Custom Search

Parque da Chacrinha, Copacabana, Rio de Janeiro 

Parque da Chacrinha fica localizado no final da Rua Guimarães Natal  (entre a Ladeira do Leme e a Rua Assis Brasil - altura da Rua Tonelero)

Tuite para os seus seguidores: O Parque da Chacrinha é um dos segredos mais escondidos de Copacabana

O Parque da Chacrinha ocupa uma área de 36 mil metros quadrados de mata atlântica dos Morros de São João e da Babilônia.

A existência deste espaço preservado remonta ao século XVIII, quando constituía-se parte da servidão de um Forte Militar mandado erguer no topo da Pedra do Leme, entre os bairros de Botafogo e Copacabana, pelo Marquês do Lavradio, então Vice-Rei do Brasil.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.963022,-43.179939)

#Hashtag:

  • #parquedachacrinha

Restaurantes na Região do Parque da Chacrinha

São muitas as opções de restaurantes na região do entorno do Parque da Chacrinha, mas algumas merecem destaque como o infalível Bob's que fica na Rua Barata Ribeiro, 167 - telefone 25411180, com um cardápio de hamburgeres clássicos com mais de 50 anos de Copacabana!

Mas se o seu bolso está um pouco mais folgado e uma comida portuguesa de alta qualidade lhe cai bem podemos lhe sugerir o A Marisqueira que fica um pouco mais adiante na Rua Barata Ribeiro, 232 - telefone 25473920, Se a pedida for um prato de peixe que serve bem para dois vá ao O Peixe Vivo na Rua Tonelero, 76 - telefone 22559225.  

E se o seu estomago pede uma comida mais exótica, asiática, então a sugestão fica com o Azumi na Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 - telefone 25414294 

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui 

A Lista e Reserva de Hotel, hostel e apartamento de temporada na região do Parque da Chacrinha

Abaixo estão os hotéis, apartamentos por temporada e hostels que selecionamos para você aqui na região do Parque da Chacrinha! Consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Clique na foto para reservar

Qual foi a origem do Parque da Chacrinha?

Desta Fortaleza, cujas obras foram concluídas por volta de 1769, restam apenas os arcos sob os quais transitam veículos advindos do bairro de Botafogo. No local hoje situa-se a Vila Militar da Babilônia, no alto da Ladeira do Leme.

Era uma área estratégica para o Brasil colônia, quando foi construído no local o Forte do Leme, para guardar a cidade das invasões que aportassem na praia e que de lá teriam acesso pela Ladeira do Leme ou pelo Humaitá, no morro da Saudade.

Possuía também quatro fontes de água para abastecer as chácaras de Copacabana. Esse terreno ficou sob a guarda do Exército até 1950, quando a Prefeitura em acordo com os militares encampou toda a área para criação e preservação do Parque da Chacrinha.

Em 1965, no governo Negrão de Lima, foram removidos os moradores que ocupavam o local. Depois o Parque caiu no abandono e servia de lixeira e depósito de carros alegóricos.

Em 1983, através da Associação dos Moradores da Praça Cardeal Arcoverde, o prefeito Marcello Alencar começou a reconstrução do Parque, sendo reinaugurado em 1985.

Bem policiado, é equipado com bancos para descanso, campo para futebol society, barras para ginástica e brinquedos infantis, possui degraus de acesso à montanha em três pontos diversos, vegetação exuberante, borboletas e pássaros.

Nessa época foi plantado um espécime raro, a Eugenia Copacabanensis, araçá de praia, popularmente chamada de cambuí-amarelo-grande planta nativa de Copacabana e cujo nome fazia homenagem ao bairro, era praticamente mato e que havia desaparecido com a urbanização de Copacabana. 

Está, desde 1988, sob a administração da Fundação Instituto Estadual de Florestas-IEF, que pretendia instalar um orquidário (onde encontramos espécies raras como a Epidendrum Ammophilum) e um troquilidário (viveiro de beija-flores), borboletario e um viveiro de peixes ornamentais.

No jardim, logo à entrada do Parque da Chacrinha foi montado um relógio de sol.

Um dos segredos mais bem guardados de Copacabana: Parque da Chacrinha! Mas existem muitos outros!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search