Ladeira do Leme, Copacabana, Rio de Janeiro 


Ladeira do Leme começa na Avenida Carlos Peixoto (Botafogo) e termina na praça Cardeal Arcoverde.

A partir de um Decreto de nº 9.678, de 6 de abril de 1949, teve a denominação alterada para Ladeira Coelho Cintra porém, mais tarde, em 1951 foi restabelecido o antigo nome.

Tuite para os seus seguidores: A Ladeira do Leme começa em Botafogo e termina na Rua Tonelero!

 

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9628106, -43.17934579)


 

CEP da Ladeira do Leme, Copacabana, Rio de Janeiro:

  • 22290-130 Ladeira do Leme, do - ate 378/379 - Botafogo
  • 22011-080 Ladeira do Leme, de 380/381 ao fim

 Confira a lista completa dos CEP de Copacabana

clicando aqui


#Hashtag:

  • #ladeiradoleme

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui 

A Lista e Reserva dos Hotéis na Ladeira do Leme

Ao lado está o hostel que selecionamos para você aqui na região da Ladeira do Leme! Consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Ladeira do Leme, no Leme, Copacabana

Ladeira do Leme começa na Avenida Carlos Peixoto (Botafogo) e termina na praça Cardeal Arcoverde.

A partir de um Decreto de nº 9.678, de 6 de abril de 1949, teve a denominação alterada para Ladeira Coelho Cintra, porém mais tarde em 1951, foi restabelecido o antigo nome.

Recebeu esta denominação porque ali se instalou o antigo Reduto do Leme, construído entre 1776 e 1779, no tempo do Vice-Reinado do marquês de Lavradio, o Forte do Vigia cruzava fogos com o Forte de Copacabana, e terminava sua linha de defesa com um portão de pedra até hoje existente na Ladeira do Leme.

Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ali serviu em 1789, como integrante da Cia. de Dragões de Minas, que então guarnecia a fortificação.

Reformado pelo Capitão Augusto Tasso Fragoso em 1895, passou a ter o nome de Forte do Leme, recebendo, a partir de 1918, oito obuseiros gigantes Krupp (280 mm), de origem alemã. Em 1935 recebeu o nome de Forte Duque de Caxias por decreto de Getúlio Vargas. O forte foi desativado em 1965. Segundo alguns o nome Leme vem da figura que representa a ponta da Vigia, semelhante ao leme de uma embarcação.

"A Ladeira do Leme hoje é a principal via de acesso aos Próprios Nacionais Residenciais (moradias funcionais) de graduados do Exército Brasileiro e o seu nome atual é Rua Coelho Cintra. Esta atualização ainda causa muita confusão junto aos serviços dos Correios, que ainda registram o CEP como Ladeira do Leme - Botafogo. Sendo que a rua Coelho Cintra da acesso aos dois bairros Copacabana  e Botafogo. A Prefeitura Militar da Zona Sul, Organização Militar do Exército Brasileiro é a principal responsável pelas residências dos graduados que ali residem e a chamam de Vila Militar de Copacabana." Escreveu Edwaldo Russel Filho

Uma vista maravilhosa de Copacabana numa comunidade pacificada! Visite e conheça a Ladeira do Ari Barroso!

Pesquise e descubra mais!