Futebol vs futebol americano: Qual é a diferença?

Ainda que você não conheça o futebol americano, nunca nem tenha assistido um filme que mostre a modalidade, você certamente já ouviu falar dele. Talvez você tenha ouvido que ele se parece mais com o rugby do que com o “nosso” futebol, e que é um jogo violento. Será?

Hoje vamos descobrir um pouco mais sobre o futebol americano, e quais as diferenças entre ele e o futebol “tradicional”.

Origens do futebol americano

O futebol americano é justamente uma mistura entre o futebol tradicional e o rugby. Foi jogado pela primeira vez em 1869, embora as regras já sejam bem diferentes hoje em dia.

Durante o século passado, o jogo foi ganhando popularidade até se tornar o esporte mais assistido e acompanhado dos EUA. Hoje em dia, mais de um milhão de atletas jogam o jogo anualmente, e o Super Bowl — a liga esportiva mais popular do esporte americano — domina um mercado gigante de mais de 15 bilhões de dólares.

E as origens do futebol tradicional?

O futebol clássico, também chamado de futebol associado, também surgiu na segunda metade do século 19, sendo que as regras originais do jogo surgiram em 1863. Mas, contrariamente ao futebol americano, o futebol clássico se tornou mais popular na Inglaterra.

Foi de lá que trouxeram o jogo para o Brasil, no final do século 19, onde ele rapidamente se alastrou e tornou-se o esporte querido que conhecemos hoje em dia.

Quais são as regras do futebol americano?

Como no nosso futebol, o objetivo é marcar o máximo de pontos. Também como no futebol clássico, o jogo é disputado entre duas equipes compostas de 11 jogadores.

Marcação

Mas já a forma como a marcação ocorre é onde o jogo se diferencia do futebol clássico. No futebol americano, o objetivo é entrar na área final (a endzone) do oponente com a bola, o que permite um touchdown (equivalente a 6 pontos), a principal jogada de pontuação no jogo.

Jogadas

O futebol americano também tem jogadas bem diferentes. O quarterback pode correr segurando a bola, coisa que no futebol clássico, é claro, não se permite. Além disso, o contato físico é muito maior do que no futebol tradicional — os jogadores se derrubam com jogadas como o tackle, onde um jogador se atira no outro com o intuito de derrubá-lo e tirar a posse de bola.

Duração do jogo

Em relação à duração do jogo, o futebol americano também se diferencia do futebol clássico.

No futebol clássico, o jogo tem dois tempos de 45 minutos (mais alguns minutos de acréscimo), totalizando aproximadamente uma hora e meia de jogo, sem contar o intervalo. Já no futebol americano, o jogo dura 60 minutos e é dividido em duas metades. Cada uma dessas metades, por sua vez, é dividida em dois tempos de 15 minutos, com um breve intervalo entre cada.

Ou seja, o futebol tradicional dura uma hora e meia, enquanto que o americano dura apenas uma hora.

A bola

Finalmente, vale notar um ponto importante: a bola. Enquanto que no futebol associado a bola é perfeitamente redonda, a bola do futebol americano tem um formato mais ovalado, o que facilita o movimento de agarrar e alguns dos lances típicos do jogo.

Também diferente do nosso futebol, a bola do futebol americano é geralmente feita de couro, e é extremamente resistente.

O futebol americano é violento?

Por conta desse contato físico mais intenso, incluindo o tackle, o futebol americano é considerado um dos esportes mais violentos que existem. É por isso mesmo que os jogadores precisam usar uma proteção especial para jogar, que inclui capacetes e proteções pesadas.

Assim mesmo, são muito comuns as lesões em campo. De acordo com estatísticas, todo ano morrem aproximadamente oito jogadores por consequências de lesões recebidas anteriormente no esporte.

Diferenças entre o futebol e o futebol americano

Vamos recapitular qual é a diferença entre o futebol americano e o futebol clássico.

Futebol americano

  • equipes compostas de 11 jogadores

  • permite segurar a bola com as mãos (o quarterback)

  • permite contato físico (tackle)

  • exige proteção especial para jogar (incluindo capacetes)

  • o ponto é marcado ao chutar a bola para a zona final (touchdown)

  • o jogo dura 60 minutos e é jogado em dois tempos divididos em dois períodos cada (quarters)

  • a bola tem formato ovalado

Futebol tradicional

  • equipes de 11 jogadores

  • a bola só pode ser chutada ou golpeada com a cabeça

  • não permite contato físico direto

  • não exige proteção especial

  • o ponto é marcado com um gol, quando a bola é chutada na rede

  • os jogos duram 90 minutos, sendo jogados em dois tempos de 45 minutos com um meio-tempo de 15.

  • a bola é redonda

Principais eventos

No futebol americano, o principal evento é o Super Bowl, que é jogado uma vez por ano. Já no futebol clássico, a Copa Mundial é o evento mais assistido. Leia mais sobre a Copa Mundial no site da Parimatch: https://br.parimatch.com/pt/football-copa-do-brasil

Agora que chegamos ao final, vamos resolver uma questão que nos persegue.

Qual deles é o verdadeiro football?

A palavra “futebol”, como você provavelmente sabe, vem do inglês: football, um termo que surgiu das palavras foot (pé) e ball (bola). Mas aqui encontramos uma peculiaridade: no inglês americano, chamam ao futebol “clássico” de soccer. E reservam a palavra football para o futebol americano.

Faz sentido isso?

Depende de onde você mora. Mas cabe notar que embora nos EUA a palavra seja muito difundida, o fato é que o futebol americano também permite o uso das mãos. Então não é apenas “foot”.

Já o futebol tradicional só permite o uso dos pés (e da cabeça), o que o torna bem mais um jogo de “pé” do que o americano.

Sendo assim, a nossa conclusão é que o futebol tradicional tem mais direito de ser chamado de football, como é feito no Reino Unido.