Hotel Copacabana Palace na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil!
O Hotel Copacabana Palace fica na Avenida Atlântica esquina com a rua Rodolfo Dantas, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro.
aqui que Madonna se hospedou para o Show Na Praia De Copacabana
A Rainha do Pop ficou com sua equipe em 90 quartos.
Cinco salões do Hotel foram reservados para os ensaios.
O figurino para o show ocupa 45 baús.
The Celebration Tour In Rio
Em 04 de maio de 2024
O hotel completou 100 anos em 2023
Em 26 de agosto de 2023 teve festa o Show do Século para comemorar o Centenário do Copacabana Palace na Praia de Copacabana
Festa de Réveillon no Hotel Copacabana Palace
A Festa de Réveillon do Copacabana Palace é a mais tradicional e luxuosa da cidade maravilhosa.
Em 2023, a tradicional festa de Réveillon do Hotel Copacabana Palace abriu as comemorações do centenário hotel.
Com o tema “White & Gold”.
O principal ambiente da festa foi a piscina, decorada por Patrícia Vaks com muitas flores e luzes e teve como atrações musicais as bandas: “Jazz com Bossa” e “Studio Pop” e a banda “100 do Copa”.
Além de DJs ao vivo até o amanhecer.
Os chefs do Copacabana prepararam um cardápio exclusivo para o Réveillon
Cash & Credit Card
$$$$$
Restaurantes no Hotel Copacabana Palace
Piano bar
Fica localizado ao lado do Restaurante Cipriani, tem vista para a piscina
Restaurante Pérgula
Localizado ao lado da piscina, servindo café da manhã, almoço e jantar
Horários:
Café da manhã: 6h30m às 10h30m (segunda a sexta-feira) e 7h às 11h (Sábados e Domingos)
Almoço: 12h às 16h (segunda a sexta-feira)
Feijoada: Sábados - 13h às 16h
Brunch: Domingos - 13h às 1h0
Jantar: 18h até 00h (cozinha fecha às 23h todos os dias)
Restaurante Hotel Cipriani
É um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro e comandado pelo chef Aniello Cassese e serve receitas tradicionais e inovadores da cozinha do norte da Itália. Fica no térreo do Anexo e tem vista para a piscina.
Horários:
Terça a Sábado: 19h até 00h, Cozinha fecha às 23h
Traje: Esporte (para almoço e jantar)
MEE
Resumo: um restaurante especializado em comida asiática no Copacabana Palace recebe, de saída, uma estrela do Guia Michelin. O Guia também destaca e sugere experimentar a salada tailandesa picante com tangerina, sushi de ovo de codorna com trufas.
E, para ficar de acordo, ao invés da tradicional carta de vinhos o MEE apresenta uma carta com 25 tipos diferentes de saquês japoneses e 18 coquetéis inspirados no clima oriental.
Criação do chef Ken Hom e execução e direção de Kazuo Harada, o MEE apresenta uma seleção de criações e reinterpretações de culinárias de países como Tailândia, Camboja, Malásia, Singapura, Coreia, Vietnã, China e Japão.
Horários
Quinta a segunda: 19h até 00h, Cozinha fecha às 23h
Apartamentos:
São 241 apartamentos e suítes sendo 145 acomodações no Prédio Principal, das quais 71 são suítes e 76 apartamentos.
O Anexo, foi totalmente reformado e reinaugurado em 2012, tem vista para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana e dispõe de 56 suítes e 40 apartamentos de luxo e com detalhes como: vidro à prova de som, ar-condicionado, banheiro com ducha, TV com controle remoto, telefones com duas linhas e discagem direta internacional, conexão para fax ou computador, mini-bar e cofre. E a cama pode ser King-size, de casal ou de solteiro.
Suites: Existem sete suítes de alto luxo no sexto andar, com piscina exclusiva com vista privilegiada para a praia de Copacabana tudo embalado por tecidos franceses, tapetes persas e obras de arte! É nessas suítes que ficam celebridades como Lenny Kravitz, Tom Cruise, Madonna e os Rolling Stones!
E mais sofisticação se faz presente na infinidade de detalhes entre os quais destacamos que o Copacabana Palace possui aroma único (o "cheiro de Copacabana Palace") desenvolvido exclusivamente para suas instalações; caixas de bombons personalizadas com os nomes dos hóspedes (que, aliás, são chamados pelos nomes por todos os funcionários); marca de água mineral própria; e dispõe serviços de cabeleireiro, massagistas, fitness center, florista, butique, uma piscina semi-olímpica aberta 24 horas (com água climatizada), quadra de tênis e solarium, além de uma base avançada nas areias da praia de Copacabana.
Quem já ficou hospedado no hotel Copacabana Palace?
Estes são apenas alguns nomes: Frank Sinatra, Justin Bieber, Walt Disney, Rod Stewart, Santos Dumont, Bing Crosby, Gene Kelly, The Supremes, Alain Delon, Liza Minelli, Brigitte Bardot, John Wayne, Henry Fonda, Pierce Brosnan, Orson Welles (morou no anexo por vários meses em 1942), Ed Sullivan, Duran Duran, Givenchy, Catherine Zeta-Jones, Sting, Lenny Kravitz, Tom Wolfe, Henry Kissinger, os Rolling Stones, Mick Jagger (várias vezes), Douglas Fairbank Jr., Nelson Rockfeller, Bill e Hillary Clinton, Carlos Menem, The Platters, Francis Ford Coppola, Arturo Toscanini, Janis Joplin, Paul Mcartney, Mario Soares, Johnny Depp, U2, Guglielmo Marconi, Marlene Dietrich, Kate Pery, John S.D.Eisenhower, Daniela Mercury, TRH Juan Carlos e Sofia da Espanha, Paul Mauriat, Madonna, Jean Claude van Damme, Príncipe Charles, Lady Diana, Tom Cruise, George Michael, Carmem Miranda, Pelé, Errol Flynn, Winnie e Nelson Mandela, Anthony Quin, Vincent Minelli, Patrick Swayze, Alice Cooper, Oscar de la Renta, Anne Rice, Claudia Schiffer, José Saramago, Ricky Martin, Calvin Klein, Anthony Hopkins, Gisele Bundchen, Philip Starck, Miley Cyrus, Valentino, Ava Gardner, Igor Stravinsky, Michael Schumacher...
Hotel Copacabana Palace na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro
Na verdade, mesmo eu tendo nascido no bairro e ter me criado na praia de Copacabana, só me dei conta daquele "prédio branco" fincado no meio da praia quando tinha uns 8 ou 9 anos de idade.
Realmente os óculos já faziam falta!
A descoberta foi acompanhada de histórias que meus pais me contaram sobre aquele edifício enorme que se destacava! Adulto a gente pode chamar o Copacabana Palace de imponente!
Mas acho que o cinema influenciou muito mais! Sim, vários filmes em preto e branco, também tiveram importância na formação do meu imaginário e lembranças sobre o Hotel Copacabana Palace, todos ligados a artistas deslumbrantes passeando pelo entorno da piscina do Copa ou nos salões que a minha mente criou. Sempre me lembro de Fred Astaire e Ginger Rodgers num clássico da sessão da tarde em Voando para o Rio - Flying down to Rio de 1933!
O Hotel Copacabana Palace foi um projeto do empresário Octávio Guinle, encampado pelo presidente Epitácio Pessoa, de construir acomodações modernas e de altíssimo nível, de qualidade suficiente para hospedar reis, rainhas e autoridades e os principais convidados para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, em 1922 e, ao mesmo tempo, criar condições para o desenvolvimento de Copacabana como bairro balneário.
Construído entre os anos de 1917 e 1922 não ficou pronto a tempo da exposição e foi inaugurado mais de um ano depois em 13 de agosto de 1923.
Além de inúmeros benefícios e incentivos fiscais, uma das exigências de Octávio Guinle foi que o hotel pudesse contar com um cassino. Por conta da construção do hotel aconteceu uma grande obra de urbanização da Avenida Atlântica comandada pelo prefeito Paulo de Frontin, concluída em 1919.
O Hotel Copacabana Palace foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire com o comando e a realização das obras realizado pelo engenheiro César Mello e Cunha.
A dificuldade de fazer a construção em terreno instável e arenoso e pelas várias ressacas que aconteceram ao longo das obras, em especial a de 1922 que terminou destruindo quase que completamente a Avenida Atlântica e toda a reforma feita em 1919, foram responsáveis, em parte, pelo atraso das obras.
Inspirado nos hotéis dos balneários franceses de Nice e Cannes, a construção usou material importado como toneladas de cimento da Alemanha, de onde também vieram os cristais da Bohêmia, os vidros da Eslováquia, os mármores de Carrara na Itália foram bastante usados além de móveis franceses, entre outros luxos!
E até na noite da inauguração aconteceu outro imprevisto com a recusa da artista francesa Mistinguett em fazer o show!
Já em 1924, o sucessor de Epitácio Pessoa, o Presidente Arthur Bernardes, tentou cassar a concessão alegando atrasos na construção, numa batalha jurídica que se estendeu por dez anos e finalmente ganha pelo Copacabana Palace em 1934!
E em 1925 chega a primeira celebridade mundial para se hospedar no Copacabana Palace: Albert Einstein!
No final dos anos 1920, o Copacabana Palace seria palco de um "atentado" contra o Presidente Washington Luís quando sua amante, uma senhora francesa, numa briga num dos salões do Copa, deu um tiro no presidente, sem maiores gravidades e prontamente socorrido pelo Dr. Francisco de Castro que estava presente na hora. Um escândalo! (bons tempos!)
E um incidente trágico relacionado a Alberto Santos Dumont, em que chegando ao Brasil em 03 de dezembro de 1928 de viagem no navio Cap Arcona aconteceu um acidente terrível envolvendo vários amigos de Santos Dumont que desejando lhe prestar uma homenagem embarcaram num pequeno hidroavião batizado com o nome de Santos Dumont e numa manobra errada caiu no mar, pegou fogo e explodiu, matando de uma só vez Paulo de Castro Maia, Tobias Moscoso, Amoroso Costa, Amauri de Medeiros, Frederico de Oliveira Coutinho e Ferdinando Laboriau. Profundamente abalado, Santos Dumont fez questão de participar das buscas pelos corpos dos amigos e muito deprimido se hospedou no Hotel Copacabana Palace.
Em 1930 os salões do Copacabana Palace serviram de cenário para a primeira edição do concurso de Miss Universo, na época chamado de "Concurso Internacional de Beleza"!
Havia um desfile de automóveis abertos com as Misses pela Avenida Atlântica para a população e depois desfilaram na hoje famosa varanda do hotel sob aplausos do público aglomerado na frente na calçada onde sagrou-se vencedora a representante brasileira, a gaúcha Yolanda Pereira (Pelotas, 16 de outubro de 1910 - Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2001) foi a primeira Miss Universo!
Já em 1931 as ações ficaram por conta do Príncipe Edward de Gales, que depois seria o Rei Edward VIII da Inglaterra, e seu irmão George em sua passagem pelos quartos do Copa!
Edward, apaixonado por uma jovem brasileira, lindíssima, chamada Negra Bernardez, já seria um problema se ela ainda não fosse o que na época se chamava de "desquitada" e, pior, mãe de dois filhos (um deles, Manuel, foi o jornalista Maneco Müller)!
Em 1933 aconteceu a consagração definitiva do Copacabana Palace quando o Hotel "serviu de cenário" para o filme americano "Flying down to Rio", estrelado por Fred Astaire e Ginger Rogers (que dançam juntos pela primeira vez) e Dolores Del Rio. Na verdade totalmente rodado em estúdios e praias americanas, o filme foi um grande sucesso e se transformou num clássico!
Para dar um refresco, no ano seguinte, foi encomendado um projeto ao engenheiro César Mello e Cunha de uma piscina que em 1934 seria contruida onde ficava a Pedra do Inhangá e nos dias de hoje é uma das principais atrações do hotel.
E, no final dos anos 1930, é finalmente inaugurado o Golden Room do Copacabana Palace com um show da maior celebridade da época: o francês Maurice Chevalier que fez um show memorável!
Os anos 1940 veem a chegada da 2ª Guerra Mundial e do alinhamento de Vargas com os aliados.
Como o Rio era um dos poucos destinos para onde se podia viajar sem perigo de ser atingido por bombardeios e, com a política de boa vizinhança firmada no ano de 1942, as grandes estrelas de cinema e outras celebridades passaram a visitar o Rio de Janeiro, se hospedando no Hotel Copacabana Palace onde poderiam jogar no fabuloso Cassino!
A lista de nomes é extensa mas de Fred Astaire e Ginger Rogers e Dolores Del Rio até Katerine Hepburn, Clark Gable, Edward G. Robinson, Lana Turner, Orson Welles, Walt Disney (dizem que ele criou os primeiros esboços do "Zé Carioca" ainda num quarto do Copa) entre muitas outras celebridades.
O armistício e o fim da guerra encerrou a política de boa vizinhança e logo em seguida, em 30 de abril de 1946, com a proibição do jogo no Brasil, pelo decreto do Marechal Dutra, foi o momento certo para o início de uma grande reforma, encomendada ao arquiteto Wladimir Alves de Sousa, que adicionou mais dois andares ao edifício, uma pérgula que é, até hoje, um dos pontos de encontro da alta sociedade e, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana foi construído um anexo que foi inaugurado em 1949 enquanto que o Cassino se transformou no Teatro Copacabana que logo se firmou como um dos mais importantes palcos da cidade.
A década de 1950 trouxe o Anexo inovando como um hotel residência para os ricos ou famosos que poderiam dispor de uma privacidade maior e com o mesmo serviço classe A do Copacabana Palace.
E durante os anos 1950 e também nos anos 1960 aconteceram célebres bailes de carnaval nos salões do Copa onde a nata da sociedade carioca da época sem misturava a mulheres lindíssimas e ao fabuloso desfile de cada baile onde se apresentavam, em fantasias deslumbrantes, personalidades com projetos de grandes artistas plásticos!
Mesmo com a mudança da Capital do Rio de Janeiro para Brasilia, e com o início de uma certa decadência do Rio de Janeiro, nos anos 1960 o Copacabana Palace manteve-se intocável no posto de melhor hotel do país onde se hospedavam as grandes celebridades visitando o Rio de Janeiro e centro da vida social do Rio de Janeiro já que a noite de Copacabana fervia com suas boates e clubes noturnos e, sem contar, que o Copacabana Palace fica a 200 metros do famoso Beco das Garrafas de onde surgia uma música com uma batida diferente...
Uma dessas estrelas que prestigiaram o Copa foi Brigite Bardot, então no auge do seu sucesso!
Os anos 1970 viram a grande transformação na praia de Copacabana com as obras de alargamento da Avenida Atlântica que deram ainda mais destaque a um Copacabana Palace já cercado de prédios!
O conjunto do Hotel Copacabana Palace foi tombado em nivel Federal, Estadual e Municipal em 1985 respectivamente pelo IPHAN, INEPAC e DGPC e em 1989 o Grupo Guinle com a certeza da missão cumprida decidiu se desfazer do Copacabana Palace.
O Grupo Orient Express, um dos mais renomados e tradicionais grupos de turismo do mundo adquiriu o Copacabana Palace para em seguida fazer uma grande reforma de atualização de toda a sua estrutura, como se diz hoje em dia um upgrade do Copa do século XX para um hotel moderno em sua estrutura de serviços mas tradicional no melhor sentido inclusive na sua arquitetura.
E em 2014 uma grande polêmica em torno de uma mudança na bandeira do hotel, de Orient Express - que o grupo avaliou ser mais ligada a transporte que hospedagem - para Belmond, a nova marca internacional dos hotéis de luxo da compania, inclusive alvo de ações judiciais contra a mudança devido ao tombamento como bem imaterial da Cidade do Hotel Copacabana Palace. Mas a qualidade é a mesma só muda a etiqueta!
Verão 2015, foto tirada em 17 de janeiro de 2015, por Richard Loffler.