Rua Maracanaú, Copacabana, Rio de Janeiro
A Rua Maracanaú começa na Rua Otaviano Hudson, junto e depois do nº 24, terminando a cerca de 57m do seu início, após uma passagem aberta há mais de 50 anos no Edifício Vina, nº 111 da Rua Assis Brasil.
Exclusivamente residencial a Rua Assis Brasil é considerada uma das ruas mais exclusivas de Copacabana, existindo até uma cancela para impedir acessos não desejados e onde os apartamentos costumam ser disputados!
Latitude, Longitude : (-22.9638806, -43.18165580)
CEP da Rua Maranaú, Copacabana, Rio de Janeiro:
2030-020 Rua Maracanau
#Hashtag: #ruamaracanau
Restaurantes na região da Rua Maracanaú
A região é 100% residencial, assim não existe nenhum restaurante por lá, mas perto dela temos alguns exemplares dignos de lembrança como por exemplo o Peixe Vivo na Rua Tonelero, 76 - telefone 22559225 especializado em frutos do mar ele é um clássico restaurante de Copacabana!
Também de frutos do mar é o restaurante A Marisqueira - Rua Barata Ribeiro, 232 - telefone 25473920 e ainda na Barata Ribeiro, 167 você tem o infalível Bob's para um lanche rápido!
A Lista e Reserva de Hostel e hotel na região da Rua Maracanaú
Veja algumas de sugestões de hospedagem perto da Rua Maracanaú, reserve seu hotel em Copacabana pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui.
Porque a Rua Maracanaú em Copacabana tem esse nome?
Maracanaú, em tupi significa "lugar onde bebem as maracanãs"(uma espécie de papagaio).
O pequeno Rio Maracanaú, existiu até o início dos anos 1900 nas faldas do Morro de São João, que separa Copacabana de Botafogo, entre os túneis Velho e Novo.
O leito de seu trecho principal correspondia aproximadamente ao eixo da atual Rua Otaviano Hudson, o que significa que ele passava por cima do que é hoje o grande corredor de acesso da Estação Cardeal Arcoverde, do Metrô, entre as duas maiores escadas rolantes.
O logradouro recebeu este nome com a edição do Decreto nº 3.809, de 19.3.1932. É uma das menores ruas de Copacabana, com poucos imóveis residenciais.
Tinha seu término num alagado, na antiga Praça Sacopenapan, mais tarde Praça Martim Afonso e hoje Praça Cardeal Arcoverde.
A urbanização da área, em meados do século XX, e as obras do Metrô na segunda metade da década de 1990, fizeram desaparecer o riacho, restando apenas a sua lembrança, mantida pelo nome posto à pequena rua. As poucas águas vindas da nascente do antigo riacho, no Morro de São João, acham-se hoje canalizadas e absorvidas pela rede municipal de águas pluviais, na região.
Suas origens remontam ao primitivo gregamento formado junto à lagoa de igual nome e jurisdicionalmente vinculado ao Município de Maranguape, CE.
Era um riacho que passava nas proximidades. A elevação do povoado a categoria de Vila ocorreu em virtude do Decreto nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933.
Sua elevação à categoria de Município deve-se à Lei nº 6.964, de 19 de dezembro de 1963. Suprimido segundo Lei nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, antes de sua instalação e restaurado na forma da Lei nº 10.811, de 4 de julho de 1983, tendo sido instalado a 31 de janeiro de 1985.
Sede de Paróquia, desvinculada de Maranguape e dedicada em honra de São José, guarda como data de fundação 2 de janeiro de 1952, graças ao trabalho realizado pelo padre José Holanda do Vale.