Custom Search

Rua Juquiá, no Leblon, Rio de Janeiro

A Rua Juquiá começa na Rua Adalberto Ferreira e termina na Avenida Bartolomeu Mitre.

Tuite para os seus amigos: A rua Juquiá começa na rua Adalberto Ferreira no Leblon

Rua Juquiá no Leblon

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9803337, -43.2233311)

 CEP da Rua Juquiá, Leblon, Rio de Janeiro:

  • 22441-080 Rua Juquiá

#Hashtag:

  • #ruajuquia

Rua Juquiá, Leblon

Restaurantes na região da Rua Juquiá

A Lista e Reserva de Hotel e aluguel por temporada na região da Rua Juquiá

Aqui estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Rua Juquiá seu hotel no Leblon ou Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Por que a Rua Juquiá no Leblon tem esse nome?

Juquiá é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 24º19'15" Sul e a uma longitude 47º38'05" Oeste, estando a uma altitude de 17 metros. Sua população estimada em 2005 era de 18 206 habitantes.

É uma cidade pacata, sem muito atrativos. A maioria da população buscam trabalho em cidades próximas, como: Miracatu e Registro. Pela falta de emprego, a maioria da população está abandonando suas casas e indo morar em outras cidades. Possui uma área de 865,0 km2.

Informações Diversas

O aniversário de Juquiá é comemorado no dia 10 de abril e a cidade tem como santo padroeiro Santo Antônio. A cidade é cortada por três rodovias: a BR-116, também chamada de Rodovia Regis Bittencourt, a SP-79, que liga Juquiá ao município de Tapiraí e a SP-160, que liga Juquiá ao município de Sete Barras. A cidade também é cortada por três rios: O Rio Juquiá que desagua no Rio Ribeira de Iguape e que se origina nos Rios Juquiá-Guaçu e Assungüi, ambos no município de Juquiá.

Juquiá teve momentos de conflitos no passado. Na década de 80 a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, expulsou a força dezenas de camponeses de suas terras para construir três usinas hidrelétricas, para o fornecimento de energia para as industrias do Grupo Votorantim, o mesmo da CBA. Na época a iniciativa da construção das usinas foram bem vistas pela elite da cidade e essa convenceu a classe trabalhadora que a construção da usina geraria emprego e riqueza, e realmente gerou, os empregos forma mínimos e a riqueza foi para os bolsos do Sr. Antônio Ermírio de Moraes, dono do Grupo Votorantim. Hoje em dia Juquiá sofre com as constantes enchentes que supreendem a cidade devida a abertura repentina das comportas das usinas, não há empregos nas usinas para o povo de Juquiá e o imposto paga pelas usinas é mínimo.

Demografia

Dados do Censo - 2000

População Total: cerca de 21.500

* Urbana: 12.530
* Rural: 8.076

* Homens: 10.517
* Mulheres: 9.999

Densidade demográfica (hab./km2): 24,99

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 18,79

Expectativa de vida (anos): 75,33

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,60

Taxa de Alfabetização: 85,08%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,742

* IDH-M Renda: 0,680
* IDH-M Longevidade: 0,722
* IDH-M Educação: 0,824

(Fonte: IPEADATA)

Hino Municipal

Esse covo que adorna esse brasão, na história tem passagem radiante, esse covo traduzido é juquiá, na linguagem do índio e do bandeirante. Tem formato de um cacho, ou uma grande família, lá no mato ou no riacho, para o leigo é uma simples armadilha. Onde prende o caminhoneiro que passa pelo leito do seu nobre coração, diz a lenda que não foi feito para a caça, mas é símbolo do amor e da união. Bem ao pé das cordilheiras,armou a felicidade, juquiá das caichoeiras, juquiá é o nome dessa cidade. Coroada por um céu azul anil, laborioza, patriota e capaz, mostra o índio, negro e branco do Brasil, aliados fumam o cachinbo da paz....
 

Fonte: Wikipedia

A Rua Juquiá começa na Rua Adalberto Ferreira no Leblon.

Pesquise e descubra mais!

Custom Search

Rua Juquiá no Leblon, Rio de Janeiro