Rua Bolivar INVADIDA - ÁREA MILITAR??????

Resido na Rua Bolívar, no trecho entre as ruas Barata Ribeiro e Pompeu Loureiro,
em Copacabana, trecho estritamente residencial do bairro.

Corte do Cantagalo
Rua Pompeu Loureiro (Corte do Cantagalo)


Esta quadra, há pelo menos 30 anos, sempre teve a faixa de rolamento da esquerda, lado ímpar da rua, reservada a um possível deslocamento de emergência dos carros de serviço dos bombeiros, sendo, portanto, proibido o estacionamento de automóveis neste trecho, mas permitido do outro lado da rua, lado par.

Dia 16/06 último, porém, nós moradores fomos surpreendidos com a colocação de placas informando que o trecho era ?Área Militar?, e com indicação de ?Estacionamento privativo de carros autorizados pelo Corpo de Bombeiros? em toda a extensão da quadra, inclusive com demarcação de vagas e pintura do meio fio na cor vermelha.

Desde o reinício das obras do metrô - Estação Cantagalo - a pedido da própria corporação, esse trecho da rua Bolívar teve nessa faixa de rolamento o sentido do trânsito invertido para facilitar o deslocamento de emergência dos carros de serviços dos Bombeiros, passando o lado par da rua a ter o estacionamento proibido. Sofremos mais de dois longos anos sem poder parar em lugar algum de nosso quarteirão.

Copacabana, como todos sabemos, é um bairro constituído de prédios antigos, sendo um grande número deles sem garagem, e com um alto preço de aluguel de vagas, em torno de um salário mínimo mensal.

Por outro lado, é um bairro muito bem servido em transporte coletivo, inclusive com três estações de metrô, sendo uma - Estação Cantagalo - em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros.

- Qual a justificativa para o CET Rio transformar a saída de emergência de carros de serviço de bombeiros em toda a extensão de uma quadra de um bairro residencial em estacionamento privativo para pessoal do Corpo de Bombeiros?

- Por quê o privilégio para o pessoal do Corpo de Bombeiros em possuir uma área específica de estacionamento em frente ao seu local de trabalho, em detrimento aos moradores, que pagam impostos regularmente e nunca foram contemplados com áreas de estacionamento gratuito em local público?

- Por quê o Corpo de Bombeiros não desativa sua quadra de esportes, subutilizada
por eles próprios (alugada a terceiros), para transformar a área em estacionamento para carros de serviço, caso haja necessidade?

- Qual o direito que o Corpo de Bombeiros tem de demarcar vagas na rua totalmente irregulares, sem critérios técnicos, pintando meio fio de vermelho e marcações de vagas não respeitando inclusive distâncias mínimas de esquinas, portas
de garagem e etc....?

Senhores, nós, moradores fomos completamente desrespeitados em nosso direito de ir e vir, de acesso a nossas casas, de estacionar em nossa porta, de receber amigos, ou seja, MORAR em nossa rua. Muitos de nós deixamos nossos carros em casa por não ter o privilégio de estacionar gratuitamente próximo ao nosso local de trabalho.

Após a conclusão das obras da Estação Cantagalo estávamos ansiosos por ver nossa rua voltar ao normal e, fomos surpreendidos por esse golpe desrespeitoso e inaceitável.

Atenciosamente,
Marcelo Fiuza

2007-06-25 16:29:21