Custom Search

Avenida Henrique Dodsworth em Copacabana, Rio de Janeiro

A Avenida Henrique Dodsworth começa na Praça Eugênio Jardim e termina na Avenida Epitácio Pessoa, no Corte de Cantagalo, saída para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Inicialmente chamava-se Avenida Cantagalo.

Tuite para seus seguidores: O Corte do Cantagalo fica na Avenida Henrique Dodsworth

A Avenida Henrique Dodsworth surge com o corte do morro do Cantagalo criando um atalho para a Lagoa e os outros bairros da Zona Sul, desafogando o transito do posto 6 e criando um corredor expresso de trânsito que fez o tráfego fluir melhor. Bons tempos!

No final dessa mesma Avenida você tem uma das saídas da Estação Cantagalo do Metrô, na praça Eugênio Jardim.

GeoLocalização:

Latitude, Longitude : (-22.9764953, -43.19467700000001)

CEP da Avenida Henrique Dodsworth, Copacabana, Rio de Janeiro:

 Confira a lista completa dos CEP de Copacabana clicando aqui

#Hashtag:

  • #cortedocantagalo
  • #henriquedodsworth

Avenida Henrique Dodsworth, Copacabana

Lista e Reserva de Hoteis na Avenida Henrique Dodsworth em Copacabana

Na Avenida Henrique Dodsworth mesmo não tem nenhum estabelecimento oferecendo reservas, mas na região existem algumas opções que listamos no mapa.

Quem foi o Henrique Dodsworth que nomeia esta Avenida em Copacabana?

Avenida Henrique Dodsworth
Prefeito do Distrito Federal
Henrique de Toledo Dodsworth Filho, médico e professor brasileiro, nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1895-1975). Foi professor do Colégio Pedro II e da Escola Normal e também prefeito do Distrito Federal. Em sua gestão efetivou-se a abertura do Corte de Cantagalo, para a Lagoa, iniciado em 1916.
Avenida Henrique Dodsworth
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
22061-030
Brasil
DOB: 09/17/1895

Médico e advogado, cursou medicina e direito paralelamente, diplomando-se em 1915 (direito) e 1916 (medicina). Após formar-se, dedicou-se ainda ao magistério, lecionando no ensino secundário e superior.

Em 1919, foi nomeado oficial-de-gabinete do prefeito do Distrito Federal, Paulo de Frontin, seu tio. Eleito deputado federal pelo Distrito Federal em 1924, reelegeu-se em 1927, cumprindo seu mandato até 1930.

Em 1919, foi nomeado oficial-de-gabinete do prefeito do Distrito Federal, Paulo de Frontin, seu tio. Eleito deputado federal pelo Distrito Federal em 1924, reelegeu-se em 1927, cumprindo seu mandato até 1930.

Em 1932, deu apoio ao Movimento Constitucionalista deflagrado em São Paulo contra o presidente Getúlio Vargas. Em 1933 foi o candidato carioca mais votado para a Assembléia Nacional Constituinte, pela legenda do Partido Economista do Distrito Federal, conquistando mais uma vez uma cadeira na Câmara Federal em 1934. Em outubro do ano seguinte, foi novamente eleito, dessa vez para a legislatura ordinária que se iniciou em 1935.

Em julho de 1937 ocupou a interventoria do Distrito Federal em substituição ao demissionário Cônego Olímpio de Melo. Apoiada por setores do Partido Autonomista, sua nomeação buscava conseguir a união das forças políticas do Distrito Federal que apoiavam a candidatura de José Américo de Almeida, patrocinada oficialmente pelo governo Federal. Apoiou a implantação do Estado Novo em novembro daquele ano, permanecendo no cargo de interventor durante todo o período ditatorial. 

Henrique de Toledo Dodsworth Filho

Durante sua gestão conseguiu aumentar as receitas da prefeitura graças ao aperfeiçoamento do sistema de arrecadação de impostos, assim à frente da prefeitura do Rio de Janeiro foi marcada por obras públicas de grande porte, entre as quais as construções do Jardim de Alah, do Parque da Gávea e do Jardim Zoológico Municipal; a abertura e a pavimentação da Avenida Brasil e da Avenida Presidente Vargas; e a urbanização de várias áreas do centro da cidade, como por exemplo, o Passeio Público.

Além disso, Dodsworth fundou o Banco da Prefeitura do Distrito Federal, posteriormente chamado Banco do Estado da Guanabara, o início do construção do estádio do Maracanã e da estrada Grajaú - Jacarepaguá.

Em 1945, com a redemocratização do país, filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), agremiação criada a partir da força política dos ex-interventores e demais autoridades do Estado Novo. Ainda em 1945, foi nomeado embaixador do Brasil em Portugal, permanecendo no posto por apenas alguns meses.

Nos anos seguintes, ocupou cargos no segundo escalão do governo do presidente Eurico Dutra, bem como na administração do Distrito Federal. Nos últimos anos de sua vida, abandonou a carreira política para se dedicar exclusivamente aos seus negócios privados.

Morreu no Rio de Janeiro, em 1975.

Fontes: ABREU, Alzira Alves de & BELOCH, Israel (coords.). Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, 1930-1983. Rio de Janeiro, Forense-Universitária/FGV-CPDOC/Finep, 1984, vol. 1; OLIVEIRA REIS, José de. O Rio de Janeiro e seus prefeitos, evolução urbanística da cidade. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, vol.3; SANTOS, Noronha. Esboço histórico acerca da organização municipal e dos prefeitos do Distrito Federal. Rio de Janeiro: Of. Gráfs. O Globo, 1945.

 
 

A Avenida Henrique Dodsworth também é conhecida como Corte do Cantagalo e liga Copacabana à Lagoa! Pesquise e descubra mais sobre Copacabana!

 
Custom Search