Rua Francisco Sá, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Rua Francisco Sá começa na Avenida Atlântica  e termina na Rua Bulhões de Carvalho.

Custom Search

Tuite para os seus amigos: A Rua Francisco Sá começa na Avenida Atlântica, no posto 6, e termina em Ipanema

Rua Francisco Sá em Copacabana, Rio de Janeiro

Quando foi inaugurada se chamava Rua Dr. Barcelos, em homenagem a Alfredo Augusto Vieira Barcelos, que vem a ser o primeiro Prefeito (Interino no cargo por 13 dias) do então recém-criado Distrito Federal, na nova capital da República Federativa do Brasil.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9831707, -43.191860)

CEP da Rua Francisco Sá, Copacabana, Rio de Janeiro:

  • 22080-010 Rua Francisco Sa

#Hashtag:

  • #ruafranciscosa
  • #franciscosa

Rua Francisco Sá, Copacabana

Supermercado na Rua Francisco Sá

Supermercado Zona Sul Rua Francisco Sá, 35

Restaurantes na Rua Francisco Sá

Apesar de haverem alguns estabelecimentos na Francisco Sá, o melhor na região ainda é 

A Lista e Reserva de Hotel, hostel e apartamentos de aluguel por temporada na região da Rua Francisco Sá

Na região da Rua Francisco Sá existem excelentes hotéis, hostel e apartamentos de aluguel por temporada e selecionamos alguns para que você reserve o seu em Copacabana pela localização ao lado ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Clique na foto para reservar

Quem foi o Francisco Sá que dá nome a rua em Copacabana?

Francisco Sá, engenheiro e político brasileiro, nasceu em Brejo de Santo André, Minas Gerais (1862-1936). Formou-se em 1884 pela Escola de Minas Ouro Preto - MG. Foi deputado federal por Minas Gerais e Ceará e, em 1906, senador pelo Estado nordestino.

Início da Rua Francisco Sá quase na Avenida Atlântica

Foi secretário da Agricultura de Minas Gerais e ministro da Viação (1909-1911), quando organizou diversas redes ferroviárias regionais; criou a Inspetoria de Orbras contra as Secas e conseguiu o recorde de 2.225km de ferrovias construídas em um só ano.

Voltou a ser ministro da Viação entre 1922 e 1926, quando criou a Contadoria Geral dos Transportes e estabeleceu o primeiro regulamento de navegação aérea e de radiofusão no Brasil. Foi ainda deputado federal e senador, mas destacou-se, sobretudo, como administrador.

Como ministro, realizou algumas obras importantes, principalmente para a cidade do Rio de Janeiro. Algumas delas foram a eletrificação da Estrada de Ferro Corcovado, a reorganização da Inspetoria de Navegação e dos serviços postais e telegráficos e o planejamento do saneamento da Baixada Fluminense. No município do Rio de Janeiro fez melhorias no serviço de abastecimento de água e cuidou do aspecto paisagístico da Quinta da Boa VistaFrancisco Sá morreu aos 74 anos.

Atualmente a antiga cidade de Brejo das Almas é chamada de Francisco Sá.

Esquina da Rua Francisco Sá com Avenida Atlântica final dos anos 1910

Depoimentos

Francisco Sá nasceu na fazenda Brejo de Santo André que foi construída pelo seu avô Francisco José de Sá. Brejo das Almas, na época, era uma vila próxima à fazenda, hoje cidade com o nome de Francisco Sá. Francisco Sá nasceu em 14/09/1862 e faleceu em 1936, filho de Francisco José de Sá Filho e Agustinha Josephina Vieira dos Santos Sá. Francisco Sá era casado com Olga Accioly de Sá. Francisco Sá faleceu no dia 23/04/1936.
— Maria do Carmo

Na região da Francisco Sá existe um dos últimos grandes espaços abertos do Posto 6 onde existe uma praça e duas escolas públicas.

Pesquise e descubra mais!

Custom Search