Rua Gustavo Sampaio, Copacabana, Rio de Janeiro 

Rua Gustavo Sampaio começa na Praça Almirante Júlio Noronha e termina na Avenida Princesa Isabel.

Tuite para seus seguidores: A Rua Gustavo Sampaio segue em paralelo a Avenida Atlântica até a Princesa Isabel

 
Placa da Rua Gustavo Sampaio

Placa da Rua Gustavo Sampaio

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9628707, -43.17007570)

 

 

CEP do Rua Gustavo Sampaio, Copacabana, Rio de Janeiro:

  • 22010-010 Rua Gustavo Sampaio

 Confira a lista completa dos CEP de Copacabana

clicando aqui

 

 

#Hashtag:

  • #ruagustavosampaio
  • #gustavosampaio

Rua Gustavo Sampaio, Copacabana

Supermercado na Rua Gustavo Sampaio

Supermercado Modelo do Leme Rua Gustavo Sampaio, 438

Restaurantes na Região da Rua Gustavo Sampaio

Muitas opções de comida de qualidade para todos os bolsos e de várias culinárias diferentes! Só na Gustavo Sampaio mesmo você vê culinária italiana, francesa ou espanhola em três restaurantes de alto nível! E na praia, que corre em paralelo com a Gustavo Sampaio, temos excelentes restaurantes que destacamos abaixo:

  • Art Gourmet - Rua Gustavo Sampaio, 74 - telefone 22754448
  • Restaurante e Pizzaria Veneziana - Rua Gustavo Sampaio, 410 - telefone 25438302
  • Restaurante Shirley - Rua Gustavo Sampaio, 610 - telefone 22751398
  • Bistrot du Leme - Avenida Atlântica, 656 - telefone 21225900
  • Da Brambini - Avenida Atlântica, 514 - telefone 22754346
  • Sindicato do Chopp - Avenida Atlântica, 3806 - telefone 2523626
  • La Fiorentina - Avenida Atlântica, 458 - telefone 25438465
  • Marius Degustare - Avenida Atlântica, 290 - telefone 21049000

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui 

A Lista e Reserva de Hotel, hostel e apartamento de aluguel por temporada na região da Rua Gustavo Sampaio

Ao lado estão os hoteis, hostels e apartamento de aluguel por temporada que selecionamos para você aqui na região da Rua Gustavo Sampaio! Consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Na lista ao lado

  • Nome do Estabelecimento
  • Endereço
  • Preço Mínimo
  • Preço Máximo
  • Total de Vagas

Clique na foto para reservar 

Rua Gustavo Sampaio, no Leme, em Copacabana

Rua Gustavo Sampaio começa na Praça Almirante Júlio Noronha e termina na Avenida Princesa Isabel. 

Todas as Segundas acontece a Feira Livre na rua. 

Recebeu a denominação atual em 31 de outubro de 1917, por Decreto municipal de nº. 1.165, em homenagem a Gustavo Sampaio, nascido no Ceará, tenente de Exército, morto com a guarnição da peça que comandava na Fortaleza da Laje, durante a Revolta da Armada (revolução de 1893 contra Floriano Peixoto). É considerado um herói florianista. Atribuiu-se, na ocasião, que o tiro tivesse partido da Fortaleza de Villegagnon.

Inicialmente chamada Rua Bernardo de Vasconcellos, foi projetada em 1874 pela Empresa de Construções Civis. Se ligadava à rua de Copacabana , e acabava na Rua Anchieta.

Segundo Cruvêllo Cavalcanti, em janeiro de 1879, embora tivesse sido projetada 20 anos antes, já possuía 18 casas térreas. Oficialmente inaugurada em 1894, quando recebeu trilhos de bonde da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico. Foi muito melhorada pelo Prefeito Pereira Passos em 1906, que a prolongou até a Praça do Vigia, quando na mesma época ganhou em seu extremo uma estação de bondes nova e maior, além de um grande restaurante, que a tornou popular e procurada para boas moradias.

Reconhecida e denominada pelo Decreto municipal no. 1.165, de 31 de outubro de 1917, quando recebeu a denominação atual, aliás, transferida de outra rua do bairro para esta. Segundo o Recenseamento Geral de 1920, a rua possuía 103 construções, sendo 22 térreas, 36 de sobrado, 40 de dois pisos, uma de três e quatro em construção.

Hoje a Rua Gustavo Sampaio movimentada e muito arborizada, mas sempre uma área residencial onde gerações se criam, o avô nasceu, cresceu, teve filhos que se criaram, cresceram e continuaram lá seguindo o ciclo. Os pedestres andam tranquilamente pelas ruas, onde muitos carros estão estacionados, e todos se conhecem, justamente pelo ciclo que foi criado.

O comércio na Gustavo Sampaio é muito variável com estabelecimentos de todos os tipos, desde um bar “pé-sujo” até um restaurante chique! Temos o antigo hotel “Meridien” (atual Windsor), um dos mais conhecidos da cidade e muito bem visto de toda orla de Copacabana.

Famoso também pela cascata de fogos do Ano-novo. A frente do hotel é virada para Avenida Princesa Isabel e, na Gustavo Sampaio, está a lateral dele e o edifício garagem. Loja de gemas e pedras nacionais, bem voltada para o público estrangeiro que frequenta a cidade. “Correios”. O supermercado “Zona Sul” representa bem o tipo de comércio local. Ele possui duas entradas, sendo a da Gustavo Sampaio a secundária. O restaurante “Shirley”  há anos é conhecido do público carioca pelo seu famoso cardápio repleto de pratos a base de peixes e frutos do mar. O “Mercado Sampaio” é um simpático mercadinho com o objetivo de servir somente ao Leme. É pequeno e não tem intenção de sair do bairro. Sua identidade visual é bem precária e antiga, tem uma vaca e um porco ilustrando-a desde a época em que era apenas um açougue.

Outro bom exemplo de um estabelecimento voltado para o público do bairro é o “café e bar Recreio do Leme”, um pé-sujo que tem sua identidade visual impressa numa faixa de plástico e colocada toscamente no painel da fachada. Existem bancas de frutas montadas no meio da calçada mesmo, ao lado de bancas de jornais.

Rua ao mesmo tempo muito residencial, onde todos se conhecem e se relacionam de maneira prazerosa, e comercial com suas identidades visuais voltadas única e exclusivamente para os moradores do bairro, os carros estacionados na rua, os avós passeando com seus netos, vemos restaurantes chiques e os hotéis que são direcionados para o público que vem de fora.

Com texto/fotos de Beatriz Pimentel & Thalia Aguiar usado com permissão

A partir do finalzinho do Leme a Rua Gustavo Sampaio corre paralela a Avenida Atlântica até a Princesa Isabel

Pesquise e descubra mais!