Travessa Moacyr Deriquém, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Travessa Moacyr Deriquém faz a ligação da Rua Santa Clara e termina no Bairro Peixoto

Clique e tuite para os seus amigos: A Travessa Moacyr Deriquém faz a passagem entre a Rua Santa Clara e a Rua Maestro Francisco Braga

A Travessa Moacyr Deriquém, foi planejada no loteamento da parte interna do Bairro Peixoto, como passagem de pedestres, só que na época a Rua Santa Clara já tinha sido loteada, de um lado por Felizberto Peixoto e do outro pela família Constante Ramos, então ela não poderia ser feita de imediato.

Foi gravada a servidão no terreno da Rua Maestro Francisco Braga e a exigência para que a nova construção na Rua Santa Clara a fizesse, tendo também a servidão gravada nesse imóvel.

Travessa Moacyr Deriquém em Copacabana

O terreno da Rua Maestro Francisco Braga tem inclusive uma testada um pouco maior justamente para essa servidão, que foi projetada quando o prédio foi construído, mas englobada dentro da portaria, e bloqueada por uma área interna. Poucos anos depois o prédio 248 foi construído na Rua Santa Clara  e a servidão aberta em seu pilotis. Mas os moradores do prédio da Rua Maestro Francisco Braga não queriam que ela fosse aberta, tendo feito uma barricada de tapumes de madeira onde os dois prédios se juntavam, pois o muro já tinha sido demolido pelo prédio 248 da Rua Santa Clara.

Não se sabe se foi tentada alguma solução judicial para tentar inviabiliza-la, só sabemos que na calada da madrugada os moradores da Rua Santa Clara abriram na marra a servidão derrubando os tapumes e arrebentando uma das portas da portaria do prédio virado para a Rua Maestro Francisco Braga.

Como a passagem foi por décadas mantida 100% pelos condomínios ela sempre foi mal-tratada principalmente pela parte do prédio da Rua Maestro Francisco Braga que sempre a manteve na penumbra, suja, pichada e ocupada por mendigos, normalmente o contrário do lado da Rua Santa Clara, tendo ela ganhado o apelido de "Boca do Lobo".

Hoje ela é reconhecida como logradouro público tendo nome Travessa Moacyr Deriquem, e a iluminação mantida pela Rio-Luz, além de por volta de 2004 rampas para carrinhos e deficientes, que deveriam ter sido feitas nos anos 60, foram construídas, embora a limpeza ainda esteja sendo feita pelos dois condomínios. 

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.973552,-43.192631)

 CEP da Travessa Moacyr Deriquém, Copacabana, Rio de Janeiro

  • não existe um CEP para este endereço

#Hashtag:

  • #travessamoacyrderiquem

Travessa Moacyr Deriquém, Copacabana

Restaurantes na região Travessa Moacyr Deriquém

O Bairro Peixoto se destaca pela ausência de estabelecimentos comerciais, inclusive bares e restaurantes, mas vale o destaque de um exemplar único da região que é o Pontinho, onde você vai curtir um chopp de qualidade! 

Pontinho - Rua Décio Vilares, 360 - telefone 2257-1676

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui

Travessa Moacyr Deriquém em Copacabana

A Lista e Reserva dos Hotéis na região da Travessa Moacyr Deriquém

Abaixo estão algumas de sugestões de hospedagem na região do Bairro Peixoto, reserve seu hotel em Copacabana pela localização.

Quem foi o Moacyr Deriquém que dá nome a esta Travessa em Copacabana?

Moacyr Deriquém nasceu em 1927 e morreu em 13 de abril de 2001.

Moacyr Deriquém começou na carreira artística em 1949, com 23 anos, no teatro do Estudante, de Paschoal Carlos Magno, contra a vontade de seus pais que sonhavam vê-lo empregado como funcionário no Banco do Brasil.

Foi o galã de Neide Aparecida no programa "Neide no País das Maravilhas" e um dos príncipes do "Teatrinho Trol", dois programas de sucesso na extinta TV Tupi, na década de 60.

Atuou, também, em chanchadas da Atlântida, como "Vamos com Calma" e"Colégio de Brotos", lançadas em 1956, onde Deriquém trabalhou ao lado de Oscarito. O filme foi recorde de bilheteria.

Na década de 70, Deriquém participou de várias novelas, já na Rede Globo de Televisão, onde passou posteriormente a diretor e supervisor de elenco. Entre as principais telenovelas que participou estão "Casarão" e"Cambalacho".

Orgulhava-se de ter aberto espaço para atores como Mario Gomes e Christiane Torloni, quando ocupou o cargo de supervisor de elenco da emissora. No final da década de 80, assumiu a direção do Teatro Villa-Lobos, em Copacabana. Ele foi um dos grandes personagens de Copacabana.

No dia 13 de abril de 2001, Deriquém foi encontrado morto em seu apartamento em Copacabana, Rio de Janeiro, pelos vizinhos. Quinze dias antes o ator havia sido internado com problemas cardíacos. Era solteiro e sem filhos.

Os mais antigos que moram ali, entre a Rua Santa Clara e a Rua Figueiredo Magalhães, certamente já cruzaram com Deriquem pelas ruas. De bermuda, camiseta e chinelos, o ator parecia estar sempre vigiando o bom andamento do dia-a-dia do bairro. Embora não tenha escrito sobre a TV carioca, ele mantinha uma coluna mensal no jornalzinho ‘Copacabana’, de circulação restrita, onde não perdoava os maus-tratos que seu pedaço de Rio vinha sofrendo. Reclamava dos cachorros soltos na Praça Edmundo Bittencourt, dos mendigos espalhados pelas esquinas da Rua Anita Garibaldi, da sujeira no Buraco do Lacerda (a passagem entre a Rua Santa Clara e a Rua Maestro Francisco Braga), do entulho abandonado de prédios em construção. Moacyr Deriquem era um simpático mal-humorado fiscal de Copacabana. E o bairro ficou um pouco mais abandonado desde sua partida.

Filmografia

Cinema - Ator

  • Espelho de Carne (1984), Leiloeiro
  • Os Campeões (1982)
  • O Caso Cláudia (1979)
  • Deixa, Amorzinho... Deixa (1975)
  •  Ipanema, Adeus (1975)
  • As Aventuras de um Detetive Português (1975)
  • O Casal (1975)
  • Divórcio à Brasileira (1973)
  • Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva (1971)
  • Crônica da Cidade Amada (1964)
  • Sonhando com Milhões (1963)
  • Cala a Boca Etelvina (1960)
  • Dona Xepa (1959)
  • Fuzileiro do Amor (1956)
  • Chico Fumaça (1956)
  • De Pernas Pro Ar (1956)
  • Colégio de Brotos (1955)
  • Chico Viola Não Morreu (1955)

Fontes : ALERJ, Isto É Gente, Jornal de Copacabana, Globo, Acervo Rodolfo Bonventti. 

A Travessa Moarcyr Deriquém fica no Bairro Peixoto em Copacabana e faz a ligação com a Rua Santa Clara.

Pesquise e descubra mais!

Travessa Moacyr Deriquém