Custom Search

Rua Gorceix em Ipanema, Rio de Janeiro 

A Rua Gorceix começa na Rua Alberto de Campos e termina na Rua Almirante Saddock de Sá.

Tuite para os seus seguidores: A Rua Gorceix começa na Rua Alberto de Campos e termina na Almirante Saddock de Sá em Ipanema!

Rua Gorceix em Ipanema

A Rua Gorceix foi aberta em 1933 e batizada em homenagem a Henry Gorceix, engenheiro fundador da Escola de Minas.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9804888, -43.2018071)

CEP da Rua Gorceix em Ipanema, Rio de Janeiro:

  •  Rua Gorceix - CEP: 22411-050

#Hashtag:

  • #gorceix
  • #ruagorceix

Rua Gorceix, Ipanema

Restaurantes na região da Rua Gorceix

Na Rua Gorceix não existem bares e restaurantes mas selecionamos alguns na região! 

  • Mirai - Rua Vinícius de Moraes, 121 - 2523-7026

  • Olivier Cozan Le Restaurant - Rua Vinícius de Moraes, 130 - 2247-5351

  • Mio - Rua Farme de Amoedo, 52 - 2523-2886

A Lista e Reserva dos Hotel, hostel e apartamentos por temporada na Rua Gorceix

Aqui estão alguns dos hotéis, hostel e apartamentos por temporada que selecionamos para você aqui na Rua Gorceix!

Reserve em Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Rua Gorceix em Ipanema, Rio de Janeiro

Quem foi Henry Gorceix que virou nome de rua em Ipanema?

Antônio Ernesto Gomes Carneiro

Filho de proprietários de terras na França, Claude Henri Gorceix, nasceu no dia dezenove de outubro de 1842 na cidade de Saint-Denis des Murs perto de Limoges.

Com o auxílio de bolsas de estudos se bacharelou nas ciências físicas e matemáticas pela Escola Normal Superior de Paris em 1866.

Foi professor de Ciências Físicas e Naturais no Liceu de Angouléme. Em 1867 assumiu o cargo de agregé-préparateur de geologia e mineralogia na Escola Normal Superior da França onde foi aluno de Pasteur, nesta época entra para a Academia de Ciências e participa de expedições científicas na Itália e na Grécia como especialista em geologia para análise de rochas vulcânicas. Fica na Grécia ao ser convidado em 1869 para assumir o cargo de professor de ciências na Escola Francesa de Atenas e depois volta para a França onde re-assume seu antigo cargo na Escola Normal Superior. 

Em 1874 o Imperador Pedro II em visita à França convida o grande professor Auguste Daubrée, recém-nomeado Diretor da Escola de Minas de Paris, para fazer um estudo sobre as melhores formas de desenvolver a geologia e a exploração de minérios, visando criar, no Rio de Janeiro, um curso de geologia similar ao existente na França.

Impedido, o professor Daubrée indica "o jovem sábio" Claude Henri Gorceix. No final desse mesmo ano Gorceix se licencia das suas funções na França e chega ao Brasil para realizar a pesquisa com a qual concluiu que o melhor lugar para a implantação da Escola seria a Cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, no relatória entregue ao Imperador Gorceix conclui que:

Em muito pequena extensão de terreno pode-se acompanhar a série quase completa das rochas metamórficas que constituem grande parte do território brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excursões mineralógicas proveitosas e interessantes.
— Claude Henri Gorceix

Foi o fundador da Escola de Minas, seu primeiro diretor e professor de Mineralogia, Geologia, Física e Química num curso nos moldes do existente na França onde as aulas eram em período integral, incluindo os sábados e domingos, para formar muitos especialistas no menor espaço de tempo possível, com bolsas de estudo para alunos talentosos e menos favorecidos.

Palacio dos Governadores, Ouro Preto, Minas Gerias

Cumpriu essas obrigações até o dia 14 de outubro de 1891 quando pediu exoneração para voltar a França. Voltando ao Brasil a convite do governo de Minas Gerais, em 1896, quando organizou o ensino agrícola no Estado.

Ainda lúcido, em 6 de setembro de 1919, morre na França onde foi enterrado no jazigo de sua família na sua cidade natal.

Nas comemorações dos 94 anos da Escola de Minas teve seus restos mortais enviados para Ouro Preto onde estão até hoje no Mausoléu do Gorceix, que fica no Palácio dos Governadores.

A Rua Gorceix começa na altura da Rua Alberto de Campos em Ipanema!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search