Custom Search

Posto 5 na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

Bodyboarding em Copacabana: Posto 5! É o principal beachbreak da praia.

Ondas muito profundas e tubulares que quebram literalmente na beira da areia.

Tuite para os seus seguidores: Um dos melhores picos para a prática do bodysurf e do bodyboarding no Rio de Janeiro, Posto 5 em Copacabana

Posto 5 em Copacabana, Rio de Janeiro

Nem todo mundo sabe mas a praia de Copacabana tem uma das melhores ondas para a prática do bodyboarding / surf do Brasil. Entre as ruas Barão de Ipanema e Xavier da Silveira está localizado o posto 5 como é conhecido por seus frequentadores.

Além de formar uma onda de alta qualidade, propícia para a prática do esporte, a praia tem formado os melhores atletas do mundo no esporte.

#Hashtag:

  • #posto5 
  • #postocinco 

Posto 5, Bodyboarding na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

Posto 5 Copacabana anos 1960

Quem nunca ouviu falar de Guilherme Tâmegahexa campeão mundial de bodyboarding, nascido e criado na Rua Xavier da Silveira e deu seus primeiros passos no bodyboarding no posto 5 de Copacabana.

Outros nomes de peso como Claudia Castelo, Hermano Castro, Pablo Rodrigo, Francislei Ferreira e Marcus Vinicus estão entre os bodyboarders que foram nascidos e criados no posto 5.

A onda aqui na praia de Copacabana é considerada uma das mais fortes e pesadas do Brasil, e qualquer descuido pode ser fatal.

Na maioria do ano, a praia de Copacabana fica com ondas pequenas e ruins mas é no inverno (época que as ondas quebram com mais freqüência) que o posto 5 começa a funcionar.

Normalmente quando tem aviso de ressaca para a costa do Rio de Janeiro, é questão de 2 ou 3 dias para que as ondas comecem a quebrar com toda sua força no posto 5.

Porque a onda é tão boa?

Ela é considerada boa para o esporte, porque é uma onda rápida, oca e perfeita, características que todo praticante de bodyboard sonha em surfar. Pela onda na praia de Copacabana ser pesada e forte, ela acaba formando um tubo (parte de dentro da onda onde tem um vácuo) e é essa parte da onda que nós bodyboarders sempre buscamos estar dentro quando estamos na água.

Todo ano são realizadas 4 ou 5 etapas de campeonatos estaduais aqui na praia de Copacabana, e todas no posto 5. Quando estiverem andando pelo calçadão de Copacabana e chegarem mais ou menos na altura do hotel Othon Palace, olhe para água que verá uma aglomeração de pessoas, todas esperando suas ondas perfeitas. 

Um abraço e boas ondas

Flavio Brito
abbctour - Editor 

Copacabana - posto 5 - É o principal beachbreak da praia.

Ondas muito profundas e tubulares que quebram literalmente na beira da areia.

Podem chegar facilmente a 1 metro, enquanto o resto da praia de Copa está "flat".

Quando o swell está gigante, quebra no Posto 5 uma onda gigante, lá fora, chamada "sorriso".

É bem rara.

Shore Break - este é o melhor ponto de bodyboard da cidade, e, o de maior dificuldade de acesso.

Localiza-se atrás do forte de Copacabana, entre a praia de Copacabana (posto 5) e Diabo. Para chegar, a opção é ir nadando da praia de Copacabana, por cerca de 20 min. Se você conseguir alguma carona em algum barco de pescador da colônia de pescadores do posto 6, melhor ainda.

 

As ondas do Shore Break são tubulares e fortes, quebram muito rápido e o fundo é de pedra, muito raso e perigoso.

São basicamente duas opções: ou ser expelido do tubo ou ser engolido para o fundo de pedra. É uma onda inconstante, só quebra quando a ondulação está grande.

Posto 5, Shorebreak é considerado o melhor pico de bodysurf e bodyboarding no Rio de Janeiro, fica em Copacabana!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search