Home > Guia de Ruas > Rua Santa Clara >


Rua Santa Clara, Copacabana, Rio de Janeiro 


Clique e tuite para os seus amigos: A Rua Santa Clara é uma das ruas mais arborizadas de Copacabana

Salve no foursquare
 
Rua Santa Clara

Rua Santa Clara

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9684206, -43.18857590)

 

 

CEP da Rua Santa Clara, Copacabana, Rio de Janeiro:

  • 22041-010 Rua Santa Clara

Confira a lista completa dos CEP de Copacabana

clicando aqui

 

 

#Hashtag:

  • #ruasantaclara
  •  #santaclara

Rua Santa Clara, Copacabana

Restaurantes na Rua Santa Clara

 

A Rua Santa Clara fica numa região central onde existem muitas opções para comer (o link para a lista completa está em baixo), estamos destacando apenas o que estão na própria rua ou bem pertinho da Rua Santa Clara!

 

  • Rian Restaurantes - Rua Santa Clara, 8 - telefone 25475984
  • Restaurante La Maison - Av Atlântica, 2634 - telefone 25488291
  • Savana Churrascaria - Rua Santa Clara, 18 - telefone 2547-4074
  • Pizzería Fagulha - Rua Santa Clara, 18 - telefone 2549-3119
  • Cirandinha - Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 719 - telefone 25482135
  • The Bakers - Rua Santa Clara, 86 - telefone 32091212
  • Cafeína Copa II - Rua Barata Ribeiro, 507 - 25474390 

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui 

A Lista e Reserva dos Hotéis na região da Rua Santa Clara

Veja algumas de sugestões de hotéis na região do entorno da Rua Santa Clara, reserve seu hotel em Copacabana pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Na lista ao lado

  • Nome do Estabelecimento
  • Endereço
  • Preço Mínimo
  • Preço Máximo
  • Total de Vagas

Clique na foto para reservar 

Rua Santa Clara, 33 é um pólo de confecções em Copacabana

Rua Santa Clara, 33 é um pólo de confecções em Copacabana

Rua Santa Clara em Copacabana

 

Rua Santa Clara começa na Avenida Atlântica e termina na Rua Henrique Oswald.

 

Localizada bem no centro de Copacabana, esta é a rua mais longa do bairro perpendicular à orla. Bastante arborizada em toda sua extensão, a Rua Santa Clara tem trechos com com características distintas ao longo de sua extensão.

 

 

 

Comerciante português, o Comendador Felisberto Peixoto chegou ao Brasil em 1875 e em 1903 iniciou a compra dos terrenos que deram orígem à sua chácara, que contava com uma lagoa, um pantanal, árvores frutíferas e um bambuzal entre os morros de São João e dos Cabritos. Os terrenos ficavam entre as ruas Siqueira CamposTonelero e Santa Clara. Nessa área havia um brejo onde crescia um capinzal que servia de pasto para as vacas leiteiras do proprietário. Na esquina da Rua Tonelero, o Comendador vendia leite e capim para estábulo em Copacabana.

Por não ter descendentes diretos, o Comendador Peixoto doou, em 1938, todos os terrenos de sua chácara para cinco instituições de caridade. Neste local surgiu o Bairro Peixoto, que pelo seu traçado urbanístico, hoje é limitado acima pela Rua Henrique Oswald, à esquerda pelas Ruas Santa Clara e Lacerda Coutinho, à direita pela Ladeira dos Tabajaras e abaixo pela Rua Tonelero. 

O trecho próximo à Avenida Nossa Senhora de Copacabana  caracteriza-se por um grande fluxo de pessoas todos os dias, com um comércio intenso, voltado sobretudo para o público que está ali de passagem. Nesta esquina, na quadra entre a Rua Barata Ribeiro e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, se situa o setor mais valorizado de Copacabana, do ponto de vista do comércio de moda feminina.

Na quadra entre a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a Rua Domingos Ferreira já não há a presença de lojas como na outra quadra mas, para atender a um público da moda com preços mais acessíveis e populares, existe a famosa "Santa Clara 33", que é um prédio inteiro com lojas a preço de fábrica.

Neste trecho inicial da Rua Santa Clara, entre a praia de Copacabana e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, nota-se também a presença de bons restaurantes, assim como estabelecimentos voltados para o turista principalmente, como joalherias.

Nas proximidades da Rua Tonelero, principalmente na quadra entre ela e a Rua Barata Ribeiro, o comércio destina-se principalmente para atender os moradores locais. Serviços como cabeleireirospetshops, vendinhas,Tinturarias são um exemplo. A presença deste tipo de comércio é explicado pela ausência de tais serviços numa grande parte da rua. Por esse mesmo motivo, na outra extremidade da Santa Clara, depois da esquina com a Rua Henrique Oswald, há uma padaria/vendinha e uma locadora de vídeo que atende aos moradores mais distantes da Rua Tonelero.

Um outro trecho com características bem marcantes e distintas das anteriores é a maior quadra da Santa Clara, local pertencente ao Bairro Peixoto, entre as ruas Tonelero e Henrique Oswald

Este pedaço representa mais de 50% do comprimento da rua. A principal característica é a ausência quase total de comércio, sendo uma área predominantemente residencial. Prédios Modernos e arranha-céus contrastam com poucas casas, da primeira metade do século XX com influência arquitetônica do estilo neocolonial e normando, que resistiram ao tempo e à valorização imobiliária do local. 

A grande quantidade de árvores neste trecho faz com que se crie um ambiente residencial agradável, com sombras para os moradores que transitam, alem é claro de uma bela vista de cima da rua, formando um verdadeiro "tapete" verde.

Muitas pessoas acham que o Bairro Peixoto é só a área em volta da Praça Edmundo Bittencourt entre as ruas Figueiredo Magalhães e Santa Clara. Os principais fatores que fizeram da área em volta da praça um reduto bucólico, no meio da frenética Copacabana, está na inexistência de comércio e uma exigência feita, na década de 30, pelo comendador Felisberto Peixoto que impôs um limite de quatro pavimentos para a construção de edifícios, no local. Conservando o mesmo padrão arquitetônico, com a maioria dos prédios da década de 40, hoje o bairro é área de proteção ambiental e de preservação histórica e por isso a maior parte dos condomínios está isenta de IPTU. E isto se reflete também na Rua Santa Clara.

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no dia 16 de julho de 1194, filha de Faverone Offreducio Ortolanadi Fiumi, nobre italiano. Desde criança se destacou pela bondade e respeito pelos pobres e ao conhecer a pobreza de Francisco de Assis teve o impulso de segui-lo. Mesmo contra a vontade da família que pretendia vê-la casada num arranjo comercial vantajoso, após presenciar os sermões de Francisco de Assis na quaresma de 1212 ela entra para um convento beneditino tendo recebido seu hábito das mãos de Francisco em pessoa durante o domingo de Ramos na Porciúncula.

Inicialmente internou-se no mosteiro beneditino de Bastia para onde foi na companhia da sua irmã Agnes onde ficou até 1215.

Mudou-se para a Igreja de São Damiano, onde ficou por 40 anos, tornando-se superiora da comunidade. Junto com sua mãe, sua irmã Beatriz e membros da família Ubaldini de Florença fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana conhecida como Damas Pobres ou Clarissas ou Clarissas Pobres. 

Vários conventos foram abertos por toda a Itália. Gozando de grande prestígio Clara era visitada por membros do alto clero e oficiais seculares pela  sua sabedoria.

Antes da sua morte já haviam conventos da Ordem por toda a Itália, França e Alemanha.

Santa Clara realizou vários milagres em vida: salvou a cidade de Assis da invasão do exército do Imperador Frederico II (1220-1250),  quando ela defendeu seu convento dirigindo milhões de cigarras (insetos) contra os Sarracenos, outra vez uma das irmãs havia saído para esmolar para os pobres que iam ao mosteiro, sem conseguir quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar o embrulho que trouxera e não aguentou mais levantá-lo. Tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.

Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair de seu leito. Assim é aclamada como protetora da televisão. Ela morreu em 11 de agosto  de 1254 e foi canonizada dois anos mais tarde em 1255. Clara é padroeira da cidade de Assis, dos cegos, das lavadeiras e dos vidraceiros e pintores em vidros. Suas relíquias estão na Igreja de Santa Clara em Assis desde 1260. Na arte litúrgica católica ela é mostrada como uma Irmã Clarissa Pobre, as vezes carregando algumas cigarras.

 

Data de comemoração: 11 de Agosto

Oração à Santa Clara

Pela intercessão de Santa Clara, ó Senhor Todo Poderoso
me abençõe e proteja;
volte para mim os seus olhos misericordiosos,
dê-me a paz e a tranquilidade,
depois desta vida,
aceite-me no céu em companhia de Santa Clara
e de todo o santuário.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Rezar 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e fazer o Sinal da Cruz.

A Rua Santa Clara vai da praia de Copacabana até pertinho da praça do Bairro Peixoto!

Pesquise e descubra mais!

comments powered by Disqus
Siga o UMRIO.NET no Google+
Copacabana.COM no Google+



Contato

Anunciar no UMRIO.NET: clique e anuncie! ou envie Email: suporte
Encontre o UMRIO.NET no Google+ | |
Endereço para Correspondência:
UMRIO.NET
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 540a/CP 11794 - Copacabana
Rio de Janeiro, RJ, 22022-970 Brasil

Nota: UMRIO.NET, seus controladores, funcionários, provedores e fornecedores diretos ou indiretos NÃO são responsáveis pelas notas, informações contidas nas páginas ou serviços prestados por terceiros. UMRIO.NET, seus fornecedores, parceiros ou anunciantes podem estar usando cookies ou web beacons para coletar dados anônimos quando são exibidos os anúncios no site. Todos os dados são de propriedade dos seus respectivos proprietários legais e sempre, que possível, estão identificados. Caso você tenha direitos sobre conteúdo incluído no site que esteja, eventualmente, não creditado e se identificar-se todos os seus créditos serão incluídos nas respectivas páginas. Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios durante a sua visita ao nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui. UMRIO.NET cede seu espaço a diversos provedores de serviços e não é responsavel pelos serviços prestados por terceiros inclusive, mas não limitado, dos anunciantes expostos no site. Fontes: Diversas.


© 1996 / 2014 UMRIO.NET