Custom Search

Travessa Santa Leocádia, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Travessa Santa Leocádia começa na Rua Pompeu Loureiro e termina no sopé do Morro dos Cabritos.

Clique e tuite para os seus amigos: A Travessa Santa Leocádia em Copacabana não homenageia a Santa, mas isso não é um pecado!

Travessa Santa Leocádia em Copacabana

É considerado um dos endereços mais disputados de Copacabana  devido à pequena extensão, com clima de interior, muito verde e tranquilidade que contrasta com as outras ruas de Copacabana.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9742756,-43.192926)

 CEP da Travessa Santa Leocádia, Copacabana, Rio de Janeiro

  • 22061-050 Travessa Santa Leocádia

#Hashtag:

  • #travessasantaleocadia
  • #santaleocadia

Travessa Santa Leocádia, Copacabana

Restaurantes na Travessa Santa Leocádia

Na Travessa ou na Rua Pompeu Loreiro mesmo você não vai achar nada digno de destaque, então dependendo da sua localização confira os restaurantes nas ruas

A Lista e Reserva dos Hotéis na região da Travessa Santa Leocádia

Ao lado estão algumas de sugestões de hospedagem na região da Travessa Santa Leocádia, reserve seu hotel em Copacabana pela localização.

Clique na foto para reservar

Travessa Santa Leocádia em Copacabana

Quem foi Santa Leocádia que nomeia esta travessa em Copacabana?

José Antônio Gomes Vilela, natural de Pindamonhangaba. Comerciante na cidade do Rio de Janeiro e Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Casado com Sabina Varella Lessa Machado, natural de Pindamonhangaba, filha de José Marcondes Machado e de Ana Jacinta Varella Lessa.

Foi agraciado pelo Rei Dom Luiz I, de Portugal, no dia 11 de março de 1875, com o título de Barão na Quinta de Santa Leocádia, em Portugal, ficando, a partir daí, conhecido como Barão de Santa Leocádia.

No Brasil, assim como Emílio Berla, foi diretor da Companhia do Jardim Botânico, em 1893.

Nesse mesmo ano, José Luís Saião Guimarães Caipora, junto com o Barão de Ipanema, o maior proprietário de terras na região onde foi construída Copacabana, havia doado à municipalidade do bairro um terreno para a construção de uma praça, a qual a prefeitura nomeou de Praça Barão de Santa Leocádia.

Alguns anos depois, a praça, que ficava onde hoje se encontra o cinema Roxy, foi demolida; e para evitar com que a homenagem ao barão fosse esquecida, a prefeitura decidiu nomear uma travessa com o nome Santa Leocádia, se referindo ao próprio barão e não, como muitos devem pensar, à já conhecida santa. José Antônio Gomes Vilela, o Barão de Santa Leocádia, morreu em 1906, no Rio de Janeiro.

Travessa Santa Leocádia em Copacabana

Santa Leocádia

Santa Leocádia, Virgem e Mártir

(+ Toledo, 304)

Era jovem, bela e de nobre família. Cristã fervorosa, foi presa durante a perseguição de Diocleciano.

Confessou com firmeza sua fé em Jesus Cristo, foi torturada atrozmente e sem se quebrantar recebeu a palma do martírio. Depois da tortura foi jogada ao calabouço onde após intenso sofrimento desenhou com as próprias unhas uma cruz na parede da prisão, onde faleceu em 09 de dezembro de 304.

É padroeira da cidade de Toledo, na Espanha, onde os cristãos construíram-lhe três igrejas: uma no lugar onde nasceu; outra, no lugar onde foi presa; e a terceira, no lugar onde foi sepultada.

Santa Leocádia, rogai por nós.

Depoimentos

eu me chamo leocádia eu nunca gostei do meu nome e também nunca entendi porque minha mãe escolheu este nome para mim eu nasci em 09 de dezembro de 1962 e agora acessando neste site fiquei ate emocionada eu não sabia que existia uma santa com este nome e também como minha mãe achou este nome porque eu nasci numa fazenda e morei la ate meus 11 anos então agora fiquei um pouco curiosa eu nunca havia conversada com minha mãe sobre isso só que ela não esta mais aqui e muito interessante fiquei emocionada!
— leocádia omido alagues alves

"eu me chamo leocádia eu nunca gostei do meu nome e também nunca entendi porque minha mãe escolheu este nome para mim eu nasci em 09 de dezembro de 1962 e agora acessando neste site fiquei ate emocionada eu não sabia que existia uma santa com este nome e também como minha mãe achou este nome porque eu nasci numa fazenda e morei la ate meus 11 anos então agora fiquei um pouco curiosa eu nunca havia conversada com minha mãe sobre isso só que ela não esta mais aqui e muito interessante fiquei emocionada!" leocádia omido alagues alves 

A Travessa Santa Leocádia fica na Rua Pompeu Loureiro em Copacabana, pertinho de onde fica a árvore Assacu.

Pesquise e descubra mais!

Custom Search