Custom Search

Rua Desembargador Alfredo Russel, no Leblon, Rio de Janeiro

A Rua Desembargador Alfredo Russel compreende dois quarteirões entre as avenidas Bartolomeu Mitre e Visconde de Albuquerque.

Tuite para os seus amigos: A Rua Desembargador Alfredo Russel fica entre a Bartolomeu Mitre e a Visconde de Albuquerque no Leblon!

A leve variação de alinhamento, no seu traçado, favorece ao pedestre um cenário que vai sendo revelado por uma série de visões. Caracteriza-se como via local, com fluxo de veículos moderado.

No quarteirão entre a avenida Bartolomeu Mitre e a rua General Urquiza, nas edificações construídas recentemente, uma em cada lado da rua, se percebe, um grande contraste de formas arquitetônicas e gabaritos com as restantes.

Rua Desembargador Alfredo Russel

Elas induzem a desarticulação e a desagregação da ambiência da rua em relação ao restante do quarteirão. No mesmo quarteirão, caminhando em direção à rua General Urquiza, a arborização é intensa e existe um equilíbrio entre a largura da rua, a escala construtiva das edificações lindeiras e suas formas estilísticas.

Continuando a caminhada, entre a rua General Urquiza e a avenida Visconde de Albuquerque, na esquina e lado impar da rua, uma edificação implantada em centro de terreno, com forma arquitetônica e alto gabarito, causa certo impacto na rua. Este cenário é suavizado pelas inúmeras edificações, localizadas nos arredores, que apresentam elementos arquitetônicos e ambiência entre os anos de 1940 e 1960.

Complementando a paisagem, a leve variação da curva da rua e o sombreado das árvores, forma uma integração agradável ao cenário.

Recebeu o nome de Rua Amíris pelo Decreto nº 6167, de 18.03.1938.

Em 15.03.1950, foi reconhecida com o nome de Rua Desembargador Alfredo Russel pelo Decreto nº 10217.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.981276, -43.22522)

 CEP da Rua Desembargador Alfredo Russel, Leblon, Rio de Janeiro:

  • 22431-030 Rua Desembargador Alfredo Russel

#Hashtag:

  • #ruaalfredorussel

Rua Desembargador Alfredo Russel, Leblon

A Lista e Reserva de Hotel e aluguel por temporada na região da Rua Desembargador Alfredo Russel

Aqui estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Rua Desembargador Alfredo Russel pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Quem foi o Desembargador Alfredo Russel que virou nome de Rua no Leblon?

Alfredo de Almeida Russell

Filho do Coronel João Frederico Russell e de Dona Amélia Ewerton de Almeida Russell, Alfredo de Almeida Russell cursou o secundário no Colégio Pedro II, onde se bacharelou em 28 de fevereiro de 1891.

Formou-se, em Ciências Jurídicas, na Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro em 05 de maio de 1894 e, em Ciências Sociais, em l8 de abril de 1893.

Advogou no Rio de Janeiro, sendo membro efetivo do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros e comissário da Assistência Judiciária.

Em 17 de março de l897 foi nomeado sub-pretor da 9a Pretória, passando em 16 de junho de 1900, a pretor da 5ª Pretoria.

Em 15 de abril de 1912 foi nomeado Juiz de Direito da 6ª Vara Criminal, de onde foi transferido pa­ra Juiz de Direito da 4ª Vara Cível e para a 1ª Vara de Órfãos e Ausentes.

Em 28 de janeiro de 1924 passou a servir na Corte de Apelação, da qual foi Vice-Presidente no biênio 1933-34. Tomou parte no Congresso Jurídico Americano de 1900, no Congresso Cientifico Latino-Americano, no Congresso Jurídico Brasileiro de 1908, na Conferência Judiciária Policial de 1917 e no Congresso Brasileiro Comemorativo do 1º Centenário da Independência do Brasil em 1922.

Em 1917 fez concurso e foi nomeado Professor de Direito Comercial da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Presidente do Con­selho Superior da Sociedade de S.Vicente de Paulo. Participou do 2º Con­gresso Católico Brasileiro em 1908, do Congresso Eucarístico de 1922 e do Congresso do Cristo Redentor em 1931.

Foi, ainda, membro da Mesa da Santa Casa de Misericórdia, Presidente do Patronato de Menores, instituição da qual foi sócio-fundador, tendo fundado e presidido, também, o Patronato Agrícola Profissional 7 de Setembro; Presidente da Sociedade Promotora da Instrução; Prior da Ordem 3ª Nossa Senhora do Carmo da Lapa e membro do 1º Con­gresso de História Nacional.

Faleceu a 22 do abril de 1939, na Cidade de Petrópolis, deixando oito filhos: Maria Mourão Russell, Helena Russell Pinheiro de Andrade, Alfredo Mourão Russell, Alberto Mourão Russell, desembargador, Maria Madalena Russell Schuback, João Frederico Mourão Russell, desembargador, Marta Russell Pareto e Noemi Russel Palmeira.

Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro / A Escola Municipal Professor Alfredo Russel

A Rua Desembargador Alfredo Russel fica entre as avenidas Bartolomeu Mitre e Visconde de Alburquerque no Leblon.

Pesquise e descubra mais!

Custom Search

Rua Desembargador Alfredo Russell