Rua Conde Bernadotte, no Leblon, Rio de Janeiro

A Rua Conde Bernadotte começa na Rua Adalberto Ferreira e termina na Avenida Bartolomeu Mitre.

Tuite para os seus amigos: A Rua Conde Bernadotte é a rua do Teatro Leblon!

Rua Conde Bernadotte, no Leblon

Antiga rua do Pau.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9811663, -43.22293)

CEP da Rua Conde Bernadotte, Leblon, Rio de Janeiro:

  • 22430-200 Rua Conde Bernadotte

#Hashtag:

  • #ruacondebernadotte

Rua Conde Bernadotte, Leblon

Restaurantes na região da Rua Conde Bernadotte

  • Vegetariano Social Clube - Rua Conde Bernadotte, 26 - 2294-5200

  • Universo Orgânico - Rua Conde Bernadotte, 26 - 2274-8673

  • Academia da Cachaça - Rua Conde de Bernadotte, 26 - 2239-1542

  • Rota 66 - Rua Conde de Bernadotte, 26 - 2512-5961

  • Herr Pfeffer - Rua Conde de Bernadotte, 26 - 2239-9673

  • Botequim Informal - Rua Conde Bernadotte, 26 - 2540-5504

  • Bar do Adão - Rua Conde Bernadotte, 26 - 3546-2326

  • Krika Botiquinho Lanchonete - Rua Conde Bernadotte 26 lj 123 - 3546-2326

A Lista e Reserva de Hotel e aluguel por temporada na região da Rua Conde Bernadotte

Aqui estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui na região da Rua Conde Bernadotte  seu hotel no Leblon ou Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Quem foi o Conde Bernadotte que virou nome de rua no Leblon?

Diplomata, nasceu em Estocolmo (Suecia), em 2 de janeiro de 1895. Era descendente do marechal napoleonico Jean Bernadotte que em 1810 foi eleito príncipe da coroa da Suecia. Folke Bernadotte tambem era neto doRei Oscar II de Suecia e sobrinho do Rei Gustavo V.

Após graduar-se na Escola Militar de Karlberg, ingressou na Cavalaria da Guarda Real. Bernadotte representou a Suecia em 1933 na Exposição do Progresso de Chicago.

Folke Bernadotte

No início da Segunda Guerra Mundial, foi diretor dos Sveriges Scoutforbund (Escoteiros Suecos), e integrou esta organização ao sistema de defesa da Suecia, treinando os escoteiros no trabalho anti-aéreo e como ajudantes médicos.

Seu trabalho mais importante, na guera, foi sem dúvida como presidente da Cruz Vermelha sueca, dirigindo a troca de prisioneiros de guerra britânicos e alemães feridos e inválidos.

Neste trabalho era necessário viagens frequentes entre Londres e Berlim que envolvíam conservas com altos funcionários e oficiais de ambos os países, ele garantiu cobertura para milhares de judeus que fugiam da Dinamarca, ocupada pelos nazistas, para a neutra Suécia.

Trabalhando com o representante do Congresso Judaico Mundial emEstocolmo, ele organizou o envio de 70.000 pacotes de comida para judeus em campos de concentração.

E nos meses finais da guerra, com o exército alemão entrando em colapso, Bernadotte negociou, organizou e entrou em um comboio que atravessou para a Alemanha a fim de resgatar prisioneiros de campos de concentração de várias nacionalidades e religiões, inclusive 6.500 judeus. Driblando os campos de batalha, os lendários “ônibus brancos” transportaram um total de 20.000 pessoas de volta à Suécia até o dia da Vitória sobre a Alemanha, e outros 10.000 no mês seguinte.

Naqueles meses finais, o descortino diplomático de Bernadotte também foi crucial para liquidar um plano nazista de enterrar uma montanha de evidências incriminatórias, por meio da explosão do campo de concentração de Bergen-Belsen. No fim da guerra, sua dimensão era tal que um correspondente inglês em Estocolmo o indicou, juntamente com Winston Churchill, como candidato potencial para a liderança de um eventual Estados Unidos da Europa.

Na primavera de 1945, quando trabalhava no escritório principal da delegação sueca em Friedrichsruh (Alemanha), foi convocado por Heinrich Himmler, dirigente da Gestapo e comandante em chefe do Exército Alemão. Se encontraram em Lübeck (Alemanha), em 24 de abril. Himmler ofereceu a rendição completa da Alemanha a Inglaterra e aos Estados Unidos, contanto que fosse permitido a Alemanha continuar resistindo aos Russos. A delegação sueca transmitiu a oferta de Himmler ao primeiro ministro inglêsWinston Churchill e ao presidente norteamericano Trumman. Eles notificaram Stalin, e lhe informaram ao mesmo tempo de que a decisão anglo-americana era de receber apenas a rendição incondicional aos três governos Aliados.

Três anos mais tarde, Bernadotte estava novamente enfrentando uma situação de expulsão humana em massa. Dessa vez, os refugiados eram os quase 750 mil palestinos que tinham fugido em face da violência, nos meses que culminaram com a proclamação do Estado de Israel no período imediatamente posterior.

A primeira operação de manutenção de paz das Nações Unidas, o Organismo das Nações Unidas encarregado da Supervisão da Trégua (ONUST), uma missão de observação, foi criada em 1948, no Médio Oriente.

No início de 1947, as Nações Unidas aprovaram um plano para dividir a Palestina e criar um Estado judaico e um Estado árabe. A 15 de Maio de 1948, terminou formalmente o controle administrativo britânico sobre a Palestina e, ao fim de 24 horas, foi proclamado o Estado de Israel. Rebentaram de imediato fortes hostilidades entre as comunidades judaica e árabe. O Conde Bernadotte, da Suécia, que foi nomeado em 20 de maio de 1948 pelas Nações Unidas para mediar o conflito, conseguiu negociar um cessar-fogo de quatro semanas que começou em 11 de junho.

Mas, dado que as hostilidades prosseguiam e aumentava o número dos refugiados que fugiam de Israel, o Conselho de Segurança decidiu criar uma Comissão de Tréguas para supervisionar o cessar-fogo. O Conde Bernadotte deveria ser auxiliado nesta tarefa por um grupo de observadores militares.

Em 17 de setembro de 1948, membros da infame gangue Stern, ainda operacional fora do exército israelense oficial, efetuou um ataque à beira da estrada no setor de Jerusalém controlado por Israel, matando Bernadotte e seu assistente militar francês coronel André P. Serot. A busca oficial porIsrael dos autores era vagarosa e sem entusiasmo. O homem geralmente apontado como mandante, Yitzhak Shamir, veio a se tornar primeiro-ministro de Israel, décadas mais tarde.

El Final
By Conde Folke Bernadotte

fontes: Por David Himmelstein para Counterpunch | Tradução do Círculo Bolivariano de São Paulo |Folke Bernadotte |ArteHistoria

A Rua Conde Bernadotte é ponto de bares e restaurantes do Leblon.

Pesquise e descubra mais!

Rua Conde de Bernadotte no Leblon, Rio de Janeiro