Custom Search

Praça General Osório em Ipanema, Rio de Janeiro 

A praça General Osório fica localizada entre as ruas Barão da Torre, Visconde de Pirajá, rua Jangadeiros e rua Teixeira de Melo em Ipanema, Rio de Janeiro.

Tuite para os seus seguidores: A praça General Osório tem uma das estações de metrô de Ipanema!

Feira Hippie de Ipanema na Praça General Osório

Na praça funciona, desde 1968, a Feira Hippie de Ipanema que é considerada a maior galeria de artes e artesanato ao ar livre do mundo.
 
A feira Hippie de Ipanema funciona aos domingos sempre das 7:00 às 19:00 e nas terças-feira acontece a feira-livre na Praça.

O Chafariz das Saracuras 

No centro da Praça General Osório, está localizado o Chafariz das Saracuras, escultura do renomado Mestre Valentim, que antigamente ficava no centro do Pátio do Convento da Ajuda, localizado no centro da cidade, onde está atualmente a Cinelândia.

Saracura do Mato

A saracura é uma ave gruiforme da família Rallidae também chamada de siricoia e saracura-do-brejo.

O nome vem do tupi que é como os indígenas chamavam esta espécie que vive nos pãntanos e que é semelhante a uma garça, o macho é pouco menor que a fêmea.

Encontrado geralmente em áreas pantanosas e alagadiças das florestas e matas do sudeste do Brasil e até em regiões do Paraguai e Argentina.

O Chafariz das Saracuras foi construído em 1795, e é formado por por um elemento central que é uma pirâmide sobre uma bacia com uma base circular, existindo uma escadaria 

intercalada por quatro tanques. Na base dessa pirâmide, exatamente nas suas arestas, estão as saracuras de bronze que deram nome ao Chafariz, delas jorra a água para a bacia superior por onde desagua para as bocas de cágados de bronze, que finalmente desaguam nos quatro tanques inferiores. As saracuras atuais são reproduções.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9850745, -43.1979144)

CEP das ruas ao redor da Praça General Osório em Ipanema, Rio de Janeiro:

#Hashtag:

  • #pracageneralosorio
  • #generalosorio

Rua Prudente de Moraes altura da Rua Teixeira de Melo, Ipanema

Feira Livre na Praça General Osório em Ipanema

Na praça funciona aos domingos das 7:00 às 19:00, desde 1968, a Feira Hippie de Ipanema que é considerada a maior galeria de artes e artesanato ao ar livre do mundo.

Nas terças-feira acontece a feira-livre na Praça General Osório em Ipanema.

A lista completa das feiras-livre em Ipanema, Copacabana, Lido e Leme você encontra clicando aqui

Restaurantes na região da Praça General Osório

A região e a praça General Osório se destacam  pela grande quantidade de estabelecimentos comerciais, inclusive muitos bares e restaurantes, selecionamos alguns abaixo! 

A Lista e Reserva dos Hotel, hostel e apartamentos por temporada na região da Praça General Osório

Aqui estão alguns dos hotéis, hostel e apartamentos por temporada que selecionamos para você aqui na região da Praça General Osório! Reserve em Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Ou clique na foto para reservar

Praça General Osório em Ipanema, Rio de Janeiro

Quem foi o General Osório que virou nome de Praça em Ipanema?

General Manuel Luís Osório

Manuel Luís Osório, foi um general brasileiro que nasceu em 10/5/1808, em Santo Antônio do Arroio (RS) e morreu em 4/10/1879 no Rio de Janeiro (RJ), o general Osório é o patrono da cavalaria do Excercito brasileiro.

Ingressou no Exército com apenas 14 anos e antes de completar 17 anos já era alferes. Lutou em todas as guerras ocorridas no sul do país como a batalha de Sarandi, na guerra Cisplatina, em 1825, onde se destacou pela habilidade e bravura, em Passo do Rosário (1828), na Revolução Farroupilha (1835-1845) e na batalha de Monte Caseros (1852), contra o ditador argentino Juan Manuel Rosas.

Aos 48 anos em 1856, foi promovido a general e nove anos depois foi promovido ao cargo de marechal-de-campo. 

Organizou e comandou o Exército brasileiro que participou da guerra do Paraguai (1865-1870) na invasão de 16 de abril de 1866 e com sua estratégia, em maio ajudou a vencer a famosa batalha de Tuiuti e, por seus serviços prestados, foi agraciado com o título de barão e depois marquês do Herval. 

Cigarros dedicados ao distinto Marques do Herval

Ainda participou como comandante do exercito que conquistou a fortaleza de Humaitá e vencendo a batalha de Avaí! Alguns anos depois da Guerra do Paraguia, foi convocado pelo Imperador a ocupar uma cadeira no senado pelo partido Liberal e promovido a Marecha-de-Exécito e em 1878 assumiu o Ministério do Exécito, permanecendo nesse cargo até a sua morte em outubro de 1879.

Sobre sua simplicidade, historiadores contam que um dia despachando no gabinete com outros ministro de Estado e o Imperador ao perceber que Dom Pedro cochilava deixou, acidentalmente e com muito barulho, cair sua espada no chão! Assustado, Dom Pedro acordou e teria tido com o Marechal o diálogo abaixo:

Dom Pedro - Acredito que o senhor não deixava cair suas armas quando estava no Paraguai, marechal.
Marechal Osório - Não, majestade, mesmo porque lá nós não cochilávamos em serviço...

Fica na Praça General Osório uma das estações de Metrô em Ipanema!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search