Custom Search

Rua General Urquiza, no Leblon, Rio de Janeiro

A Rua General Urquiza começa na altura da rua Capitão César de Andrade e termina na Avenida Delfim Moreira

Tuite para os seus amigos: A Rua General Urquiza fica localizada no Baixo Leblon!

Rua General Urquiza no Leblon

A Rua General Urquiza é uma via local, com predominância residencial, embora existam estabelecimentos comerciais.

Seu traçado em linha reta apresenta pouco impacto ao pedestre que caminha por ela. Entretanto, a visão inicial é logo absorvida pela presença das edificações com recuos e formas arquitetônicas diferentes, e arborização esparsa que oferecem uma ambiência atraente às pessoas.

Rua General Urquiza no Leblon, Rio de Janeiro

No quarteirão entre as ruas João de Barros e Humberto de Campos, sua ambiência homogênea é marcada, em ambos os lados, pelo estilo, história, cor, textura e gabarito das edificações. Próximo à esquina, na rua Humberto de Campos até a avenida Bartolomeu Mitre, as edificações se integram com suas vizinhas e oferecem a mesma imagem de harmonia e equilíbrio existente na rua General Urquiza.

Nos quarteirões entre as ruas Humberto de Campos e Desembargador Alfredo Russel seu cenário se transforma. A multiplicidade de edificações, com formas arquitetônicas de diferentes períodos, algumas em centro de terreno e gabaritos confrontantes com suas vizinhas, induzem a desarticulação e a desagregação da unidade da rua. Chamam atenção apenas duas edificações implantadas nas esquinas com a rua Dias Ferreira.

No quarteirão final da rua General Urquiza, a diferença de nível com a rua Capitão César de Andrade é vencida por uma escada. Nesse trecho a rua só tem saída para veículo pela rua Desembargador Alfredo Russel. Os prédios com arquitetura semelhante em forma e gabarito, e árvores frondosas se juntam de tal forma que relembra a atmosfera bucólica do bairro dos meados do século XX.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.98386384, -43.224324)

 CEP da Rua General Urquiza, Leblon, Rio de Janeiro:

  • 22431-040 Rua General Urquiza

#Hashtag:

  • #ruageneralurquiza

Rua General Urquiza, Leblon

Restaurantes na região da Rua General Urquiza

  • Pap'Açorda - Rua General Urquiza, 117 - 2511-0331

  • Restaurante Bom Viver - Rua General Urquiza, 104 - 

  • Deusimar Sushi - Rua General Urquiza, 188 - 2511-0157

  • Bio Armazém - Rua General Urquiza, 188 - 

  • Fellini - Rua General Urquiza, 104 - 2511-3600

  • Rick Comestiveis e Salgados - Rua General Urquiza - 2294-4559

  • Deusimar Sushi - R. Gen. Urquisa, 88 - 2512-6827

  • Sítio do Moinho - Rua General Urquiza, 188 - 3795-9150

A Lista e Reserva de Hotel e aluguel por temporada na região da Rua General Urquiza

Aqui estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Rua General Urquiza  seu hotel no Leblon ou Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Quem foi o General Urquiza que virou nome de rua no Leblon?

Justo José de Urquiza

Período de governo: 5 de março de 1854 — 5 de março de 1860
Predecessor: Governadores de Buenos Aires
Sucessor: Santiago Derqui
Vice-presidente: Salvador María del Carril
Data de nascimento: 18 de outubro de 1801
Lugar de nascimiento: Talar de Arroyo Largo Entre Ríos
Data de falecimento: 11 de abril de 1870
Lugar de falecimento: Palácio San José, Entre Ríos
Profissão: Militar
Partido Político: Partido Federal

Justo José de Urquiza y García (nascido a 18 de outubro de 1801 - assassinado no Palácio San José, na cidade de Concepción del Uruguay, província de Entre Ríos, a 11 de abril de 1870) foi um militar e político argentino, e presidente da Argentina entre 1854 e 1860.

Como governador de Entre Ríos ajudou a sustentar no poder a Juan Manuel de Rosas, porém logo, ressentido pela dominação política e econômica da Província de Buenos Aires sobre as demais, se sublevou contra este por meio do chamado Pronunciamiento de Urquiza, a 1º de maio de 1851). Com a ajuda do Brasil e dos liberais uruguaios, obrigou Manuel Oribe a capitular, após longo cerco a Montevidéu em outubro de 1851, e derrotou Rosas na Batalha de Monte Caseros a 3 de fevereiro de 1852.

Após as resoluções do Congresso de Tucumán, tendo por fim a anexação do Uruguai pela Argentina, Artigas uma vez mais entrou em guerra contra o exército luso-brasileiro que invadira a Banda Oriental. Derrotado na batalha de Catalán, em 1817, Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram três anos. Não podendo mais resistir, asilou-se no Paraguai, onde morreu trinta anos depois, sem haver retornado a seu país.

Urquiza se lançou imediatamente à tarefa de organização da Argentina, convertendo-se no director provisional da Confederação Argentina em maio de 1852. A Assembléia Constitucional adotou em 1853 uma constituição inspirada nas idéias de Juan Bautista Alberdi, e Urquiza se converteu no primeiro presidente constitucional em março de 1854. Seu vice-presidente era Salvador María del Carril.

Durante sua presidência foram melhoradas as relações exteriores, se impulsionou a educação pública, se promoveu a colonização e se iniciaram planos para a construção de ferrovias. Seu trabalho de organização nacional foi, entretanto, atrapalhado pela oposição de Buenos Aires, que protagonizou sua secessão da Confederação. A guerra começou em 1859. Urquiza derrotou o exército provincial comandado por Bartolomé Mitre em outubro daquele ano na Batalha de Cepeda. Depois disso, a província rebelde aceitou reingressar na Confederação.

As emendas constitucionais propostas por Buenos Aires foram adotadas em 1860. A paz teve, entretanto, vida curta, iniciando-se nova guerra civil. Urquiza novamente enfrentou o exército de Buenos Aires sob o comando de Mitre na Batalha de Pavón, em setembro de 1861. Mesmo com o resultado da batalha não parecendo se inclinar para nenhum dos lados, Urquiza se retirou, deixando a vitória nas mãos de Mitre. Posteriormente se retirou para sua província natal, Entre Ríos, a qual governou na forma de autocracia patriarcal até seu assassinato em 1870

A Rua General Urquiza fica no Baixo Leblon.

Pesquise e descubra mais!

Custom Search

Rua General Urquiza no Leblon, Rio de Janeiro