Do Maracanã a Yokohama: os estádios que já receberam uma final do Mundial de Clubes

O início da temporada do futebol brasileiro mudou para a melhor. Antes, todas as atenções estavam voltadas para os campeonatos estaduais, no entanto, a criação da Supercopa do Brasil, onde o campeão brasileiro enfrente o vencedor da Copa do Brasil, e a mudança no calendário Mundial de Clubes vieram para colocar grandes títulos em disputa logo de cara.

Realizado no Marrocos, o Mundial de Clubes 2022 será decido no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, na capital Rabat, com capacidade para até 60 mil espectadores. Este será o oitavo campo diferente que receberá uma final do torneio desde que o evento passou a ser organizado pela Federação Internacional de Futebol, a Fifa, no começo dos anos 2000.

A lista inclui arenas de sete cidades espalhadas por cinco países de três continentes: Rio de Janeiro (Brasil); Yokohama (Japão); Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos); Doha e Al Rayyan (Qatar); e Marrakech e Rabat (Marrocos).

Maracanã

Uma das cidades mais turísticas do Brasil, com alguns dos cartões postais mais bonitos do mundo e considerada a capital do carnaval e do samba, o Rio de Janeiro foi a sede a decisão do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa, em 2000.

O local desse evento foi o Maracanã, o maior estádio do planeta até então.

Naquela ocasião, o Vasco (campeão da Libertadores de 1998) e o Corinthians (então campeão nacional) avançaram em primeiro lugar nos seus respectivos grupos e protagonizaram uma final 100% brasileira. Após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, o título foi decidido nos pênaltis e os paulistas se sagraram os primeiros campeões do mundo na Era Fifa, diante de 73 mil torcedores.

Yokohama Stadium

Depois de um hiato de cinco anos, a competição se firmou de vez no calendário a partir de 2005, desta vez disputada no Japão. Palco do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 2002 e de outras conquistas do futebol brasileiro nos anos posteriores, o Estádio Internacional de Yokohama (cuja capacidade é de 72.370 pessoas) recebeu a final do Mundial de Clubes em oito oportunidades: de 2005 a 2008, em 2011, 2012, 2015 e 2016.

Foi lá que o São Paulo (2005), o Internacional (2006) e o Corinthians (2012) levantaram os únicos troféus do país no torneio. O Santos bateu na trave em 2012, ficando com o vice-campeonato após uma derrota por 4 a 0 para o Barcelona que tinha a direção de Pep Guardiola e o protagonismo de Lionel Messi.

Sheikh Zayed Stadium

Uma das principais arenas multiuso dos Emirados Árabes Unidos, com 49.500 lugares, o maior estádio de Abu Dhabi recebeu quatro vezes a decisão do evento. O único brasileiro a disputar o título mundial por lá foi o Grêmio, vice em 2017 para o Real Madrid (ESP), que também foi campeão em 2018 ao golear o Al Ain (EAU).

Em 2009, o Barcelona (ESP) superou o Estudiantes (ARG), enquanto em 2010 a Internazionale (ITA) bateu o Mazembe (CON), que havia surpreendido o Internacional nas semifinais.

Estádio de Marrakech

Apesar de essa ser a terceira vez que o Mundial de Clubes é disputado no Marrocos, será a primeira delas fora de Marrakech. Importante centro econômico marroquino, a cidade recebeu as finais de 2013 e 2014 no estádio que suporta até 45.240 torcedores. Os alemães do Bayern de Munique e os espanhóis do Real Madrid foram os vencedores daquelas edições.

Estádio Internacional Khalifa

Remodelado para a disputa da Copa do Mundo de seleções em 2022, o estádio localizado em Doha, capital do Qatar, tem hoje capacidade para 45.416 pessoas. Em 2019, ele também foi sede do Mundial de Clubes, com as disputas das duas semifinais, do terceiro lugar e a decisão entre Liverpool (ING) e Flamengo. Melhor para os ingleses, que venceram por 1 a 0.

Estádio Cidade da Educação

Um ano depois, outro estádio envolvido na Copa de 2022 foi escolhido para sediar o Mundial de Clubes. Palco da inesperada e dolorida eliminação do Brasil para a Croácia nos pênaltis, o Estádio Cidade da Educação (45.350 lugares) também viu o Palmeiras cair precocemente para o Tigres (MEX), na semifinal de 2020. O time mexicano voltou a jogar lá na decisão e perdeu para o Bayern de Munique (ALE).

Estádio Mohammed Bin Zayed

O último estádio da lista, localizado em Abu Dhabi, viu também uma nova derrota brasileira na decisão de um título mundial. Em 2021, o Palmeiras novamente disputou a competição e encarou o Chelsea (ING) na final. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o alviverde paulista acabou sofrendo outro gol na prorrogação e ficou com o vice diante de 32.871 torcedores.

Futebol vs futebol americano: Qual é a diferença?

Ainda que você não conheça o futebol americano, nunca nem tenha assistido um filme que mostre a modalidade, você certamente já ouviu falar dele. Talvez você tenha ouvido que ele se parece mais com o rugby do que com o “nosso” futebol, e que é um jogo violento. Será?

Hoje vamos descobrir um pouco mais sobre o futebol americano, e quais as diferenças entre ele e o futebol “tradicional”.

Origens do futebol americano

O futebol americano é justamente uma mistura entre o futebol tradicional e o rugby. Foi jogado pela primeira vez em 1869, embora as regras já sejam bem diferentes hoje em dia.

Durante o século passado, o jogo foi ganhando popularidade até se tornar o esporte mais assistido e acompanhado dos EUA. Hoje em dia, mais de um milhão de atletas jogam o jogo anualmente, e o Super Bowl — a liga esportiva mais popular do esporte americano — domina um mercado gigante de mais de 15 bilhões de dólares.

E as origens do futebol tradicional?

O futebol clássico, também chamado de futebol associado, também surgiu na segunda metade do século 19, sendo que as regras originais do jogo surgiram em 1863. Mas, contrariamente ao futebol americano, o futebol clássico se tornou mais popular na Inglaterra.

Foi de lá que trouxeram o jogo para o Brasil, no final do século 19, onde ele rapidamente se alastrou e tornou-se o esporte querido que conhecemos hoje em dia.

Quais são as regras do futebol americano?

Como no nosso futebol, o objetivo é marcar o máximo de pontos. Também como no futebol clássico, o jogo é disputado entre duas equipes compostas de 11 jogadores.

Marcação

Mas já a forma como a marcação ocorre é onde o jogo se diferencia do futebol clássico. No futebol americano, o objetivo é entrar na área final (a endzone) do oponente com a bola, o que permite um touchdown (equivalente a 6 pontos), a principal jogada de pontuação no jogo.

Jogadas

O futebol americano também tem jogadas bem diferentes. O quarterback pode correr segurando a bola, coisa que no futebol clássico, é claro, não se permite. Além disso, o contato físico é muito maior do que no futebol tradicional — os jogadores se derrubam com jogadas como o tackle, onde um jogador se atira no outro com o intuito de derrubá-lo e tirar a posse de bola.

Duração do jogo

Em relação à duração do jogo, o futebol americano também se diferencia do futebol clássico.

No futebol clássico, o jogo tem dois tempos de 45 minutos (mais alguns minutos de acréscimo), totalizando aproximadamente uma hora e meia de jogo, sem contar o intervalo. Já no futebol americano, o jogo dura 60 minutos e é dividido em duas metades. Cada uma dessas metades, por sua vez, é dividida em dois tempos de 15 minutos, com um breve intervalo entre cada.

Ou seja, o futebol tradicional dura uma hora e meia, enquanto que o americano dura apenas uma hora.

A bola

Finalmente, vale notar um ponto importante: a bola. Enquanto que no futebol associado a bola é perfeitamente redonda, a bola do futebol americano tem um formato mais ovalado, o que facilita o movimento de agarrar e alguns dos lances típicos do jogo.

Também diferente do nosso futebol, a bola do futebol americano é geralmente feita de couro, e é extremamente resistente.

O futebol americano é violento?

Por conta desse contato físico mais intenso, incluindo o tackle, o futebol americano é considerado um dos esportes mais violentos que existem. É por isso mesmo que os jogadores precisam usar uma proteção especial para jogar, que inclui capacetes e proteções pesadas.

Assim mesmo, são muito comuns as lesões em campo. De acordo com estatísticas, todo ano morrem aproximadamente oito jogadores por consequências de lesões recebidas anteriormente no esporte.

Diferenças entre o futebol e o futebol americano

Vamos recapitular qual é a diferença entre o futebol americano e o futebol clássico.

Futebol americano

  • equipes compostas de 11 jogadores

  • permite segurar a bola com as mãos (o quarterback)

  • permite contato físico (tackle)

  • exige proteção especial para jogar (incluindo capacetes)

  • o ponto é marcado ao chutar a bola para a zona final (touchdown)

  • o jogo dura 60 minutos e é jogado em dois tempos divididos em dois períodos cada (quarters)

  • a bola tem formato ovalado

Futebol tradicional

  • equipes de 11 jogadores

  • a bola só pode ser chutada ou golpeada com a cabeça

  • não permite contato físico direto

  • não exige proteção especial

  • o ponto é marcado com um gol, quando a bola é chutada na rede

  • os jogos duram 90 minutos, sendo jogados em dois tempos de 45 minutos com um meio-tempo de 15.

  • a bola é redonda

Principais eventos

No futebol americano, o principal evento é o Super Bowl, que é jogado uma vez por ano. Já no futebol clássico, a Copa Mundial é o evento mais assistido. Leia mais sobre a Copa Mundial no site da Parimatch: https://br.parimatch.com/pt/football-copa-do-brasil

Agora que chegamos ao final, vamos resolver uma questão que nos persegue.

Qual deles é o verdadeiro football?

A palavra “futebol”, como você provavelmente sabe, vem do inglês: football, um termo que surgiu das palavras foot (pé) e ball (bola). Mas aqui encontramos uma peculiaridade: no inglês americano, chamam ao futebol “clássico” de soccer. E reservam a palavra football para o futebol americano.

Faz sentido isso?

Depende de onde você mora. Mas cabe notar que embora nos EUA a palavra seja muito difundida, o fato é que o futebol americano também permite o uso das mãos. Então não é apenas “foot”.

Já o futebol tradicional só permite o uso dos pés (e da cabeça), o que o torna bem mais um jogo de “pé” do que o americano.

Sendo assim, a nossa conclusão é que o futebol tradicional tem mais direito de ser chamado de football, como é feito no Reino Unido.

Coisas para fazer no Rio de Janeiro

Alguns dos pontos turísticos mais visitados nas Américas estão localizados no Brasil. Isto se deve, entre outras coisas, aos lugares paradisíacos que ali podem ser encontrados, com praias, selvas e outros cenários que fizeram parte de filmes, novelas e inspiraram histórias e poemas. Um desses lugares que atrai pela beleza de suas terras é o Rio de Janeiro.

Os cariocas são um povo animado, com uma cultura rica, uma grande variedade de músicas, e tudo isso em quilômetros de belas praias de águas cristalinas. As pessoas que vivem lá quase as consideram como um quintal para suas casas, e não é raro encontrá-las socializando, comendo, relaxando, bebendo, dançando ou jogando futebol ou outros esportes. Neste artigo, mencionaremos algumas das razões pelas quais a procura de hotéis no Rio de Janeiro é sempre uma alternativa a considerar se você quiser passar alguns dias de relax e felicidade.

As pessoas que mais visitam o Rio?

Se você planeja alugar hotéis no Rio de Janeiro, você deve considerar procurar com vários meses de antecedência, pois é uma das cidades mais visitadas por turistas de todo o mundo, juntamente com São Paulo e Porto Alegre. Entretanto, como em qualquer outra região brasileira, o turismo doméstico é a principal fonte de renda para a indústria de viagens de lazer.

Há muitos lugares dedicados quase especificamente ao setor de emprego e muito pouco ao lazer. Mas se você perguntar a alguém de outro país, o que ele lhe dirá que imagina sobre o Brasil é mais ou menos a atmosfera que você pode realmente encontrar em lugares como o Sudeste, por exemplo, o Rio de Janeiro, com seu carnaval, praias e vida noturna muito agitada. Portanto, não é raro que outros brasileiros sejam as mesmas pessoas que também buscam tal atmosfera para se divertir.

Cristo Redentor

Esta imagem imponente de Jesus é uma das mais altas do mundo e é considerada uma das 7 novas maravilhas do mundo moderno. Por esta razão, ano após ano recebe milhares de turistas de todo o mundo e de todas as religiões, atraídos por sua iconografia cristã, assim como por sua enormidade. Está localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Floresta da Tijuca. A estátua está de braços estendidos como dando as boas-vindas enquanto observa a cidade do Rio de Janeiro.

Há várias maneiras de chegar à estátua, a mais tradicional sendo de trem, que percorre a mata da Floresta e as passagens podem ser encontradas on-line. As vans também estão disponíveis para locação e há vários serviços, como o serviço Corcovado das Paineiras que passa pelo Largo do Machado, Copacabana e Estrada das Paineiras. Uma coisa a ter em mente é que, devido a sua altura e por estar no topo de um morro, em um dia nublado, é provável que a imagem seja ocultada por nuvens. Verifique as condições climáticas do dia antes de viajar.

Pão de Açúcar

O teleférico que foi instalado para ir para os diferentes pontos dos monólitos de granito foi o primeiro a ser instalado no país. Acima da Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar é uma das maiores atrações naturais que o Rio de Janeiro e o Brasil em geral têm a oferecer. Um dos passeios mais conhecidos é o que pode ser feito com o bondinho do Pão de Açúcar, que tem duas paradas em sua viagem por estas várias elevações com vista para o Oceano Atlântico: a primeira é no Morro da Urca, onde você pode fazer uma pausa em algumas de seus bares com conexão wifi e testemunhar o belo visual do ambiente. A chegada ao próprio Pão de Açúcar está na segunda parada, a cerca de 396 metros acima do nível do mar.

Carnaval do Rio

Não estamos falando aqui de um lugar em si, mas de um evento e de um contexto. O Carnaval do Rio de Janeiro é algo que todos que já o experimentaram dizem que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez em sua vida. A competição entre as várias escolas de samba torna a preparação cada vez mais perfeita, todos os grupos se preparam para desfilar e vencer, enquanto as ruas da cidade estão vestidas com as cores das várias escolas, os trajes extravagantes e os enormes carros alegóricos, enquanto a música invade as casas de todos os cariocas, que riscam os dias em seus calendários para chegar a essas datas. Nesta época do ano, todas as outras atividades parecem desacelerar, a cidade explode com turistas de todo o mundo e a alegria transborda em todos os lugares.

Praias

As praias do Rio são uma atração por si só. Há algumas que são mundialmente famosas, mas a verdade é que esta cidade do sudeste brasileiro tem mais de 50 praias em seu território. As praias mais populares são Copacabana, "la Princesinha do mar", que está localizada no bairro do mesmo nome e tem uma oferta constante de vendedores ambulantes, uma grande concentração de pessoas e shows ao ar livre. Ipanema, também no sul da cidade, é a outra grande praia, com areia clara e ondas para a prática de surf e outros esportes aquáticos. Leblon completa as praias da popular Zona Sul da cidade maravilhosa.

Escolhendo hotel ou apartamento?

A principal vantagem de se hospedar em um hotel é o fato de que você terá o maior número de opções de relax em mãos. Se você se hospedar em um local com serviço de quarto, você não precisará nem mesmo cuidar da limpeza. A principal vantagem de ficar em um apartamento é que os aluguéis são consideravelmente menos caros. Portanto, se você estiver procurando relax sem obrigações, é melhor escolher um hotel, mas se quiser ficar mais dias, procure uma hospedagem em apartamento, economizando o seu orçamento.


RIO Poker Clube. Descubra um ambiente recreativo perfeito para praticar poker e se divertir enquanto estiver em Copacabana no Rio de Janeiro.

RIO Poker Clube.

Descubra um ambiente recreativo perfeito para praticar poker e se divertir enquanto estiver em Copacabana no Rio de Janeiro.

Não é à toa que o Poker é o jogo de cartas mais popular do mundo, este jogo centenário foi introduzido ao mundo através dos tradicionais cassinos americanos que promoviam grandes e luxuosas festas, onde grandes personalidades frequentavam para ir até as mesas em que uma partida de poker já que formava, fazendo apostas que, muitas vezes, eram de quantias gigantescas.

A popularidade deste jogo aumentou ainda mais com os cassinos online, já que podemos encontrar uma série de versões e tipos do jogo clássico e, até mesmo jogar em uma transmissão ao vivo de alta qualidade com outros jogadores e ter uma experiência bem próxima do real com o cassino ao vivo, como o que o brazino777 oferece.

No Brasil, as coisas não são diferentes e o pôquer é um dos preferidos dos jogadores de cassino e até se tornou um esporte oficial. Copacabana foi o local que abrigou o maior e mais popular cassino brasileiro, que estava dentro do grande e notório hotel de mesmo nome e, agora também abriga um clube bem interessante, vamos entender melhor o que é este clube e o que oferece.

O que é o Rio Poker Clube?

Tendo em vista o grande reconhecimento mundial que o pôquer adquiriu em todo o mundo, com grandes campeonatos sendo organizados com prêmios milionários, além de uma série de eventos focados na influência deste novo esporte em diversos mercados que estão surgindo e ficando mais fortes, como o de cassinos online e até mesmo o de apostas esportivas.

Então, o Rio Poker Clube nasce como um local para que aqueles apaixonados pelo jogo de cartas mais popular do mundo possam confraternizar, se divertir e ainda poder treinar entre si. Desta forma, o esporte ganha mais força entre os brasileiros, atletas ganham um local em que podem falar sobre o que gostam e treinar suas estratégias, enquanto os entusiastas ganham um local para se divertir e jogar por entretenimento.

Além disso, o espaço ainda promove uma série de eventos que podem ser a dose certa para atrair mais pessoas para o universo do pôquer e mostrá-las todo o poder que este jogo de cartas possui, tanto para o entretenimento, quanto para a criação de estratégias que podem ser a dose certa de inteligência e criatividade em um jogo de estratégia.

O Rio Poker Clube ainda oferece diversos espaços interessantes, como um restaurante com um cardápio bem variado, um bar para a confraternização e com bartender pronto para fazer drinks variados. Em dias especiais, campeonatos entre os membros e inscritos são realizados, alguns destes campeonatos tem como objetivo apenas o entretenimento, porém outros apresentam prêmios reais.

Tanto o Texas Hold’em, quanto o Omaha tem um grande espaço dentro dos campeonatos organizados no clube, as regras dos campeonatos com prêmios são iguais às regras dos grandes campeonatos internacionais que encontramos atualmente.

O clube é uma ótima forma de tornar o esporte mais acessível para os brasileiros e despertar a paixão por este jogo de cartas tradicional que já mostrou ser muito mais do que apenas um jogo.


Lugares para visitar na noite de Copacabana

O bairro mais famoso do Rio de Janeiro não ganhou essa reputação ao redor do mundo só com as praias paradisíacas e com o ano novo. Copacabana também é um ótimo destino para se divertir à noite. Aqui, separamos os lugares que você não pode deixar de visitar quando o sol se põe.

Botequim Informal

Foto: DeBoa Brasília

Foto: DeBoa Brasília

O próprio nome do bar já se refere a um clima mais descontraído. O slogan “o prestígio do bar é medido pela qualidade do chope” é o cartão de entrada do Botequim Informal. O que não falta por lá é cerveja, e o lugar ideal para se divertir com os amigos sem precisar de roupas chiques ou etiqueta exagerada.

O bar fica na Rua Domingos Ferreira, 215, e geralmente abre durante os dias de semana a partir das 21h.

Belmonte

Foto: The Gannet

Foto: The Gannet

Um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Belmonte foi aberto em 1952 e desde então carrega consigo muita qualidade. A unidade em Copacabana é uma das diversas do Rio, e também uma das mais procuradas. Petiscos, cerveja e um cardápio cheio para os visitantes.

O Belmonte está localizado na mesma rua do Botequim Informal, na Rua Domingos Ferreira, 242, e geralmente não tem hora para fechar.

Fosfobox

Foto: Folha Zona Sul

Foto: Folha Zona Sul

Com uma pegada mais alternativa, o Fosfobox é uma das baladas que mais lotam em Copacabana. Vários gêneros musicais compõem o Fosfobox, que sempre realiza festas para todos os gostos. Com espaço grande para dançar e se divertir com os amigos, é um lugar ideal para virar a noite.

O Fosfobox fica localizado na Rua Siqueira Campos, 143.

Cave

Foto: YouTube

Foto: YouTube

Com ênfase na música eletrônica, a Cave, inaugurada em 2013, já recebeu vários DJs renomados que agitaram a noite de Copacabana. É outro lugar em que a noite é uma criança e não há hora para acabar.

A casa noturna fica localizada entre Copacabana e Ipanema, na Rua Francisco Otaviano, 20.

Calçada da Confeitaria Colombo

Foto: Apaixonados por Viagem

Foto: Apaixonados por Viagem

Para quem quer sair da agitação das baladas, as mesinhas na calçada da Confeitaria Colombo são ideias para começar a noite e ver o pôr-do-sol. O lugar é um tradicional ponto de encontro de Happy Hour entre os moradores de Copacabana, e recebe turistas do mundo inteiro. Pertinho da praia, tem uma vista sensacional.

A calçada está localizada na Praça Coronel Eugênio Franco, 1.

Outras opções por perto

Uma vantagem de Copacabana é que este nobre bairro da zona sul fica perto de outros centros de entretenimento do Rio de Janeiro, como a Cinelândia. Com cerca de apenas oito quilômetros de distância entre um bairro e a praça, a Cinelândia tem como ponto forte muitos bares, restaurantes e cinemas.

 Além disso, perto da praça há opções que não existem em Copacabana, como clube de poker. O Rio Poker Clube, localizado na Cinelândia, sedia torneios diários e cultiva a forte tradição desse esporte na capital carioca, que em 2016 contou com muitos cariocas em um torneio importante no Caribe. Para quem gosta de sair das baladas e dos bares, o clube também é um lugar de boa localização.

 Outro lugar perto de Copacabana que chama muita atenção dos turistas fica em Ipanema. Também conhecido pelos barzinhos, a noite por lá é muito movimentada. Destaque para o Lord Jim Pub, um tradicional pub com muitas opções de cerveja, drinks e ainda tem karaokê para aumentar a diversão.

Com um estilo totalmente diferente do Lord Jim Pub, o bar Vinícius é um marco de Ipanema. Lá, há muita Bossa Nova e MPB que invadem a madrugada e chamam a atenção do público em geral.

Em uma localização privilegiada no Rio de Janeiro, Copacabana e arredores é a região ideal para quem quer curtir a noite — independente do gosto ou idade.