Custom Search

Colônia de Pesca Z-13, no Posto 6, em Copacabana 

A colônia Z-13 fica localizada no final da praia de Copacabana, no chamado posto 6, no Rio de Janeiro!

Tuite para seus seguidores: A colônia de pesca Z-13 é o principal entreposto pesqueiro de Copacabana!

São 952 profissionais da pesca em atuação da Urca até o Pontal do Recreio, com núcleos na Lagoa Rodrigo de Freitas e Jacarepaguá.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9863561, -43.1887566)

CEP da Praça Coronel Eugênio Franco  no Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro:

  • 22070-020 Praça Coronel Eugênio Franco 

Razão Social: Colônia dos Pescadores Z13 Ltda

Telefone: (21) 2513-1903

#Hashtag:

  • #z-13
  • #pescaz13
 
 

Pontos de Táxi no Posto 6

Ponto fixo de taxi SÁ FERREIRA  Rua AV. ATLANTICA lateral do nº 3628 DA

TOTAL 3 vagas

Fonte: Secretaria Municipal de Transportes

Confira a página de Táxis em Copacabana, Lido e Leme com mais informações! 

Restaurantes no Posto 6

Existem ótimos restaurantes ali no final do Posto 6, sem falar dos quiosques na praia, principalmente na região da galeria Alaska na Avenida Atlântica. 

Confira a Lista completa dos Restaurantes  em Copacabana clicando aqui   

Lista dos Hotéis no Posto 6:

Um bom ponto de partida para explorar o Forte de Copacabana é se hospedando num dos hotéis da região, aliás existem ótimos hotéis no Posto 6! 

No mapa estão alguns dos hotéis que selecionamos para você aqui no Copacabana.COM! Clique nos pinos do mapa e reserve seu hotel em Copacabana no Posto 6 pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Colônia de Pesca Z-13, no Posto Seis em Copacabana

A Colônia de Pesca Z-13

Segundo Ricardo Mantovani, a centenária colônia iniciou-se com uma pequena tribo indígena, mas só ganhou existência formal há 79 anos. 

Um personagem famoso da colônia foi Claudionor José da Silva, o Nonô, que começou a pescar em 1941. Ainda adolescente, aprendeu a fazer redes com os companheiros mais velhos. Desde então, viu a pesca predatória ameaçar seu sustento, adaptou sua técnica refinada à confecção de redes de vôlei de praia e ajudou, durante anos, a equilibrar a balança comercial brasileira. Seu produto já foi vendido para mais de 15 países.

Seu Nonô faleceu em 2012 aos 78 anos.

A matéria-prima de Nonô era o náilon. Mas nem sempre foi assim. Antes do advento do material, na década de 50, o método de produção era muito mais trabalhoso. Fibras de algodão eram adicionadas a cascas de aroeira em um tacho de água fervendo. Em seguida, colocava-se o material para secar ao sol. Só então surgia a rede.

Barcos da Colônia de Pesca no Posto Seis em Copacabana

A situação geográfica da colônia de pesca Z-13 no bairro de Copacabana cria um ambiente que fica virtualmente isolado da agitação e da confusão da cidade.

Desta maneira o espaço da colônia como um todo tem o clima de uma cidade pequena à beira do mar onde existe tranquilidade, o tempo passa devagar e as pessoas todas se conhecem.

O local muito arborizado tem uma grande área de sombra proporcionada pelas amendoeiras, que aliada à proximidade do mar torna a temperatura agradável mesmo nos dias mais quentes do verão carioca.

Isto tudo favorece o convívio social, atrai as pessoas e faz com que elas se sintam bem neste espaço, mesmo quem está trabalhando nos afazeres ligados à pesca.

 Por tudo isto o local acaba sendo escolhido também para descanso, para passar o tempo e para as atividades de lazer.

Todos parecem gostar de estar ali e os frequentadores habituais acabam se identificando com o local, não só pela ligação que possam ter com o mar e a pescaria mas também porque ali são conhecidos por todos, ou quase todos, encontram os amigos e se reúnem com os companheiros de algum grupo ao qual estão eventualmente ligados e aonde se sentem valorizados.

Um dos principais fornecedores de peixo fresco da cidade do Rio de Janeiro, a colônia de pesca Z-13 fornece pescados e frutos do mar frescos para os principais restaurantes da cidade e atende também à população. Se o seu negócio é comprar um peixe, muitas vezes ainda vivo, e você está ou mora em Copacabana um superprograma é amanhecer no Posto 6, ajudar a puxar a rede e comprar o melhor peixe da cidade: o de Copacabana!

Colônia de Pesca Z-13

Na colonia de pescadores do posto 6 você poderá curtir ao vivo a vista e descobrir a experiência de uma tradição milenar na praia de Copacabana! 

Custom Search