17º GBM Grupamento do Corpo de Bombeiros em Copacabana, Rio de Janeiro - ligue 193
Latitude, Longitude : (-22.9757407, -43.1912059)
Rua Xavier da Silveira, 120, Copacabana, Rio de Janeiro:
O local está sendo usado como Posto de Vacinação de COVID-19
A instituição pública mais querida pela população tem uma presença constante em Copacabana seja através dos nossos bombeiros salva vidas na praia de Copacabana ou no lindo batalhão de tijolinhos na Rua Xavier da Silveira e nesta página falamos mais um pouco sobre a presença do Corpo de Bombeiros em Copacabana!
Corpo de Bombeiros - 17º GBM em Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil!
Em 1918, D. Rosa Leopoldina Guimarães doa um terreno situado entre as antigas ruas Guimarães Caipora, atual Bolívar, e Furquim Werneck, atual Xavier da Silveira , destinando-a à construção de uma estação para o Corpo de Bombeiros.
Em 04 de março de 1920, foi inaugurado em Copacabana o Quartel do Corpo de Bombeiros, com a primeira designação de Posto 11 – Copacabana, que após, passou a denominação de Destacamento 04 – Copacabana.
Posteriormente em cumprimento ao Boletim do Comando-Geral nº 166, de 01 set 77, o Quartel do Destacamento 04 – Copacabana foi transformado em 2ºSGI/GI, situado na Rua Xavier da Silveira , 120 – Copacabana, ainda subordinado ao 1º Grupamento de Incêndio – Humaitá, tendo como seu subordinado o Destacamento 3/1 – Gávea, sito à Rua Major Rubens Vaz, nº 194 – Gávea.
Com publicação no Boletim do Comando-Geral nº 081, de 07 de maio 93, versando sobre as alterações provisórias na Estrutura Organizacional do CBMERJ, houve mudanças de níveis e redistribuições de OBM Operacionais. O 2º SGI / 1º GI – Copacabana e o Destacamento 3/1 – Gávea foram transformados, respectivamente, em 1º SGI / 1º GI – Copacabana e Destacamento 2/1 – Gávea.
O Destacamento da Gávea deixou de pertencer ao Quartel de Copacabana, passando a pertencer ao Quartel do Humaitá (1º GBM) conforme Boletim do Comando Geral nº 068, de 18 de abril de 1995. O Boletim da SEDEC/CBMERJ nº 240, de 23 de dezembro, o Destacamento 2/1 – Gávea passou a subordinar-se ao 17º GBM sendo denominado, então, Destacamento de Bombeiro Militar 1/17 – Gávea.
Em 1926 foi inaugurada a Praça Eugênio Jardim , situada em frente ao Quartel de Copacabana.
O nome da praça é uma homenagem póstuma ao Major Bombeiro Militar Eugênio Rodrigues de Morais Jardim, ex-Comandante do Corpo de Bombeiros.
O quartel com mais de 84 anos, tem escrito nas históricas páginas de vida da secular Corporação episódios relevantes tais como: “Os 18 do Forte ”, em 1922, incêndio do prédio da Boate Vogue , em 1955, deslizamentos e desabamentos provocados pela enchente de 1966, incêndio no Centro de Convenções do Hotel Nacional, em 1977, deslizamentos no Morro do Pavão-Pavãozinho em 1983 e mais!
Sempre atento às necessidades e anseios à população residente e com a participação de outras unidades, o Corpo de Bombeiros vem realizando os Circuitos de Proteção Comunitária de Copacabana desde 1997, evento pioneiro realizado na Avenida Atlântica com o objetivo de promover uma efetiva interação com a comunidade local, no que se refere a difusão de conhecimentos básicos de Segurança Contra Incêndio e Proteção Comunitária, bem como a exposição dos diversos projetos desenvolvidos pelo Corpo e viaturas que sempre aguçam a curiosidade de adultos e crianças de todas as idades.
Ao longo destes anos, a arquitetura do quartel se mantém preservada em suas características originais e nos convida ao passado, impregnando o presente com sua presença marcante. O imóvel, rodeado por prédios modernos enfatiza o contraste entre o antigo e o novo, provando ser possível a convivência harmoniosa entre o passado e o presente. O passado entendido como um referencial para o presente.
O 17º GBM é uma unidade operacional que conta com uma área de ação de aproximadamente 114,84 Km2 e cerca de 169.680 (cento e sessenta e nova mil e seiscentos e oitenta) habitantes; calculando-se uma proporção de 01 (um) bombeiro para cada 1.368 habitantes.
Nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março a população local sofre um aumento de aproximadamente 1.000.000 (um milhão) de pessoas, tendo seu pique durante o evento de Reveillon em mais ou menos 1,5 milhões de pessoas.
Fonte: SEDEC/CBMERJ