Custom Search

Travessa Santa Margarida, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Travessa Santa Margarida começa na Ladeira dos Tabajaras e termina na Rua Siqueira Campos.

Clique e tuite para os seus amigos: A Travessa Santa Margarida em Copacabana não homenageia a Santa, mas isso não é um pecado!

Travessa Santa Margarida quase esquina com Siqueira Campos em Copacabana

Inicialmente denominada Rua Dona Margarida, em homenagem à Dona Maria Margarida Barroso, esposa de José Martins Barroso, proprietário de terras em Botafogo e responsável pela construção de um melhor acesso a Copacabana, em 1858.

A travessa foi aberta nas terras do casal.

Barroso foi o antigo nome da Ladeira dos Tabajaras, que ligava a Real Grandeza à planície de Copacabana. Um complemento para esta ladeira era a Rua do Barroso, hoje Rua Siqueira Campos , que se estendia até a praia. A Rua do Barroso e a Ladeira do Barroso foram os primeiros empreendimentos destinados a valorizar Copacabana em termos urbanísticos e tornar possível a um maior número de cariocas visitá-la.

Até então Copacabana permanecia rústica e distante, acessível apenas àqueles que estivessem dispostos a uma penosa viagem, que incluía caminhadas a pé. O único caminho ainda era uma ladeira de terra batida que conduzia ao Forte do Leme , no alto do Morro da Babilônia, e tal ladeira era intransitável quando chovia.

Em 1855, José Martins Barroso, morador de Botafogo, tomou a iniciativa de construir outra opção de acesso - a maior parte seria feita nas suas terras. Reuniu assinaturas de moradores das ruas Real Grandeza, Berquó, São Clemente, Jardim Botânico e Rua do Pasmado (mais tarde Rua da Passagem) e enviou à Câmara. Os vereadores não só autorizaram mas, também, forneceram a Barroso quatro operários e oito escravos. Já as ferramentas e refeições ficariam por conta de José Martins Barroso.

Em 1960 cedeu seu trecho final para a Rua Ministro Alfredo Valadão.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.965403,-43.188361)

CEP da Travessa Santa Margarida, Copacabana, Rio de Janeiro:

  • 22031-120 Travessa Santa Margarida

Travessa Santa Margarida, Copacabana

Restaurantes na região da Travessa Santa Margarida

Gente com muita pressa precisa de muita refeição rápida! Essa é a conclusão que a gente chega quando vê a lista de restaurantes na região do entorno da Travessa Santa Margarida! 

A Lista e Reserva dos Hotéis na Travessa Santa Margarida

No mapa estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Travessa Santa Margarida principalmente no Bairro Peixoto!

Clique na foto para reservar

Travessa Santa Margarida em Copacabana

Santa Margarida foi mártir, no início do cristianismo, no século III, e nasceu na Antióquia, Ásia Menor. Foi decapitada por não abjurar sua fé cristã. A Igreja Grega honrou-a com o nome de Santa Marina e celebra seu dia em 13 de julho.

Nos países latinos é chamada de Santa Margarida e seu dia é celebrado em 20 de julho.

É representada, algumas vezes, pastoreando ovelhas, em outras, dominando um dragão acorrentado, também carregando uma pequena cruz. Santa Margarida é venerada em várias partes da Europa e, curiosamente, por muitos séculos foi a padroeira das mulheres grávidas.

ORAÇÃO À SANTA MARGARIDA

PROTETORA DAS MULHERES GRÁVIDAS E DE ACIDENTES

IMPREVISTOS DURANTE A GRAVIDEZ.

EM NOME DO PAI+  DO FILHO+  DO ESPIRITO SANTO

DEUS DE BONDADE E DE MISERICÓRDIA,
QUE A TODOS NÓS CRIASTES
PARA SALVAÇÃO ETERNA,

QUE NÃO O MAL DE NINGUÉM,
PEÇO-VOS CONFIANTEMENTE,

DIGNAI-VOS SOCORRER
PELA INTERCESSÃO DE VOSSA MÁRTIR SANTA MARGARIDA,
CUJAS VIRTUDES E SOFRIMENTOS GLORIFICARAM VOSSO NOME.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
  ASSIM SEJA.

REPETIR 3 VEZES:

SANTA MARGARIDA,
PROTETORA DAS MULHERES GRÁVIDAS QUE SE COLOCAM SOB VOSSA PROTEÇÃO,
ROGAI POR NÓS.

SANTA MARGARIDA,
SÊDE NOSSA ADVOGADA NAS OCASIÕES DIFÍCEIS.

ORAR 1 CREDO, 1 P. N. E 1 A. M.

Pelo sinal da santa cruz livrai-nos Deus de nossos inimigos.

Primeiro Dia

1. Oh! grande Santa Margarida, que só ao ouvirdes a palavra pecado, sentíeis o coração transpassado de profunda dor, impetrai em mim e para todos os pecadores grande horror ao pecado, e a graca de não tornar a contristar o amantíssimo Coração de Jesus, com as minhas infidelidades e ingratidões.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

2. Oh! grande Santa Margarida, que pela vossa sincera humildade tanto agradastes ao dulcíssimo Coração de Jesus, alcançai-me a graça de imitar-vos e de gravar profundamente em meu coração estas palavras do Divino Mestre: Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

3. Oh! grande Santa Margarida, que tanto amastes o sofrimento por amor de Jesus, alentai a minha fraqueza, obtendo-me a graça de sofrer, quando não com alegria, ao menos com paciência, as tribulações e adversidades que me afligem e as que aprouver ao Senhor enviar-me no futuro. Assim seja.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Segundo Dia

1. Oh! grande Santa Margarida, que fostes escolhida para promover a devoção ao Sagrado Coracao de Jesus, alcancai-me grande amor a esse Coracao adoravel, de sorte que possa gozar dos frutos de tao salutar devocao. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

2. Oh! grande Santa Margarida, que nos deixastes escrito: "A devoção ao Coração de Jesus não consite só na oração, mas é principalmente uma devoção de perfeita imitação", alcançai-me a graça de imitar as virtudes deste divino Coração, e especialmente a sua doçura, humildade e caridade.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

3. Oh! grande Santa Margarida, que fostes vítima de obediência ao vosso Celeste Esposo e aos vossos superiores, alcançai-me a graça de triunfar do orgulho e de obedecer docilmente a todos os que fazem para comigo as vezes de Deus.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Terceiro Dia

1. Oh! grande Santa Margarida, que pela vossa fidelidade à graça de Deus chegastes à mais sublime e heróica santidade, compadecei-vos de minha inconstância; e fazei que eu compreenda que da docilidade e fidelidade depende a minha santificação e eterna felicidade.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

2. Oh! grande Santa Margarida, que pelas vossas virtudes merecestes o privilégio de ter sempre a Deus intimiamente presente e de ter a vossa morada no Coração de Jesus, com a vossa intercessão alcançai-me o desapego de qualquer afeto ao mundo e a mim mesmo, para que ande sempre na presença de Deus em união com o Coração de Jesus. Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

3. Oh! grande Santa Margarida, que na oração, e especialmente na adoração ao Santíssimo Sacramento, acháveis as vossas delícias, alcançai-me sólida e consistente devoção a este augustíssimo mistério, de modo que ele seja a minha consolação na vida e o meu refúgio na hora da morte. Assim seja.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Oração para o dia da festa: 16 de outubro

Bem-aventurada Santa Margarida, honra e glória da Ordem da Visitação de Nossa Senhora, insigne propagadora do culto do Sagrado Coração de Jesus, quem melhor que vós me poderá alcançar esta devoção tão santa e tão salutar?

Vós fostes por Jesus declarada a discípula predileta do seu Santíssimo Coração, herdeira dele e de todos os seus tesouros no tempo e na eternidade.

Vós quisestes antes sofrer neste mundo, propagando as suas glórias, do que ir gozá-lo no céu entre os serafins; e com quanto júbilo, quando ainda vivíeis, vistes venerado por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus.

Se aqui na terra fostes tão caridosa com quem contrariava o vosso zelo em promover as glórias do Sagrado Coração, a ponto de alcancar-lhe prodígios de graça, que não fareis agora por quem vos pede chamas de amor para poder com amor retribuir a quem tanto nos tem amado?

Intercedei para que cresça em nós cada vez mais este santo fervor, e se estenda por todo o mundo esta devoção, para que voltem os desgarrados ao bom caminho e reapareçam na terra dias serenos de paz. Assim seja.

V. Rogai por nós, Santa Margarida.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Senhor Jesus Cristo, que revelastes maravilhosamente as insondáveis riquezas de vosso Coração à Virgem Santa Margarida Maria, concedei-nos pelos seus merecimentos e à sua imitação que, amando-vos em tudo e sobre todas as coisas, mereçamos ter perpétua morada no vosso mesmo Coração, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

A Travessa Santa Margarida serve de saída para quem desce a Ladeira dos Tabajaras e deseja voltar à Rua Siqueira Campos em Copacabana.

Pesquise e descubra mais!

Custom Search