O Que Torna Copacabana um dos Bairros Mais Icônicos do Mundo
/O litoral carioca tem quase 270 km de extensão. Porém, os milhões de turistas que visitam a Cidade Maravilhosa todos os anos fazem questão de visitar um ponto em específico: Copacabana. De fato, é impossível visitar o Rio e não se encantar com a Princesinha do Mar e visitar a cidade sem conhecer sua praia mais icônica é como não vir ao Rio. Entenda o que torna este bairro tão especial.
Um Bairro Como Nenhum Outro
Ao caminhar pelos 4 km da orla de Copacabana, é fácil esquecer que até o próprio calçadão é uma obra de arte. Assinado por Roberto Burle Marx, os padrões ondulados de pedra portuguesa preta e branca fazem parte da identidade visual do bairro, tanto quanto o próprio mar.
Sendo um dos principais pontos turísticos da cidade, a prefeitura assegura que todos os visitantes permanecerão conectados através da rede #OrlaRio#. No entanto, é preciso estar atento. Estudos apontam que ao entrar desprotegido em uma rede aberta, o usuário se expõem à dores de cabeça como roubo de dados. Por isso, segundo especialistas, é fundamental baixar o ExpressVPN para uso móvel e redes públicas.
Possivelmente, o que mais cativa os visitantes é a combinação de paisagens naturais e urbanas. Emoldurada pelo maciço do Pão de Açúcar e pelo Forte, o oceano se estende à frente, com os prédios atrás formando um anfiteatro para o mar. A poucos metros da areia, linhas de ônibus e metrô levam os visitantes para todos os cantos da cidade.
Símbolo Cultural
Copacabana não é só uma praia bonitinha (no meio de tantas outras). É um símbolo cultural, tanto para os cariocas, quanto para quem vem de fora. Em parte, isso se deve a Hollywood e aos diversos filmes rodados por aqui. Dentre eles, merecem destaque o filme Copacabana (1947) e Interlúdio, de ninguém menos que Alfred Hitchcock.
O bairro tem sempre alguma coisa interessante para se fazer, sendo um reduto famoso da boemia carioca. Para quem curte samba e choro, a Adega do Bip Bip é um lugar imperdível.
Já quem gosta de jazz, deve procurar a filial brasileira do Blue Note, que fica bem de frente para o mar. O Beco das Garrafas, considerado o berço da Bossa Nova, mantém sua atmosfera até hoje. Outros lugares imperdíveis, todos com mais de 50 anos de tradição:
● Adega Pérola
● Pavão Azul
● Cervantes
Além disso, aqui tem uma das festas de réveillon mais famosas do mundo, figurando junto com a Times Square em Nova York e a iluminação da Champs-Elysées em Paris. Acima de tudo, é também um espaço democrático onde gente de todas as tribos e todas as classes sociais se encontram.
Eterna Princesinha do Mar
A aura única de Copacabana é sustentada por seu legado histórico, conquistando espaço no imaginário popular. O bairro foi o epicentro da Bossa Nova entre as décadas de 1950 e 1960, tornando-se um símbolo de modernidade e atividade intelectual vibrante. Tamanha efervescência cultural cristalizou sua imagem em inúmeras canções, poemas e filmes.
Até hoje, sua simples menção evoca automaticamente um estilo de vida leve, descontraído e vibrante. Melhor ainda, os motivos que deram origem à fama seguem sendo preservados cuidadosamente. Muito mais do que uma praia bacana, Copacabana é um personagem permanente na cultura global.
