Custom Search

Túnel Sá Freire Alvim, Copacabana, Rio de Janeiro 

O Túnel Sá Freire Alvim liga a Rua Barata Ribeiro à Rua Raul Pompéia.

Clique e tuite para os seus amigos: O Tunel Sá Freire Alvim unificou o transito da Rua Barata Ribeiro com a Raul Pompeia em direção ao posto 6!

Túnel Sá Freire Alvim

Foi inaugurado em janeiro de 1960.

Sobre isso noticiou o Jornal O Globo em 11 de outubro de 1953:

"O prefeito Dulcídio Cardoso, aprovou o alinhamento para a ligação das Rua Barata Ribeiro  e Rua Raul Pompéia , através de um túnel a ser aberto sob o Morro do Cantagalo

Túnel Sá Freire Alvim na Rua Barata Ribeiro

O referido projeto teve por objetivo evitar o cruzamento da nova via de penetração com a Rua Francisco Sá, logradouro de trânsito intenso e de pequena largura. Um sistema de circulação de sentido único foi previsto para as principais vias, cujas faixas de rolamento serão alargadas pelo afastamento regulamentar, evitando-se assim onerosas desapropriações. Dessa forma, o trânsito da Rua Barata Ribeiro , será no sentido de Ipanema, mantendo-se a mesma largura no túnel projetado, na Rua Raul Pompéia  em toda a sua extensão e nos trechos das ruas Francisco Sá , Gomes Carneiro e Rainha Elizabeth, sendo esta última de trânsito no sentido da cidade, via Avenida Copacabana.

A Rua Canning, que faz parte desse sistema, será alargada para 13 metros, mediante também a execução de recuos regulamentares. Uma parte da área de propriedade da Prefeitura, na esquina da Francisco Sá  com Raul Pompéia , foi destinada a edificação sendo a parte restante incorporada aos logradouros formando uma praça."

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.963358,-43.191537)

#Hashtag:

  • #tunelsafreirealvim
  • #tunelbarata
  • #tunelraulpompeia 

Túnel Sá Freire Alvim, Copacabana

Túnel Sá Freire Alvim vista da Rua Raul Pompéia

Quem foi Sá Freire Alvim que virou nome de Túnel em Copacabana?

José Joaquim de Sá Freire Alvim (1909-1981) nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Formou-se em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Foi oficial de gabinete do governo Vargas até 1945 e subchefe da casa civil no mesmo governo.

Durante o mandato do prefeito Negrão de Lima, Sá Freire Alvim foi Secretário de Administração da Prefeitura do Distrito Federal.

Em julho de 1958 foi nomeado prefeito do Distrito Federal pelo presidente 

Juscelino Kubitschek (1956-1961), deixando o cargo em abril de 1960, quando a capital federal transferiu-se para Brasília e foi criado o Estado da Guanabara.

Foi diretor da Fundação Getúlio Vargas.

José Joaquim de Sá Freire Alvim

Fonte: ABREU, Alzira Alves de & BELOCH, Israel (coords.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro, 1930-1983. Rio de Janeiro, Forense-Universitária/FGV-CPDOC/Finep, 1984, vol. 1; OLIVEIRA REIS, José de. O Rio de Janeiro e seus prefeitos, evolução urbanística da cidade. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, vol.3.

O Túnel Sá Freire Alvim unificou o tráfego entre a Rua Barata Ribeiro e Raul Pompéia criando um novo corredor de trânsito em direção ao posto 6!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search

Túnel Sá Freire Alvim