Em busca de sossego: 5 praias desertas do Brasil para fugir da multidão

Nada é tão revigorante do que umas férias na praia para fugir da rotina e esquecer todos os problemas. Tomar aquele banho de mar, relaxar sob o sol e aproveitar de longas caminhadas à beira-mar.

O Brasil oferece destinos de praia paradisíacos de todos os tipos: desde praias de areias brancas e finas e águas cristalinas até incríveis formações rochosas que beiram o oceano, ideais para os mais aventureiros. Não há escassez de praias no país, mas é bem difícil encontrar uma que não esteja lotada.

No entanto, existem locais magníficos, únicos e belos, que não são tão conhecidos no circuito de praia turístico convencional, convidando a experiências únicas e a sair dos estereótipos.

Confira abaixo 5 joias escondidas que oferecem um verdadeiro refúgio natural de areia e mar em território brasileiro.

1. Praia do Patacho, AL, Brasil

Alagoas é um dos segredos mais bem guardados do litoral brasileiro. O destino, acessível através de decolar voos, é ideal para aqueles que preferem praias sem multidões, porém paradisíacas. Seu litoral tropical, palmeiras, lagoas cristalinas e biodiversidade marinha são as estrelas do espetáculo.

Localizada em Porto de Pedras, na famosa Rota Ecológica de Alagoas, a Praia do Patacho é um verdadeiro paraíso de águas mornas e limpinhas, coqueirais e recifes de corais.

O destino é ideal para a prática de mergulho, permitindo a observação de peixes coloridos e outras espécies marinhas. A tranquilidade é garantida pela baixa densidade turística, tornando-se um refúgio perfeito para casais e famílias que buscam paz e sossego.

Quando a maré está baixa, Patacho oferece a possibilidade de caminhar longas distâncias, chegando a bancos de areia e piscinas naturais que parecem saídas de um cartão postal. O cenário é perfeito para fotos inesquecíveis para as redes sociais e momentos de pura contemplação.

2. Praia de Lopes Mendes, RJ

Localizada na Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, a Praia de Lopes Mendes costuma ser considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Apesar disso, seu acesso, relativamente difícil, a mantém como uma joia escondida. Para chegar na ilha, é preciso pegar uma embarcação do centro até a Vila do Abraão e, de lá, seguir por uma trilha de dificuldade intermédia por uns 3 km através da Mata Atlântica.

Esse esforço vale muito a pena, pois a recompensa é uma vista deslumbrante de uma praia praticamente deserta, onde a natureza ainda reina intocada.

A praia de Lopes Mendes é perfeita para surfe, devido às suas ondas constantes. Além do surfe, a praia é ideal para a prática de esportes aquáticos e para longas caminhadas.

3. Praia de Taipus de Fora, BA

A Praia de Taipus de Fora, na Bahia, é conhecida por suas piscinas naturais que são formadas quando a maré está baixa.

As águas do mar, mornas e transparentes, revelam uma grande diversidade de vida marinha, tornando o destino um dos melhores spots para snorkeling do Brasil, sem precisar de equipamentos muito sofisticados.

Durante a maré alta, as ondas da praia são perfeitas para a prática de esportes aquáticos, como o surfe.

A praia também oferece várias opções de bares e restaurantes à beira-mar, onde é possível saborear pratos típicos da culinária baiana olhando o pôr do sol – que é mágico.

4. Praia do Satu, BA

A Praia do Satu, localizada a poucos quilômetros de Caraíva, na Bahia, é um destino de beleza rústica, e de acesso complicado (tal vez por isso ela permaneça ainda praticamente intocada)

Com extensas faixas de areia branca, águas e lagoas com lindos tons de azul a Praia do Satu é um verdadeiro refúgio para quem busca fugir do turismo de massa e se conectar com a natureza em sua forma mais pura.

Os turistas podem chegar à praia a pé, partindo de Caraíva, em uma caminhada de aproximadamente uma hora, ou de barco, aproveitando o trajeto pelo rio Caraíva até o ponto de desembarque (com a maré muito cheia a jornada se torna mais difícil).

Essa relativa dificuldade de acesso ajuda a preservar a tranquilidade e a exclusividade do local, tornando-o um destino perfeito para aqueles que procuram um ambiente sereno e deserto para relaxar.

Durante a caminhada, de aproximadamente 5 km, é possível apreciar as paisagens desertas, e, com sorte, encontrar alguns dos animais que habitam a região.

Para quem gosta de aventura, o local é perfeito. No final do dia, nada melhor do que relaxar assistindo ao pôr do sol, que pinta o céu com cores vibrantes e transforma a praia em um cenário ainda mais charmoso

5. Praia de Lagoinha do Leste, SC

Lagoinha do Leste é uma das joias escondidas das terras catarinenses, conhecida por sua beleza paradisíaca e intocada.

Localizada em uma área de preservação ambiental que leva o mesmo nome, a praia é cercada por montanhas e uma densa vegetação de Mata Atlântica, o que a torna um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo.

O acesso à Lagoinha do Leste é um dos fatores que preservam sua exclusividade. Para chegar até a praia existem duas trilhas: uma mais curta, partindo do Pântano do Sul, que leva cerca de uma hora e meia de caminhada; e outra mais longa e desafiadora, que parte da Praia do Matadeiro e pode levar até quatro horas.

As vistas de tirar o fôlego compensam ambos os percursos. Além das trilhas, é possível chegar de barco, uma opção menos frequente, mas que proporciona um passeio marítimo encantador.

Além de sua beleza cênica, Lagoinha do Leste é um lugar ideal para quem gosta aliar praia a atividade física como surfe, pois o mar é bem batido.

Os visitantes costumam passar o dia explorando as trilhas ao redor, relaxando na praia ou simplesmente apreciando a vista panorâmica do mirante do Morro da Coroa, que oferece uma das mais incríveis vistas de Florianópolis.

Conclusão

Explorar praias secretas é uma maneira maravilhosa de se conectar com a natureza e descobrir lugares intocados pelo turismo de massa. A realidade é que não faltam praias desertas no Brasil! O difícil é escolher apenas uma.