Lembrando a participação de Copacabana nos jogos Olímpicos de 2004

Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil nos jogos Olímpicos de 2004 

As ondas do calçadão da Praia de Copacabana, reproduzidas na estampa das saias das mulheres e nas gravatas dos atletas

Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 foram lembrados na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, no dia 13 de agosto de 2004.

Idealizado e desenhado pela estilista Monica Conceição, o uniforme que a delegação brasileira usou no desfile de abertura fez menção aos Jogos Pan-americanos Rio 2007, evento multi-esportivo que foi realizado no Rio de Janeiro em julho de 2007 e também uma exaltação às cores da Bandeira Brasileira e ao espírito olímpico.

O verde das matas e os aros olímpicos presentes no uniforme, bem como as ondas do calçadão da Praia de Copacabana, reproduzidas na estampa das saias das mulheres e nas gravatas dos atletas.

"Nessa homenagem aos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e ao Brasil procuramos contextualizar o desfile a partir de uma releitura contemporânea dos aros olímpicos, tendo a cor branca como o símbolo da paz que deve imperar no mundo", explica Monica, que também desenhou o uniforme da delegação brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e também no dos Jogos Pan-americanos de Winnipeg-99 e Santo Domingo 2003. 

Para enfrentar o calor nos Jogos Olímpicos de Atenas, Monica Conceição, da grife Civetta, escolheu tecidos leves, como albene, seda, lycra e algodão.

Os homens vestiram calça e paletó de albene na cor verde, camisa de algodão de manga curta na cor branca e gravata de seda estampada tendo como motivo o calçadão da Praia de Copacabana.

As mulheres usaram blazer de albene na cor verde, saia de seda estampada e camiseta de lycra branca.

"O calor foi a grande preocupação no desenvolvimento dos uniformes, por isso optamos por tecidos leves, frescos e confortáveis. Para isso contamos com a fábrica de tecidos Werner, que se prontificou a nos ajudar no desenvolvimento da cor e da estampa.

Para dar um caráter despojado ao desfile, mas ao mesmo tempo manter a formalidade do uniforme, Monica optou por calçar a delegação de cerca de 400 pessoas com tênis de couro branco da Olympikus, marca oficial do Comitê Olímpico Brasileiro.

"Esperamos que a participação de nossos atletas e técnicos no desfile de abertura seja o primeiro momento de orgulho do país nos Jogos Olímpicos de Atenas", afirma Monica Conceição.