praça e este voltava na contramão da avenida Copacabana, existia outra linha no sentido do transito. Tinha muito percevejo nos bancos dos bondes que mordiam as pernas da garotada com calças curtas. Me lembro de um garoto caindo dentro do lago na praça antes da aula. No antigo posto de saúde, de um lado tinha uma pequena biblioteca pública."André Costa

Na Praça do Lido acontece a feirinha de artes e artesanato!

Pesquise e descubra mais!

comments powered by Disqus
Siga o UMRIO.NET no Google+
Copacabana.COM no Google+



Contato

Anunciar no UMRIO.NET: clique e anuncie! ou envie Email: suporte
Encontre o UMRIO.NET no Google+ | |
Endereço para Correspondência:
UMRIO.NET
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 540a/CP 11794 - Copacabana
Rio de Janeiro, RJ, 22022-970 Brasil

Nota: UMRIO.NET, seus controladores, funcionários, provedores e fornecedores diretos ou indiretos NÃO são responsáveis pelas notas, informações contidas nas páginas ou serviços prestados por terceiros. UMRIO.NET, seus fornecedores, parceiros ou anunciantes podem estar usando cookies ou web beacons para coletar dados anônimos quando são exibidos os anúncios no site. Todos os dados são de propriedade dos seus respectivos proprietários legais e sempre, que possível, estão identificados. Caso você tenha direitos sobre conteúdo incluído no site que esteja, eventualmente, não creditado e se identificar-se todos os seus créditos serão incluídos nas respectivas páginas. Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios durante a sua visita ao nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui. UMRIO.NET cede seu espaço a diversos provedores de serviços e não é responsavel pelos serviços prestados por terceiros inclusive, mas não limitado, dos anunciantes expostos no site. Fontes: Diversas.


© 1996 / 2014 UMRIO.NET