Rua General Urquiza, no Leblon, Rio de Janeiro
A Rua General Urquiza começa na altura da rua Capitão César de Andrade e termina na Avenida Delfim Moreira
A Rua General Urquiza é uma via local, com predominância residencial, embora existam estabelecimentos comerciais.
Seu traçado em linha reta apresenta pouco impacto ao pedestre que caminha por ela. Entretanto, a visão inicial é logo absorvida pela presença das edificações com recuos e formas arquitetônicas diferentes, e arborização esparsa que oferecem uma ambiência atraente às pessoas.
No quarteirão entre as ruas João de Barros e Humberto de Campos, sua ambiência homogênea é marcada, em ambos os lados, pelo estilo, história, cor, textura e gabarito das edificações. Próximo à esquina, na rua Humberto de Campos até a avenida Bartolomeu Mitre, as edificações se integram com suas vizinhas e oferecem a mesma imagem de harmonia e equilíbrio existente na rua General Urquiza.
Nos quarteirões entre as ruas Humberto de Campos e Desembargador Alfredo Russel seu cenário se transforma. A multiplicidade de edificações, com formas arquitetônicas de diferentes períodos, algumas em centro de terreno e gabaritos confrontantes com suas vizinhas, induzem a desarticulação e a desagregação da unidade da rua. Chamam atenção apenas duas edificações implantadas nas esquinas com a rua Dias Ferreira.
No quarteirão final da rua General Urquiza, a diferença de nível com a rua Capitão César de Andrade é vencida por uma escada. Nesse trecho a rua só tem saída para veículo pela rua Desembargador Alfredo Russel. Os prédios com arquitetura semelhante em forma e gabarito, e árvores frondosas se juntam de tal forma que relembra a atmosfera bucólica do bairro dos meados do século XX.
GeoLocalização:
Latitude, Longitude : (-22.98386384, -43.224324)
CEP da Rua General Urquiza, Leblon, Rio de Janeiro:
22431-040 Rua General Urquiza
#Hashtag:
#ruageneralurquiza
Restaurantes na região da Rua General Urquiza
Pap'Açorda - Rua General Urquiza, 117 - 2511-0331
Restaurante Bom Viver - Rua General Urquiza, 104 -
Deusimar Sushi - Rua General Urquiza, 188 - 2511-0157
Bio Armazém - Rua General Urquiza, 188 -
Fellini - Rua General Urquiza, 104 - 2511-3600
Rick Comestiveis e Salgados - Rua General Urquiza - 2294-4559
Deusimar Sushi - R. Gen. Urquisa, 88 - 2512-6827
Sítio do Moinho - Rua General Urquiza, 188 - 3795-9150
Quem foi o General Urquiza que virou nome de rua no Leblon?
Justo José de Urquiza
Período de governo: 5 de março de 1854 5 de março de 1860
Predecessor: Governadores de Buenos Aires
Sucessor: Santiago Derqui
Vice-presidente: Salvador María del Carril
Data de nascimento: 18 de outubro de 1801
Lugar de nascimiento: Talar de Arroyo Largo Entre Ríos
Data de falecimento: 11 de abril de 1870
Lugar de falecimento: Palácio San José, Entre Ríos
Profissão: Militar
Partido Político: Partido Federal
Justo José de Urquiza y García (nascido a 18 de outubro de 1801 - assassinado no Palácio San José, na cidade de Concepción del Uruguay, província de Entre Ríos, a 11 de abril de 1870) foi um militar e político argentino, e presidente da Argentina entre 1854 e 1860.
Como governador de Entre Ríos ajudou a sustentar no poder a Juan Manuel de Rosas, porém logo, ressentido pela dominação política e econômica da Província de Buenos Aires sobre as demais, se sublevou contra este por meio do chamado Pronunciamiento de Urquiza, a 1º de maio de 1851). Com a ajuda do Brasil e dos liberais uruguaios, obrigou Manuel Oribe a capitular, após longo cerco a Montevidéu em outubro de 1851, e derrotou Rosas na Batalha de Monte Caseros a 3 de fevereiro de 1852.
Após as resoluções do Congresso de Tucumán, tendo por fim a anexação do Uruguai pela Argentina, Artigas uma vez mais entrou em guerra contra o exército luso-brasileiro que invadira a Banda Oriental. Derrotado na batalha de Catalán, em 1817, Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram três anos. Não podendo mais resistir, asilou-se no Paraguai, onde morreu trinta anos depois, sem haver retornado a seu país.
Urquiza se lançou imediatamente à tarefa de organização da Argentina, convertendo-se no director provisional da Confederação Argentina em maio de 1852. A Assembléia Constitucional adotou em 1853 uma constituição inspirada nas idéias de Juan Bautista Alberdi, e Urquiza se converteu no primeiro presidente constitucional em março de 1854. Seu vice-presidente era Salvador María del Carril.
Durante sua presidência foram melhoradas as relações exteriores, se impulsionou a educação pública, se promoveu a colonização e se iniciaram planos para a construção de ferrovias. Seu trabalho de organização nacional foi, entretanto, atrapalhado pela oposição de Buenos Aires, que protagonizou sua secessão da Confederação. A guerra começou em 1859. Urquiza derrotou o exército provincial comandado por Bartolomé Mitre em outubro daquele ano na Batalha de Cepeda. Depois disso, a província rebelde aceitou reingressar na Confederação.
As emendas constitucionais propostas por Buenos Aires foram adotadas em 1860. A paz teve, entretanto, vida curta, iniciando-se nova guerra civil. Urquiza novamente enfrentou o exército de Buenos Aires sob o comando de Mitre na Batalha de Pavón, em setembro de 1861. Mesmo com o resultado da batalha não parecendo se inclinar para nenhum dos lados, Urquiza se retirou, deixando a vitória nas mãos de Mitre. Posteriormente se retirou para sua província natal, Entre Ríos, a qual governou na forma de autocracia patriarcal até seu assassinato em 1870