Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, Rio de Janeiro 

A praça Nossa Senhora da Paz fica localizada entre as ruas Barão da Torre, Visconde de Pirajá, Maria QuitériaJoana Angélica em Ipanema, Rio de Janeiro.

Tuite para os seus seguidores: A praça Nossa Senhora da Paz fica bem no centro de Ipanema!

Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, Rio de Janeiro

Fez parte do projeto de urbanização empreendido pelo Barão de Ipanema, no final do século XIX. Inicialmente se chamou Praça Coronel Henrique Valadares, que foi ex-prefeito do Rio de Janeiro e amigo do Barão de Ipanema.

Depois, em 31 de outubro de 1917, foi reinaugurada como Praça Souza Ferreira e só passou a se chamar oficialmente Praça Nossa Senhora da Paz a partir de 1934.

Fica localizada no coração de Ipanema e tem em sua frente a Igreja de Nossa Senhora da Paz, a mais importante do bairro.  

No centro da praça encontra-se um belíssimo monumento em homenagem a Joaquim Nabuco, de autoria do escultor Hildegardo Leão Veloso (1899-1966) e foi a primeira praça pública do Brasil a ganhar iluminação em vapor de mercúrio, ainda em 1966.

Ainda relacionado à praça, alí na frente, na praia de Ipanema ocorreu o mais famoso duelo da "belle époque" tupiniquim, travado em 1903 pelo General e Senador gaúcho José Gomes Pinheiro Machado (1852-1915), contra o também gaúcho jornalista Edmundo Bittencourt (1866 - 1943), dono do jornal “Correio da Manhã”, e que sistematicamente injuriava Pinheiro Machado em suas páginas. 

Venceu Pinheiro Machado, tendo sido ferido o jornalista por um tiro de pistola, sem maior gravidade.

Pinheiro Machado, aliás, seria homenageado em 1931 com um grande monumento em bronze na Praça Nossa Senhora da Paz, obra do artista Leão Veloso.

Monumento em Homenagem a Pinheiro Machado

A praça foi reestruturada entre 1956 e 1957, com projeto de do urbanista Carlos Perry e em 1989 recebeu uma obra da artista plástica Lúcia Guerreiro, escultura representando duas crianças brincando de roda no centro de um lago.

A praça já passou por várias modificações, a última para seu gradeamento, depois da qual voltou a abrigar crianças e idosos em seus jardins.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9842237, -43.20506469999998)

CEP das ruas ao redor da Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, Rio de Janeiro:

#Hashtag:

  • #pracadenossasenhoradapaz
  • #pracadapaz

Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema

Feira Livre na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema

Nas sextas-feiras acontece a feira livre de Ipanema, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro! 

A lista completa das feiras-livre em Ipanema, Copacabana, Lido e Leme você encontra clicando aqui.

Restaurantes na região da Praça Nossa Senhora da Paz

A região e a praça Nossa Senhora da Paz se destacam  pela grande quantidade de estabelecimentos comerciais, inclusive muitos bares e restaurantes, selecionamos alguns abaixo! 

A Lista e Reserva dos Hotel, hostel e apartamentos por temporada na região da Praça Nossa Senhora da Paz

Aqui estão alguns dos hotéis, hostel e apartamentos por temporada que selecionamos para você aqui na região da Praça Nossa Senhora da Paz! Reserve em Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Clique na foto para reservar

Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz - Ipanema

Paróquia Nossa Senhora da Paz

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 339 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22410-003 - Telefone: (21) 2523-4543

Horário de Funcionamento: 
segunda-feira    06:00–20:00
terça-feira    06:00–20:00
quarta-feira    06:00–20:00
quinta-feira    06:00–20:00
sexta-feira    06:00–20:00
sábado    06:00–21:30
domingo    06:30–22:30

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Paz, Ipanema, Rio de Janeiro

Construída entre os anos de 1918 e 1921 num dos estilos que estavam em voga nesta época o exagerado neo-bizantino e com projeto do renomado professor, arquiteto e engenheiro Gastão da Cunha Bahiana (1874-1959) e a partir de uma vontade do vigário de Copacabana, Monsenhor Cônego Joaquim Soares de Oliveira Alvim. Os recursos para esta grande obra foram obtidos com a venda do terreno da igrejinha de Copacabana, no Promontório do Posto Seis, para o Exército que, por sua vez, utilizou o terreno no posto seis para construir o Forte de Copacabana como o conhecemos até hoje!

O Monsenhor Joaquim Soares de Oliveira Alvim destinou a quantia de 5$000 réis, para a construção de um altar na nova Igreja Matriz do Bonfim, que até hoje está na localizada na Praça Serzedelo Correia, e reservando todo o restante montando 75$000 para a nova igreja que seria construída em Ipanema. Administrado pelos frades franciscanos o templo foi elevado a condição de Matriz da Paróquia de Ipanema em 1920, seguido da construção de um convento e escola ao lado da igreja. O convento seria demolido em 1953 para que alí fosse instalado o “Cine Pax”, num lindo edifício no estilo art-déco, que por sua vez em 1979 cedeu espaço para a construção do Forum Ipanema.

Fato curioso, por volta do ano de 1930 os frades resolveram pintar no interior da igreja um mural. Enfurecido, o professor Gastão Bahiana exigiu que as pinturas fossem removidas, entretanto elas foram restauradas em 1999.

Outro acontecimento que marcou também foi que em 1958 a igreja inova quando, por iniciativa do Padre Marcos, foram instalados aparelhos de ar condicionado e ela se tornou a primeira igreja da América do Sul a contar com este conforto! Conforto que aliás despertou críticas de membros da congregação que argumentavam que "ao condicionado é coisa de boate" ou que "atrairia desocupados para as missas" e que deram lugar a um forte e célebre sermão do Padre Marcos que terminou com a frase: "...quem gosta de lugar quente é o Diabo no Inferno!”

...quem gosta de lugar quente é o Diabo no Inferno!
— Padre Marcos, em missa na Igreja de Nossa Senhora da Paz, 1958

Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema

Um refresco no coração de Ipanema: visite e conheça a Praça Nossa Senhora da Paz!

Pesquise e descubra mais!