Custom Search

Praça Almirante Júlio de Noronha, Copacabana, Rio de Janeiro

Fica situada no começo da Avenida Atlântica e da Rua Gustavo Sampaio, conhecida como Pracinha do Leme.

Tuite para os seus seguidores: A Praça Almirante Júlio de Noronha é mais conhecida como Praça do Leme

Vista aérea da Praça do Leme

Anteriormente se chamava de Praça do Vigia, que vem do antigo Forte do Vigia, hoje Forte Duque de Caxias (Forte do Leme).

No início do século XX foi aberta a estação de bondes do Leme e o Bar Brahma.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.961748,-43.165208) 

CEP do Praça Almirante Júlio de Noronha, Leme, Copacabana, Rio de Janeiro:

#Hashtag:

  • #pracadoleme

Praça Almirante Júlio de Noronha

Restaurantes na Região da Praça Almirante Júlio de Noronha

O Leme, desde o início da ocupação do bairro é ponto de encontros e berço de grandes restaurantes em Copacabana. Se você procura por um restaurante bem perto da Praça abaixo lhe damos três  sugestões: 

Art Gourmet - Rua Gustavo Sampaio, 74 - telefone 22754448

Marius Degustare - Avenida Atlântica, 290 - telefone 21049000

Mas se você procura o restaurante típico do bairro você deve ir na  

La Fiorentina - Avenida Atlântica, 458 - telefone 25438465 

A Fiorentina foi durante muito tempo o último refúgio das madrugadas frias, sempre com suas massas quentinhas e assim virou um ponto de encontro de artistas e famosos que se misturavam e conviviam com o pessoal comum, coisas do Rio! Famosas são suas paredes repletas de autógrafos de personalidades! 

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui 

A Lista e Reserva dos Hotéis na região da Praça Almirante Júlio de Noronha

Ao lado estão os hoteis e hostels que selecionamos para você aqui na região do Parque da Chacrinha! Consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Clique na foto para reservar 

Quem foi o Almirante Júlio de Noronha que dá nome a Praça do Leme?

Almirante Júlio César de Noronha
Militar brasileiro e herói da Guerra do Paraguai
O Almirante Júlio César de Noronha nasceu no Rio de Janeiro, em 26 de janeiro de 1845. Aos 17 anos formou-se Guarda-Marinha, seguindo em missão na Guerra do Paraguai, embarcado na Fragata Amazonas, foi condecorado com a Imperial Ordem da Rosa por bravura. Em 1896, como Contra-Almirante, comandou a divisão enviada pelo Brasil na Exposição Internacional de Chicago. Destacou-se como Capitão dos Portos da Província do Rio de Janeiro e Chefe de Estado-Maior da Armada. Em 15 de Novembro de 1902 foi nomeado Ministro da Marinha até 15 de novembro de 1906 e depois foi Ministro do Supremo Tribunal Militar. Morreu em 11 de setembro de 1923.
Praça Almirante Julio de Noronha
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
22010-020
Brasil
DOB: 26/01/1845
DOD: 11/09/1923

Na campanha naval do Paraguai, distinguindo-se nos combates de Paissandu, Riachuelo, Cuevas e Angustura, tendo recebido a Imperial Ordem da Rosa por sua conduta perante o inimigo.

A Viagem de circunavegação que empreendeu com a turma de Guarda Marinha de 1879, tornou-se o modelo de instrução.

Em 1896, como Contra-Almirante, comandou a divisão composta do“Aquidabã”, “República” e “Tiradentes”, com a qual o Brasil se fez representar na grande Revista Naval passada pelo Presidente Cleveland às esquadras estrangeiras, por ocasião da Exposição Internacional de Chicago.

Entre as numerosas missões desempenhadas em terra pelo Almirante Júlio de Noronha, destacam-se a de Vice-Diretor do Colégio Naval, Vice-Diretor da Escola Naval, Capitão dos Portos da Província do Rio de Janeiro, Membro Efetivo do Conselho Naval, Inspetor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, e Chefe de Estado-Maior da Armada, onde nunca deixou de revelar suas qualidades de homem estudioso e marinheiro irrepreensível.

Em 15 de Novembro de 1902 foi nomeado Ministro da Marinha, cargo que exerceu até 15 de novembro de 1906. Neste período, promoveu ampla reforma e reconstrução da Marinha do Brasil, procurando colocá-la no primeiro plano das Marinhas do Continente. Findo o Governo Rodrigues Alves, o Almirante Júlio de Noronha foi escolhido para o Supremo Tribunal Militar.

Faleceu em 11 de setembro de 1923.

Custom Search

Descubra mais um segredo de Copacabana: Praça Almirante Júlio de Noronha ou praça do Leme para os mais íntimos!

Mas existem muitos outros segredos, pesquise aqui e descubra mais!