Home > Historia > 17 GBM Grupamento do Corpo de Bombeiros >

17º GBM Grupamento do Corpo de Bombeiros em Copacabana, Rio de Janeiro

A instituição pública mais querida pela população tem uma presença constante em Copacabana seja através dos nossos bombeiros salva vidas na praia de Copacabana ou no lindo batalhão de tijolinhos na Rua Xavier da Silveira e nesta página falamos mais um pouco sobre essa presença!

Tuite para os seus seguidores: Uma verdadeira obra de arte arquitetônica bem no centro de Copacabana o quartel dos bombeiros fica na Xavier da Silveira!

Corpo de Bombeiros de Copacabana

Corpo de Bombeiros de Copacabana

Transient

Corpo de Bombeiros - 17º GBM em Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil!


Em 1918, D. Rosa Leopoldina Guimarães doa um terreno situado entre as antigas ruas Guimarães Caipora, atual Bolívar, e Furquim Werneck, atual Xavier da Silveira , destinando-a à construção de uma estação para o Corpo de Bombeiros.


Em 04 de março de 1920, foi inaugurado em Copacabana o Quartel do Corpo de Bombeiros, com a primeira designação de Posto 11 – Copacabana, que após, passou a denominação de Destacamento 04 – Copacabana. 

Posteriormente em cumprimento ao Boletim do Comando-Geral nº 166, de 01 set 77, o Quartel do Destacamento 04 – Copacabana foi transformado em 2ºSGI/GI, situado na Rua Xavier da Silveira , 120 – Copacabana, ainda subordinado ao 1º Grupamento de Incêndio – Humaitá, tendo como seu subordinado o Destacamento 3/1 – Gávea, sito à Rua Major Rubens Vaz, nº 194 – Gávea.

Com publicação no Boletim do Comando-Geral nº 081, de 07 de maio 93, versando sobre as alterações provisórias na Estrutura Organizacional do CBMERJ, houve mudanças de níveis e redistribuições de OBM Operacionais. O 2º SGI / 1º GI – Copacabana e o Destacamento 3/1 – Gávea foram transformados, respectivamente, em 1º SGI / 1º GI – Copacabana e Destacamento 2/1 – Gávea.

 


Corpo de Bombeiros na Rua Xavier da Silveira, Copacabana

O Destacamento da Gávea deixou de pertencer ao Quartel de Copacabana, passando a pertencer ao Quartel do Humaitá (1º GBM) conforme Boletim do Comando Geral nº 068, de 18 de abril de 1995. O Boletim da SEDEC/CBMERJ nº 240, de 23 de dezembro, o Destacamento 2/1 – Gávea passou a subordinar-se ao 17º GBM sendo denominado, então, Destacamento de Bombeiro Militar 1/17 – Gávea.

Em 1926 foi inaugurada a Praça Eugênio Jardim , situada em frente ao Quartel de Copacabana.

O nome da praça é uma homenagem póstuma ao Major Bombeiro Militar Eugênio Rodrigues de Morais Jardim, ex-Comandante do Corpo de Bombeiros.

 

O quartel com mais de 84 anos, tem escrito nas históricas páginas de vida da secular Corporação episódios relevantes tais como: “Os 18 do Forte ”, em 1922, incêndio do prédio da Boate Vogue , em 1955, deslizamentos e desabamentos provocados pela enchente de 1966, incêndio no Centro de Convenções do Hotel Nacional, em 1977, deslizamentos no Morro do Pavão-Pavãozinho em 1983 e mais!

Incêndio da Boate Vogue em Copacabana

Incêndio da Boate Vogue em Copacabana

Sempre atento às necessidades e anseios à população residente e com a participação de outras unidades, o Corpo de Bombeiros vem realizando os Circuitos de Proteção Comunitária de Copacabana desde 1997, evento pioneiro realizado na Avenida Atlântica  com o objetivo de promover uma efetiva interação com a comunidade local, no que se refere a difusão de conhecimentos básicos de Segurança Contra Incêndio e Proteção Comunitária, bem como a exposição dos diversos projetos desenvolvidos pelo Corpo e viaturas que sempre aguçam a curiosidade de adultos e crianças de todas as idades.

Ao longo destes anos, a arquitetura do quartel se mantém preservada em suas características originais e nos convida ao passado, impregnando o presente com sua presença marcante. O imóvel, rodeado por prédios modernos enfatiza o contraste entre o antigo e o novo, provando ser possível a convivência harmoniosa entre o passado e o presente. O passado entendido como um referencial para o presente. 

Transient

17º GBM é uma unidade operacional que conta com uma área de ação de aproximadamente 114,84 Km2 e cerca de 169.680 (cento e sessenta e nova mil e seiscentos e oitenta) habitantes; calculando-se uma proporção de 01 (um) bombeiro para cada 1.368 habitantes.

Nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março a população local sofre um aumento de aproximadamente 1.000.000 (um milhão) de pessoas, tendo seu pique durante o evento de Reveillon  em mais ou menos 1,5 milhões de pessoas.

Fonte: SEDEC/CBMERJ 

Confira os endereços de Delegacias no Mapa abaixo ou visite a página de Segurança Pública em Copacabana clicando aqui para todos os endereços incluindo UPPs.

Pesquise selecionando uma opção na caixa de busca e apertando o botão Encontrar. Você poderá clicar no mapa e ver os resultados ou fazer nova pesquisa.




    Siga o UMRIO.NET no Google+
    Copacabana.COM no Google+



    Contato

    Anunciar no UMRIO.NET: clique e anuncie! ou envie Email: suporte
    Encontre o UMRIO.NET no Google+ | |
    Endereço para Correspondência:
    UMRIO.NET
    Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 540a/CP 11794 - Copacabana
    Rio de Janeiro, RJ, 22022-970 Brasil

    Nota: UMRIO.NET, seus controladores, funcionários, provedores e fornecedores diretos ou indiretos NÃO são responsáveis pelas notas, informações contidas nas páginas ou serviços prestados por terceiros. UMRIO.NET, seus fornecedores, parceiros ou anunciantes podem estar usando cookies ou web beacons para coletar dados anônimos quando são exibidos os anúncios no site. Todos os dados são de propriedade dos seus respectivos proprietários legais e sempre, que possível, estão identificados. Caso você tenha direitos sobre conteúdo incluído no site que esteja, eventualmente, não creditado e se identificar-se todos os seus créditos serão incluídos nas respectivas páginas. Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios durante a sua visita ao nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui. UMRIO.NET cede seu espaço a diversos provedores de serviços e não é responsavel pelos serviços prestados por terceiros inclusive, mas não limitado, dos anunciantes expostos no site. Fontes: Diversas.


    © 1996 / 2014 UMRIO.NET