Rua Domingos Ferreira, Copacabana, Rio de Janeiro 

A Rua Domingos Ferreira começa na Rua Siqueira Campos e termina na Rua Bolívar.

Custom Search

Tuite para os seus amigos: A Rua Domingos Ferreira começa na Rua Siqueira Campos e corre paralela a Avenida Atlântica até a altura da Bolívar em Copacabana

Rua Domingos Ferreira em Copacabana, Rio de Janeiro

Foi uma das ruas abertas pelo Barão de Ipanema .

No início ia até a Rua Constante Ramos  (antigas Rua Custódio de Melo e Rua Doutor Domingos Ferreira). Em 21 de maio de 1912, houve a assinatura de um termo de cessão dos terrenos necessários ao prolongamento, entre a Rua Constante Ramos  e a Praça Malvino Reis .

Cedeu em 1925, o trecho entre as Ruas Almirante Gonçalves  e Bolívar , para formar a Aires Saldanha 

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9726707, -43.18691090)

 CEP da Rua Domingos Ferreira, Copacabana, Rio de Janeiro:

  • 22050-010 Rua Domingos Ferreira

#Hashtag:

  • #ruadomingosferreira
  • #domingosferreira

Rua Domingos Ferreira, Copacabana

Restaurantes na Rua Domingos Ferreira

São muitas as boas opções para refeições na Rua Domingos Ferreira, para todos os bolsos e todos os apetites!

  • Stambul Comida Árabe - Rua Domingos Ferreira, 221

  • Cantina Donanna - Rua Domingos Ferreira, 63 - 2548-6702

  • Crack dos Galetos - Rua Domingos Ferreira, 197 - 2236-7001

  • Braseiro - Rua Domingos Ferreira, 214 - 2236-3890

  • Point da Bossa Nova - Rua Domingos Ferreira, 215 - 25497597

  • Pizzaria Caravelle - Rua Domingos Ferreira, 221 - 22367151

  • Bob's - Rua Domingos Ferreira, 236 - 22550818 sobre esta loja do Bob's: ela foi a primeira lanchonete tipo americana aberta no Brasil nos anos 1950 pelo playboy e tenista Bob Faulkenburg!

  • Boteco Belmonte - Rua Domingos Ferreira, 242 - 22550785 

A Lista e Reserva de Hotel, hostel e apartamento por temporada na região da Rua Domingos Ferreira

Na região da Rua Domingos Ferreira selecionamos alguns hotéis, hostel e apartamento por temporada  para que você reserve seu hotel em Copacabana pela localização ao lado ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Quem foi Domingos Ferreira que dá nome à Rua em Copacabana?

Domingos Antunes Ferreira foi político e membro do 2º Conselho Municipal entre os anos de 1894 e 1897, (integrar o Conselho Municipal equivalia a ser vereador hoje).

Domingos Ferreira fez parte do conselho durante o mandato do prefeito Francisco Furquim Werneck de Almeida, cuja administração procurou dar ênfase às questões referentes à ampliação e ao melhoramento do sistema de saneamento básico da cidade do Rio de Janeiro. 

Recebemos de Raul Ivo a biografia abaixo de outro Domingos Ferreira, publicada originalmente por Decio Medeiros.

Capitão Domingos Ferreira de Medeiros nasceu em Passos, Minas Gerais em 15/09/1837 e foi batizado na Capela Curada de Senhor Bom Jesus dos Passos no dia 17 do mesmo mês.

Casou-se em Passos a 02/10/1870 com Maria Miquelina de Souza, filha de sua irmã Escolastica. Ainda em Passos, tiveram os filhos Maria, Escolastica e Domingos.

No ano de 1876, tomando conhecimento da construção de uma ferrovia que ia de São Paulo em direção a divisa do Mato Grosso e que seria mais ou menos paralela ao Rio Paranapanema onde as terras eram de excelente qualidade, resolveu para lá se mudar.  

No ano de 1877 seguiu para Presidente Prudente para as terras adquiridas do Imperio. Levou consigo muitos escravos e alguns parentes, entre eles sua irmã Anna Rita de Jesus casada com Francisco Martins do Carmo e seus cunhados Domingos Vieira de Souza (Ningote) e João Nepomuceno de Souza Brandão.

Capitão Medeiros localizou sua área de 30 mil alqueires entre o Rio Anhumas e o Laranja Doce e seu cunhado João Nepomuceno de Souza Brandão ficou com a margem esquerda do Rio Laranja Doce. Fundou a Fazenda Rasta, hoje localizada em Taciba, considerada berço do desenvolvimento da agricultura e da pecuária do Oeste Paulista.

Seu filho, Adão Ferreira de Medeiros  foi o primeiro branco a nascer na região em 1º de Janeiro de 1878.

Segundo o livro "Formação Histórica de Uma Cidade Pioneira Paulista : Presidente Prudente" de Diores Santos Abreu - publicado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Prudente em 1972 :

"A ameaça de ataques de índios era tanta que a casa de morada de Adão Medeiros, filho de Domingos Ferreira de Medeiros, tinha o pilão do monjolo dentro da sala para que o movimento espantasse os índios."

Naquele tempo, não havia cidades próximas à fazenda e a compra de sal era feita em São Manoel do Paraíso, demorando em media sessenta dias para chegar. 

Rua Domingos Ferreira em Copacabana, Rio de Janeiro

A Rua Domingos Ferreira é uma das primeiras ruas de Copacabana abertas pelo Barão de Ipanema!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search

Rua Domingos Ferreira em Copacabana, Rio de Janeiro