Custom Search

Avenida Henrique Dumont em Ipanema, Rio de Janeiro 

A Avenida Henrique Dumont começa na altura da Avenida Vieira Souto e termina na Praça Paul Claudel em Ipanema, Rio de Janeiro.

Tuite para os seus seguidores: A Avenida Henrique Dumont termina na praia de Ipanema!

Esquina da Avenida Henrique Dumont com Visconde de Pirajá, em Ipanema, Rio de Janeiro

Uma unanimidade em opiniões contrárias (não gostaram) entre os moradores da área, que várias vezes pediram sua retirada completa, o chamado Pirulito de Ipanema é um dos pontos de referência da Avenida Henrique Dumont no cruzamento com a Rua Visconde de Pirajá, primeiro pelo pórtico, que terminou sendo removido, que os moradores diziam que "ligava o nada a lugar nenhum" e depois pelo obelisco que continua lá!

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.985977, -43.2136253)

CEP da Avenida Henrique Dumont em Ipanema, Rio de Janeiro:

  • Avenida Henrique Dumont - CEP: 22410-060

#Hashtag:

  • #henriquedumont
  • #avenidahenriquedumont

Avenida Henrique Dumont, Ipanema

Restaurantes na Avenida Henrique Dumont

Na região da Avenida Henrique Dumont existem ótimos bares e restaurantes, selecionamos alguns abaixo! 

  • Gula Gula - Avenida Henrique Dumont, 57 - 2259-3084

  • Fontes de Produtos Naturais - Rua Visconde de Pirajá, 605 - 2512-5900

  • Benkei Sushi - Avenida Henrique Dumont, 71 - 2540-4830

  • Margutta - Avenida Henrique Dumont, 62 - 2259-3718

  • Ipanema Sushi - Loja C - Avenida Henrique Dumont, 65 - 2512-1116

  • Vinoclub Bistro - Avenida Henrique Dumont - 2512-5842

  • Natural e Sabor - Loja D. Rua Visconde de Pirajá, 611 - 2239-4148

A Lista e Reserva dos Hotel, hostel e apartamentos por temporada na Avenida Henrique Dumont

Aqui estão alguns dos hotéis, hostel e apartamentos por temporada que selecionamos para você aqui na Avenida Henrique Dumont! Reserve em Ipanema pela localização ou consulte a Lista de Hotéis clicando aqui

Avenida Henrique Dumont esquina com Visconde de Pirajá em Ipanema, Rio de Janeiro

Quem foi Henrique Dumont que virou nome de Avenida em Ipanema?

O nome da rua é uma homenagem do pai do avião, Santos Dumont, ao seu pai.

Santos Dumont era um dos acionistas da Construtora de Ipanema que a partir da pavimentação da Avenida da Praia (atual Vieira Souto) começou a urbanização da vila de Ipanema.

Henrique Dumont

Filho do ourives francês François Honoré Felix Dumont e Eufhrazie Françoise Honorée Dumont, que vieram procurar pedras precisosas no Brasil, nasceu em 20 de julho de 1832 o segundo filho chamado 'Henri' Dumont.

Seu pai falesceu quando ele ainda era uma criança mas, amparado pelo padrinho, estudou e obteve uma bolsa para o curso na Escola de Artes e Ofícios de Paris que corresponderia hoje a Faculdade de Engenharia e onde se formou quando tinha apenas 21 anos.

De volta ao Brasil, Henrique começa a trabalhar para a Prefeitura de Ouro Preto e em 6 de setembro de 1856 se casa com Francisca Santos na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.

Explora em sociedade com seu sogro uma mina de pedras preciosas e cria com outros sócios um empresa de navegação a vapor pelo Rio das Velhas fazendo a ligação de Belo Horizonte com o interior e construiu uma ponte em Sabará.

No ano de 1872 Henrique Dumont assume a construção do trecho da Estrada de Ferro Pedro II, hoje Central do Brasil, que ligaria o Rio de Janeiro a Minas Gerais, no trecho da subida da Serra da Mantiqueira com a abertura de cinco túneis e instalou o canteiro de obras em Cabangu, próximo a cidade de Palmira, que depois foi rebatizada de Santos Dumont, em homenagem ao seu filho. 

Após a conclusão da obra, Henrique se muda para a localidade de Casal, distrito de Valença (hoje Rio das Flores) onde passa a atividade de cafeicultura. Com o sucesso na plantação de café, Henrique faz muito dinheiro e tornou-se um dos três reis do café no Brasil.

Em 20 Julho 1873, quando já tinha 41 anos nasce seu filho Alberto. 

Inventor, é fato que ele participou do desenvolvimento, junto com Henry Ford, do primeiro automóvel movido a gasolina.No ano de 1890 sofreu um acidente numa das suas fazendas quando caiu de uma charrete.

Por conta desse acidente ficou com hemiplegia, que é um tipo de paralisia cerebral que atinge um dos lados do corpo deixando-o paralisado e muito debilitado, tanto que no ano seguinte, em 1891, vende suas fazendas e parte com sua família para a Europa, retornando em seguida ao Rio de Janeiro onde viria a falecer no dia 30 de agosto de 1892, com apenas 60 anos de idade em decorrência da doença.

A Avenida Henrique Dumont fica no Posto 10 de Ipanema, pertinho do Country Club!

Pesquise e descubra mais!

Custom Search