Rua Anchieta no Leme, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Rua Anchieta começa na Avenida Atlântica e termina na Rua General Ribeiro da Costa, no Leme.

Tuite para os seus amigos: Além de ter nome de santo a Rua anchieta é a terceira rua da Avenida Atlântica, no Leme

Além de ser uma rua pequena na sua extensão, a Rua Anchieta é basicamente residencial com muito poucos estabelecimentos comerciais.

Destacamos uma confeitaria, um horti-fruti e uma a lanchonete na esquina da Rua Anchieta com a Rua Gustavo Sampaio e mais dois ou três pequenos comércios de bairro.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9627557, -43.1701307)

 CEP da Rua Anchieta, Leme, Rio de Janeiro:

  • 22010-070 Rua Anchieta - Leme

#Hashtag:

  • #ruaanchieta

Rua Anchieta, Copacabana

Restaurantes na Rua Anchieta

Uma ótima localização no Leme com excelentes opções de restaurantes bem pertinho da Rua Anchieta!

  • Bistrot du Leme, Avenida Atlântica, 656 - Leme - telefone 21225900, comida francesa! 

  • Restaurante e Pizzaria Veneziana - Rua Gustavo Sampaio, 410 - Leme - telefone 25438302

  • Restaurante Shirley - Rua Gustavo Sampaio, 610 - Leme - telefone 22751398, o melhor restaurante de comida espanhola em Copacabana!

  • Panificação Confeitaria Duque Caxias - Rua Gustavo Sampaio, 508 - Leme - telefone 22750749

Supermercado na Rua Anchieta

Laticínios Raposa Rua Anchieta, 13-21

A Lista e Reserva dos Hotéis na região da Rua Anchieta, no Leme

Veja algumas de sugestões de hotéis na região do entorno da Rua Anchieta, reserve seu hotel em Copacabana pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Quem foi o Anchieta que dá nome à Rua no Leme, em Copacabana?

José de Anchieta, jesuíta e escritor brasileiro, nasceu nas Ilhas Canárias, Espanha, em 1533. 

Seu pai era natural de Biscaia e sua mãe, natural da Grã-Canária, a maior ilha do arquipélago, vinha de uma família nobre entre os nativos.

Na ilha onde nasceu, Anchieta aprendeu a ler e a escrever, além de noções básicas do latim.

Ainda bem jovem acompanha seu irmão mais velho à Universidade de Coimbra, onde aperfeiçoou seu latim e algumas ciências teológicas além de dialética e filosofia, o que lhe facilitou o ingresso na Companhia de Jesus aos 17 anos, em 1550, onde ficaria até o fim de sua vida, sempre servindo os princípios da companhia que na época era considerada a "Renovação da Igreja", fundada por Ignácio de Loyola apenas alguns anos antes.

Sua primeira atividade entre os jesuítas foi ajudar na celebração de missas, não se contentando com pouco e querendo mostrar trabalho, era comum ajudar em mais de 10 missas diariamente. Dizem que nunca ajudou em menos de 8 por dia.

Essa dedicação, no entanto, causou-lhe logo problemas de saúde, passava mais de 14 horas por dia ajoelhando-se e levantando, o que lhe causava dores. Imaginando ser essa uma prova divina, a dor o fazia se dedicar ainda mais e isso causou-lhe uma lesão que o atormentou pelo resto de sua vida.

Em 1551 parte Anchieta para o Brasil a serviço da Companhia de Jesus, integrando a terceira expedição de jesuítas que veio trabalhar no Brasil, junto com o segundo governador geral, D. Duarte da Costa. Assim aos 20 anos de idade o missionário trocou o Velho pelo Novo Mundo.

Conta-se que durante a viagem, ele pediu para ajudar os marinheiros, pois não sabia viver sem ajudar em coisa alguma. Permitiram, então, que ele ficasse junto ao cozinheiro, sendo então ajudante de cozinha.

Desembarcou na Bahia, mas foi enviado logo à capitania de São Vicente, onde a Companhia de Jesus era mais presente.

Neste local encontrou pela primeira vez o padre Manuel da Nóbrega, que seria seu companheiro de muitas aventuras missionárias neste país. Seu trabalho de catequese começou em São Vicente. Deixou essa capitania ainda em 1551, por decisão do padre Manuel da Nóbrega, instalando-se no planalto.

Fundou um colégio para os indígenas, em 25 de janeiro de 1554, onde em volta deste núcleo educacional cresceu rapidamente a vila de São Paulo, e no dia 25 de agosto foi celebrada a primeira missa no Colégio.

Dedicou-se, sobretudo, à catequese dos índios, tendo escrito para esse fim numerosos autos representados em dias de festas religiosas.

Anchieta construiu também um seminário de orientação perto do colégio. 

José de Anchieta deu aulas de castelhano, latim, doutrina cristã e a língua brasílica, lia e escrevia o idioma Tupi com muita facilidade, escreveu livros em Tupi, foi intérprete junto aos índios tamoios que estavam em batalha contra os portugueses.

Nessa época Anchieta escreveu um poema dedicado a Virgem Maria e em 1567, na expulsão dos Franceses que habitavam o Rio de Janeiro,  Anchieta ajudou Estácio de Sá.

Deixou várias obras, entre elas "Arte de grámatica da língua mais falada na costa do Brasil" (1595) sobre a língua tupi.

Em 1597 uma grave moléstia o atingiu. Sentia-se fraco e com as dores costumeiras cada vez piores. Pediu para que fosse levado para dentro da aldeia na qual por 40 anos ensinara aos índios.

Faleceu em Iriritiba no Espírito Santo no dia 9 de julho do ano de 1597 na presença de outros 5 padres.

Com isso concluiu seus 64 anos de vida, sendo que 47 destes à serviço da Companhia de Jesus, e 44 dedicados aos índios do Brasil e sua catequese. Sua morte causou dor não somente nos padres do colégio e de toda a Companhia no Brasil, mas principalmente nos índios, que segundo seu ritual o choraram por 7 dias seguidos.

Ganhou o título de Abaré, e o de "Apóstolo do Brasil" e é a figura mais famosa na tradição popular, símbolo de todos os sacrifícios na evangelização dos índios. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 1980.

Em 03 de abril de 2014 o Papa Francisco declarou o Padre Anchieta como santo,  tornando-se  o terceiro Santo brasileiro: São José de Anchieta.  

Livros do Padre Anchieta para você baixar grátis

Apresentamos alguns livros e coletâneas de textos escritos pelo Padre Anchieta para você baixar gratuitamente para seu computador.

Auto Festa de São Lourenço

Feitos de Mem de Sá

Poema da Virgem 

A Rua Anchieta no Leme, é mais uma simpática rua residencial de Copacabana!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search