Reunião de cúpula do BRICS em 2025
O Rio de Janeiro recebeu os chefes de Estado dos 20 países que integram o BRICS
Ponto facultativo 4 de julho, sexta, instituído por meio do Decreto Rio nº 56.278 e Feriado, 7 de julho, segunda na Cidade do Rio de Janeiro
A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou a proposta da Prefeitura do Rio de Janeiro que declara o dia 7 de julho, segunda-feira, feriado municipal e foi instituído por meio do Decreto Rio nº 56.278, ponto facultativo em 4 de julho.
As medidas tem objetivo de reduzir a circulação de veículos e pessoas na cidade, durante o evento.
Interditadas as Rua Francisco Otaviano e Rua Raul Pompeia.
A Avenida Atlântica foi fechada desde as 22h de sexta, 4 de julho até o encerramento do evento .
Estacionamento e carga e descarga foram proibido desde sexta, 4 de julho, 22h até as 22h de segunda-feira, 7 de julho na Avenida Atlântica.
A Feira Noturna na Avenida Atlântica, a Feirarte Lido, na Praça do Lido; e a Feira Móvel da Praça Cardeal Arcoverde ficaram suspensas no sábado 05 de julho.
As linhas de ônibus foram desviadas da Avenida Atlântica para a Rua Barata Ribeiro e para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
BRICS
O BRICS é um grupo formado, atualmente, por onze países considerados grandes mercados emergentes, África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia
Formado, em 2006, inicialmente por Brasil, Rússia, Índia e China, o BRIC se tornou BRICS, com a admissão da África do Sul em 2011.
Em 2024, o grupo foi expandido com a entrada dos países: Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia, e Irã.
2025
Em 2025, o Brasil assume a presidência e recebe a Cúpula do grupo. Além dos países membros, mais 35 delegações participarão do evento.
O local anunciado para abrigar as reuniões é o Museu de Arte Moderna (MAM) localizado no Aterro do Flamengo.
O melhor lugar para ficar hospedado aqui no Rio de Janeiro é Copacabana, reserve o hotel: