Rua General Artigas, no Leblon, Rio de Janeiro

A Rua General Artigas começa na Avenida Visconde de Albuquerque e termina na avenida Delfim Moreira.

Tuite para os seus amigos: A Rua General Artigas fica localizada no Baixo Leblon!

Apenas os três quarteirões, entre as avenidas General San Martin e Visconde de Albuquerque, estão incluídos na APAC do Leblon.

Rua General Artigas altura da Avenida Visconde de Albuquerque no Leblon

No quarteirão entre a avenida General San Martin e a rua Dias Ferreira foram edificados prédios, de acordo com os decretos de 1976 e 1986, gabarito com cerca de oito andares, arquitetura com fachadas envidraçadas, contrastantes com as edificações preservadas. Contudo, a densa arborização, formada por amendoeiras, com a mesma altura, e os recuos frontal e lateral dessas edificações, favorecem sua amplitude do espaço e amenizam o impacto visual da rua.

O fluxo de veículos, nas direções da avenida Ataulfo de Paiva e da praia, além do estacionamento, no lado par da rua, comprometem a ambiência da rua. A partir da rua Dias Ferreira e caminhando em direção à avenida Delfim Moreira, o quarteirão reúne quatro imóveis preservados, com até cinco pavimentos, que interagem e compartilham traços comuns: nos estilos, caracteres, personalidades, individualidades e alturas em conformidade com a escala humana. É o único quarteirão da rua, com intensa arborização e fluxo reduzido de veículos, que envolve o passante para observar a paisagem e convidá-lo a diminuir o ritmo da caminhada.

Até 1935 era conhecida como rua Miguel Braga. Em 29/05/1935, foi reconhecida como rua General Artigas pelo Decreto nº 5556. Em 18/03/1938, através do Decreto nº 6167, foi prolongada até a avenida Visconde de Albuquerque.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.985003, -43.2261)

 CEP da Rua General Artigas, Leblon, Rio de Janeiro:

  • 22441-140 Rua General Artigas

#Hashtag:

  • #ruageneralartigas

Rua General Artigas, Leblon

Restaurantes na região da Rua General Artigas

A Lista e Reserva de Hotel e aluguel por temporada na região da Rua General Artigas

Aqui estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Rua General Artigas  seu hotel no Leblon ou Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui.

Quem foi o General Artigas que virou nome de rua no Leblon?

José Gervasio Artigas (Montevidéu, 19 de Junho de 1764 — Ibiray, 23 de Setembro de 1850) foi um político e militar uruguaio, sendo o herói nacional de seu país.

Estudou no Convento de São Francisco, sendo depois mandado pelo pai para o interior, onde passou a juventude entre gaúchos, índios e tropeiros. Dedicou-se ao comércio de couro e gado, percorrendo todo o Uruguai e adquirindo influência junto à população rural.

Em 1797 ingressou no Regimento de Lanceiros como tenente. Durante a guerra hispano-portuguesa, combateu os ingleses no Prata, aliados dos portugueses. Nessa época iniciou-se o movimento de libertação das colônias espanholas e Artigas juntou-se aos insurretos, sendo nomeado tenente-coronel pela junta de Buenos Aires. Derrotou os espanhóis na batalha de San José, em 1811, obrigando o chefe da guarnição espanhola a retirar-se com suas tropas para Montevidéu. Derrotou novamente os espanhóis na batalha de Las Piedras e sitiou a cidade. Divergindo do governo de Buenos Aires, retirou-se para o interior, proclamando a independência do Uruguai.

Após as resoluções do Congresso de Tucumán, tendo por fim a anexação do Uruguai pela Argentina, Artigas uma vez mais entrou em guerra contra o exército luso-brasileiro que invadira a Banda Oriental. Derrotado na batalha de Catalán, em 1817, Artigas iniciou movimentos de guerrilha que duraram três anos. Não podendo mais resistir, asilou-se no Paraguai, onde morreu trinta anos depois, sem haver retornado a seu país.

A Rua General Artigas fica no Baixo Leblon.

Pesquise e descubra mais!

General Artigas