Rua Rainha Guilhermina, no Leblon, Rio de Janeiro

A rua Rainha Guilhermina é formada por quatro quarteirões, entre as avenidas Delfim Moreira e Visconde de Albuquerque.

Tuite para os seus amigos: A Rua Rainha Guilhermina começa na Avenida Delfim Moreira no Leblon

Rua Rainha Guilhermina

Antiga rua J. Antônio dos Santos.

A rua é formada por quatro quarteirões, entre as avenidas Delfim Moreira e Visconde de Albuquerque.

Seu traçado é retilíneo, só ocorrendo uma leve variação de alinhamento no cruzamento com a Rua Dias Ferreira.

Apenas os três quarteirões, entre as avenidas Avenida General San Martin e Visconde de Albuquerque, estão incluídos na APAC do Leblon.

No quarteirão entre a Avenida General San Martin e Avenida Ataulfo de Paiva a diversidade de estilos, materiais e escalas entre os imóveis construídos recentemente e aqueles três preservados, faz com que o cenário da rua determine um impacto na visão do observador.

Entretanto, a densa arborização formada por amendoeiras, com a mesma altura, ameniza o efeito visual contrastante das edificações e os recuos das edificações favorecem a amplitude do espaço.

O fluxo intenso de veículos, em direção à Avenida Ataulfo de Paiva, não oferece uma convivência normal com os pedestres.

A partir da Avenida Ataulfo de Paiva e caminhando em direção à Visconde de Albuquerque, a leve variação de alinhamento entre os dois quarteirões, desperta no pedestre, em movimento pela rua, um cenário cheio de surpresas.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.98403, -43.2270375)

 CEP da Rua Rainha Guilhermina, Leblon, Rio de Janeiro:

  • 22441-120 Rua Rainha Guilhermina

#Hashtag:

  • #ruarainhaguilhermina

Rua Rainha Guilhermina, Leblon

Restaurantes na região da Rua Rainha Guilhermina

  • Restaurante Mangiattore - Rua Rainha Guilhermina - 2512-3565

  • Jadler Restaurante - Rua Rainha Guilhermina, 95

  • La Basque - Rua Rainha Guilhermina, 90 - 2294-4194

  • Nam Thai - Rua Rainha Guilhermina, 95 - 2259-2962

  • Koni Store - Avenida Ataulfo de Paiva, 1174 - 3344-4859

A Lista e Reserva de Hotel e aluguel por temporada na região da Rua Rainha Guilhermina

Aqui estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Rua Rainha Guilhermina seu hotel no Leblon ou Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

  • Nome do Estabelecimento
  • Endereço
  • Total de Vagas

Quem foi Rainha Guilhermina que viro nome de rua no Leblon?

Rainha Guilhermina dos Países Baixos

Em 1830, os Países Baixos do Sul se separaram e formaram o Estado da Bélgica. Em 1839, Guilherme I aceitou esta separação; no mesmo ano renunciou ao trono.

Foi sucedido por Guilherme II. Depois da morte do seu filho Guilherme III em 1890 terminou a sucessão ao trono em linha masculina e desapareceu o vínculo pessoal com Luxemburgo, do qual, até aquele momento, o rei neerlandês havía sido Grão Duque. Sob a regência da sua mãe, a rainha Emma, chegou ao trono Guilhermina ( 31.8.1880 + 28.11.1962 ).

Em 1898, ao cumprir 18 anos de idade, a regência da rainha Emma terminou, e Guilhermina assumiu as tarefas monárquicas. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os Países Baixos se mantiveram neutros.

Apesar de que os Países Baixos também terem mantido uma política de absoluta neutralidade até a Segunda Guerra Mundial, em maio de 1940 as forças alemãs invadiram o país, iniciando-se assim uma ocupação de cinco anos. A rainha Guilhermina se refugiou na Inglaterra, de onde continuou exercendo um papel importante como símbolo da resistência contra o invasor.

Em 1948, após um reinado de cinqüenta anos, abdicou em favor da sua filha Juliana.

Em 1980, Juliana foi sucedida no trono pela sua filha mais velha, a atual rainha Beatrix.

Até a Segunda Guerra Mundial, os Países Baixos haviam sido uma grande potência colonial, porém, pouco depois do fim da guerra, as colônias rapidamente se tornaram independentes. A Indonésia ficou totalmente independente dos Países Baixos.

Em 1954, o Suriname e as Antilhas Neerlandesas, situadas no Caribe, se converteram em sócios equivalentes ao aceitar o Estatuto do Reino no qual se determinava que o Governo do Reino se encarregaria das relações exteriores e da defesa dos territórios em ultramar.

Em 25 de novembro de 1975, o Suriname passou a ser uma república independente.

Desde 1 de janeiro de 1986, Aruba que até então formava parte das Antilhas Holandesas junto com Curaçao, Bonaire, San Eustáquio, Saba e São Martinho, adquiriu o 'status separado' dentro do Reino, pelo qual junto com as Antilhas Holandesas e Países Baixos, Aruba se transformava em um sócio equivalente.

Na Rua Rainha Guilhermina existem 3 quarteirões incluídos na APAC do Leblon.

Pesquise e descubra mais!

Rua Rainha Guilhermina no Leblon, Rio de Janeiro