Praça Cardeal Arcoverde, Copacabana, Rio de Janeiro
A Praça Cardeal Arcoverde fila situada entre as ruas Barata Ribeiro e Tonelero e descida da Ladeira do Leme, onde está localizada a primeira estação do Metrô de Copacabana.
Ao que consta, é a praça mais antiga do bairro. O terreno teria sido doado à Municipalidade por Alexandre Wagner, em 1874, recebendo o nome de Praça Martim Afonso - em homenagem ao comandante da expedição de reconhecimento da costa do Brasil, Martim Afonso de Sousa - e Sacopenapã - primitivo nome indígena do bairro de Copacabana.
Passou a ter o nome atual a partir de 1917, em homenagem a Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, primeiro Arcebispo do Rio de Janeiro, e depois, o primeiro Cardeal sul-americano.
O recenseamento de 1920 revela que havia apenas 5 predios ao redor da praça que, por algum tempo se limitava a uma área cheia de capim onde pastavam os burricos da região.
Em 1935, foi urbanizada pelo Prefeito Pedro Ernesto, que nela instalou uma Escola.
Em 1942, nela foi instalado o Museu da Cidade, já que o prédio do museu, na Gávea, havia sido requisitado para alojar a Prefeitura, desalojada do centro da cidade por ocupar espaço destinado à abertura da Avenida Presidente Vargas.
Alguns anos mais tarde, o museu foi removido, mas permaneceu no prédio um teatro de amadores, onde hoje funciona o Teatro Gláucio Gil. Nos anos 1940, com a urbanização projetada pelo arquiteto Azevedo Filho.
Em 1998, foi reurbanizada, e perdeu mais uma fatia, desta vez para a instalação da Estação Arcoverde do Metrô.
Parece curioso que na praça, com o nome de um alto dignatário da Igreja Católica, exista um Chanukiá, candelabro de 9 velas, tradicional símbolo do Judaismo. A seu pé há uma placa que diz que o candelabro proclama a mensagem universal da liberdade de culto assim como a vitória da luz sobre a escuridão através de atos diários de bondade.
Este monumento ali está desde 12 de dezembro de 2004, por iniciativa da organização judaica Beit Lubavitch.
Latitude, Longitude : (-22.964798,-43.180452)
CEP do Praça Cardeal Arcoverde, Copacabana, Rio de Janeiro:
22040-030 Praca Cardeal Arcoverde
#Hashtag: #pracacardealarcoverde #cardealarcoverde #metroarcoverde
Estação de Metrô Cardeal Arcoverde
Existe uma estação metrô na Praça Cardeal Arcoverde (Metrô Cardeal Arcoverde).
Estação Bike Rio na Praça Cardeal Arcoverde
Existe uma estação Bike Rio na Praça Cardeal Arcoverde (Metrô Cardeal Arcoverde).
Para ver todas as estações do sistema de aluguel de bicicleta do Bike-Rio em Copacabana ou para localizar essa estação no mapa clique aqui!
Restaurantes na Região da Praça Cardeal Arcoverde
São muitas as opções de restaurantes na região da Praça Cardeal Arcoverde e destacamos o Bob's que fica na Rua Barata Ribeiro, 167 - telefone 25411180, com um cardápio de hamburgers clássicos com mais de 50 anos de Copacabana!
Se você tem um pouco mais de dinheiro e gosta de comida portuguesa a dica fica por conta do restaurante A Marisqueira na Rua Barata Ribeiro, 232 - telefone 25473920. Se você prefere peixes e frutos do mar vá ao O Peixe Vivo na Rua Tonelero, 76 - telefone 22559225.
E nossa indicação fica com o Azumi na Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 - telefone 25414294
A Lista e Reserva dos Hotéis na região da Praça Cardeal Arcoverde
Quem foi o Cardeal Arcoverde que deu nome a esta Praça em Copacabana?
Foi eleito bispo de Goiás, em 1890, renunciando, no dia seguinte ao de sua sagração, em Roma. Foi bispo coadjutor com direito à sucessão de São Paulo. Em 1894 foi nomeado arcebispo e transferido para o Rio de Janeiro, onde tornou-se cardeal em 1905. Publicou grande número de cartas pastorais, escreveu também "Síntese de filosofia".
Depoimentos
Fontes: Diversas. Carlos Henrique Brack em Rio Curioso (com permissão)