Rua Rainha Guilhermina, no Leblon, Rio de Janeiro
A rua Rainha Guilhermina é formada por quatro quarteirões, entre as avenidas Delfim Moreira e Visconde de Albuquerque.
Antiga rua J. Antônio dos Santos.
A rua é formada por quatro quarteirões, entre as avenidas Delfim Moreira e Visconde de Albuquerque.
Seu traçado é retilíneo, só ocorrendo uma leve variação de alinhamento no cruzamento com a Rua Dias Ferreira.
Apenas os três quarteirões, entre as avenidas Avenida General San Martin e Visconde de Albuquerque, estão incluídos na APAC do Leblon.
No quarteirão entre a Avenida General San Martin e Avenida Ataulfo de Paiva a diversidade de estilos, materiais e escalas entre os imóveis construídos recentemente e aqueles três preservados, faz com que o cenário da rua determine um impacto na visão do observador.
Entretanto, a densa arborização formada por amendoeiras, com a mesma altura, ameniza o efeito visual contrastante das edificações e os recuos das edificações favorecem a amplitude do espaço.
O fluxo intenso de veículos, em direção à Avenida Ataulfo de Paiva, não oferece uma convivência normal com os pedestres.
A partir da Avenida Ataulfo de Paiva e caminhando em direção à Visconde de Albuquerque, a leve variação de alinhamento entre os dois quarteirões, desperta no pedestre, em movimento pela rua, um cenário cheio de surpresas.
GeoLocalização:
Latitude, Longitude : (-22.98403, -43.2270375)
CEP da Rua Rainha Guilhermina, Leblon, Rio de Janeiro:
22441-120 Rua Rainha Guilhermina
#Hashtag:
#ruarainhaguilhermina
Restaurantes na região da Rua Rainha Guilhermina
Restaurante Mangiattore - Rua Rainha Guilhermina - 2512-3565
Jadler Restaurante - Rua Rainha Guilhermina, 95
La Basque - Rua Rainha Guilhermina, 90 - 2294-4194
Nam Thai - Rua Rainha Guilhermina, 95 - 2259-2962
Koni Store - Avenida Ataulfo de Paiva, 1174 - 3344-4859
Quem foi Rainha Guilhermina que viro nome de rua no Leblon?
Em 1830, os Países Baixos do Sul se separaram e formaram o Estado da Bélgica. Em 1839, Guilherme I aceitou esta separação; no mesmo ano renunciou ao trono.
Foi sucedido por Guilherme II. Depois da morte do seu filho Guilherme III em 1890 terminou a sucessão ao trono em linha masculina e desapareceu o vínculo pessoal com Luxemburgo, do qual, até aquele momento, o rei neerlandês havía sido Grão Duque. Sob a regência da sua mãe, a rainha Emma, chegou ao trono Guilhermina ( 31.8.1880 + 28.11.1962 ).
Em 1898, ao cumprir 18 anos de idade, a regência da rainha Emma terminou, e Guilhermina assumiu as tarefas monárquicas. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os Países Baixos se mantiveram neutros.
Apesar de que os Países Baixos também terem mantido uma política de absoluta neutralidade até a Segunda Guerra Mundial, em maio de 1940 as forças alemãs invadiram o país, iniciando-se assim uma ocupação de cinco anos. A rainha Guilhermina se refugiou na Inglaterra, de onde continuou exercendo um papel importante como símbolo da resistência contra o invasor.
Em 1948, após um reinado de cinqüenta anos, abdicou em favor da sua filha Juliana.
Em 1980, Juliana foi sucedida no trono pela sua filha mais velha, a atual rainha Beatrix.
Até a Segunda Guerra Mundial, os Países Baixos haviam sido uma grande potência colonial, porém, pouco depois do fim da guerra, as colônias rapidamente se tornaram independentes. A Indonésia ficou totalmente independente dos Países Baixos.
Em 1954, o Suriname e as Antilhas Neerlandesas, situadas no Caribe, se converteram em sócios equivalentes ao aceitar o Estatuto do Reino no qual se determinava que o Governo do Reino se encarregaria das relações exteriores e da defesa dos territórios em ultramar.
Em 25 de novembro de 1975, o Suriname passou a ser uma república independente.
Desde 1 de janeiro de 1986, Aruba que até então formava parte das Antilhas Holandesas junto com Curaçao, Bonaire, San Eustáquio, Saba e São Martinho, adquiriu o 'status separado' dentro do Reino, pelo qual junto com as Antilhas Holandesas e Países Baixos, Aruba se transformava em um sócio equivalente.